You are currently viewing Ciências da Natureza – Transformações físicas e transformações químicas

Ciências da Natureza – Transformações físicas e transformações químicas

Esta proposta de atividade de CIÊNCIAS DA NATUREZA é destinada aos estudantes do 4º período da Educação de Jovens e Adultos – EJA


Imagem 1. MINZINHO. Fotossíntese. Wikimedia Commons. Disponível em https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Fotoss%C3%ADntese.jpg. Acesso em 30/10/2024.

TRANSFORMAÇÕES FÍSICAS E TRANSFORMAÇÕES QUÍMICAS

As transformações físicas e químicas são fenômenos essenciais para o funcionamento do nosso organismo e para as dinâmicas da vida na Terra, envolvendo seres vivos e materiais inanimados. Um exemplo é a fotossíntese: um processo químico no qual água, gás carbônico e luz solar se transformam em glicose e oxigênio, ingredientes essenciais para a energia dos seres vivos.

Transformações físicas são aquelas que alteram a aparência ou o estado da substância sem modificar sua composição molecular. Um exemplo é o derretimento de uma barra de chocolate; o calor muda seu estado de sólido para líquido, mas ele ainda é chocolate. A mesma lógica vale ao congelar água para fazer gelo: a água passa de líquida a sólida, mas sua composição, H₂O, permanece a mesma. Essas mudanças são muitas vezes reversíveis: podemos recongelar a água ou endurecer o chocolate novamente.

Já as transformações químicas alteram a estrutura molecular da substância, formando novas substâncias. Quando acendemos uma vela, a parafina reage com o oxigênio do ar e gera produtos como água e dióxido de carbono. Neste caso, a parafina “desaparece”, e novas substâncias, com novas propriedades, são formadas. Outro exemplo de transformação química é o que ocorre na digestão dos alimentos: as enzimas reagem com os nutrientes, convertendo-os em substâncias que o corpo absorve. Uma vez digerida, a maçã, por exemplo, não pode ser “reconstituída”. Já na decomposição da matéria orgânica, organismos decompositores, como fungos e bactérias, atuam sobre restos de plantas e animais, quebrando suas moléculas complexas em substâncias mais simples, como água, gás carbônico e sais minerais que são devolvidos ao solo e à atmosfera. Esse ciclo de decomposição é essencial para a fertilidade dos ecossistemas, pois transforma a matéria orgânica em componentes reutilizáveis por outros seres vivos.

As reações químicas envolvem reagentes e produtos. Reagentes são as substâncias que participam da reação inicial, e produtos são as novas substâncias formadas. Um exemplo cotidiano é a queima do papel: o papel reage com o oxigênio e, ao final da combustão, temos como produtos as cinzas, dióxido de carbono e vapor de água. Essa transformação resulta em uma alteração irreversível, com novas substâncias que diferem dos reagentes originais.

Para identificar quando uma transformação química ocorre, algumas evidências podem ser observadas. Mudanças de cor, liberação de gás e/ou aparecimento de bolhas, produção de calor ou luz e o aparecimento de novas substâncias são sinais de que uma reação química aconteceu. Ao fritar um ovo, a clara muda de transparente para branca, indicando uma alteração nas proteínas devido ao calor. Outro exemplo é o crescimento do pão, no qual o gás liberado pela fermentação química faz a massa expandir – prova de que novas substâncias foram criadas.



Leia a situação-problema a seguir para responder às questões seguintes:

Imagem 2. ARAGUAIA, Mariana. Canva. Criado em 29/10/2024.

QUESTÃO 1

Sem querer, Pedro Henrique deixou cair um dos ovos no chão. A transformação que esse ingrediente sofreu foi do tipo

(A) química, já que houve alteração da estrutura da matéria.
(B) química, porque os componentes do ovo se mantiveram.
(C) física, já que houve alteração da estrutura da matéria.
(D) física, porque os componentes do ovo se mantiveram.

QUESTÃO 2

Sobre as situações relatadas no texto, marque V para verdadeiro e F para falso.

( ) A cobertura de chocolate é feita por meio de uma transformação física.
( ) A mistura entre a farinha e o bicarbonato é uma transformação física.
( ) O bicarbonato de sódio e o vinagre provocam uma transformação química.
( ) A esponja de aço estava oxidada é o resultado de transformação química.

A ordem correta de preenchimento correto dos parêntesis é

(A) F, F, F e V.
(B) F, F, V e V.
(C) F, V, V e V.
(D) V, V, V e V.

QUESTÃO 3

Todas as transformações físicas são reversíveis? E as transformações químicas? Utilize-se de exemplos para embasar sua resposta.

QUESTÃO 4

No processo digestório, ocorrem transformações químicas e físicas. Leia sobre os eventos que acontecem na boca:

O processo digestório começa na boca, onde os dentes cortam e trituram o alimento em pedaços menores, facilitando sua passagem pelo restante do sistema digestório. A língua movimenta o alimento, misturando-o com a saliva, que envolve cada porção e torna a massa alimentar mais úmida e fácil de engolir. Além disso, uma enzima presente na saliva inicia a quebra de moléculas de amido em partes menores, preparando o alimento para as próximas etapas da digestão. A deglutição, com o auxílio da língua, então direciona o alimento para a faringe, onde ele seguirá para os demais órgãos do Sistema Digestório.

A) Em qual ou quais situações, no texto, ocorre(m) transformação física?

A) Em qual ou quais situações, no texto, ocorre(m) transformação química?

QUESTÃO 5

Na natureza ocorre uma transformação química extremamente importante, realizada especialmente pelos fungos e bactérias. Qual é o nome desse fenômeno? Quais pistas nos indicam que, de fato, é um fenômeno químico?


SAIBA MAIS

Que tal revisar os conceitos aprendidos e conhecer alguns exemplos de reações físicas e químicas? Assista abaixo ao vídeo da professora Mariana Araguaia!

Canal Mariana Araguaia “Transformações físicas e químicas”. Disponível em <https://youtu.be/exxvOGY1ROE>. Acesso em nov. 2022.

AutoriaMariana Araguaia
FormaçãoCiências Biológicas
Componente CurricularCiências da Natureza
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento(EJACI0405) Diferenciar transformações físicas de transformações químicas, utilizando situações cotidianas e modelos explicativos.
(EJACI0406) Observar nas transformações químicas quais são os reagentes e os produtos e distinguir as evidências da transformação.
ReferênciasATLAS de Parasitologia Clínica e Doenças Infecciosas Associadas ao Sistema Digestivo. Sistema digestivo. UFSC. Disponível em https://parasitologiaclinica.ufsc.br/index.php/info/conteudo/sistemadigestivo/. Acesso em 29/10/2024.

CARNEVALLE, Maíra Rosa. Araribá Mais Ciências: 8º ano. 1. ed. São Paulo: Moderna, 2018.

GOIÂNIA. Documento Curricular para a Rede Municipal de Goiânia – EJA. Secretaria Municipal de Educação e Esporte de Goiânia, 2023. 235p. Disponível em <https://tinyurl.com/mvwk5ppe>. Acesso em 16/04/2024.

HIRANAKA, Roberta Aparecida Bueno; HORTENCIO, Thiago Macedo de Abreu. Inspire Ciências: 8º ano. 1. ed. São Paulo: FTD, 2018.