You are currently viewing Língua Portuguesa –  Experimentar, observar e relatar: construindo os nossos conhecimentos

Língua Portuguesa – Experimentar, observar e relatar: construindo os nossos conhecimentos

Esta atividade tem como base as sequências didáticas propostas pelo Programa Aprender Sempre, da SME-Goiânia, com base no DC/GO – Ampliado e está destinada a estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental. 

 INICIAREMOS MAIS UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA QUE TEM COMO OBJETIVO O ESTUDO DE TEXTOS QUE CIRCULAM NO CAMPO DAS PRÁTICAS DE ESTUDO E PESQUISA.  

Disponível em: https://br.freepik.com/vetores-gratis/um-experimento-de-cientista-com-bolha-de-fala_26278415.htm#query=CIENTISTA%20DESENHO&position=11&from_view=search<> Acesso em 5, setembro de 2022.

ASSISTA A VIDEOAULA A SEGUIR:

Aprender Sempre – L. Portuguesa – 2º Ano – 3º Bim – Videoaula 5 – EXPERIMENTAR, OBSERVAR E RELATAR:

Experimentar, observar e relatar: construindo os nossos conhecimentos

OLÁ ESTUDANTE!

INICIAREMOS MAIS UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA QUE TEM COMO OBJETIVO O ESTUDO DE TEXTOS QUE CIRCULAM NO CAMPO DAS PRÁTICAS DE ESTUDO E PESQUISA.  

SERÁ POSSÍVEL OBSERVAR, PRATICAR E RELATAR EXPERIÊNCIAS.

VOCÊ SABE O QUE É RELATO DE EXPERIÊNCIA?

O RELATO DE EXPERIÊNCIA É A APRESENTAÇÃO DE VIVÊNCIAS, EXPERIÊNCIAS QUE PODEM SER: DIÁRIOS, TESTEMUNHOS, AUTOBIOGRAFIA, ETC.

O RELATO É UMA MODALIDADE TEXTUAL ORAL E ESCRITA. PODE SER NARRATIVO OU DESCRITIVO.

A ESTRUTURA DE UM RELATO PODE VARIAR DEPENDENDO DO CONTEXTO E DO OBJETIVO, MAS GERALMENTE SEGUE UM FORMATO BÁSICO. AQUI ESTÁ UMA ESTRUTURA COMUM PARA UM RELATO:

1. INTRODUÇÃO

APRESENTA O CENÁRIO E A SITUAÇÃO EM QUE A EXPERIÊNCIA ACONTECEU.

2. DESENVOLVIMENTO

DESCRIÇÃO DOS ACONTECIMENTOS: EM ORDEM CRONOLÓGICA OU LÓGICA.

3. CONCLUSÃO

REFLEXÃO: REFLITA SOBRE A EXPERIÊNCIA, DESTACANDO OS PRINCIPAIS APRENDIZADOS.

ATIVIDADES

QUESTÃO 1

O RELATO DE EXPERIÊNCIA É A APRESENTAÇÃO DE VIVÊNCIAS, EXPERIÊNCIAS VEJA O RELATO SEGUINTE:

Disponível em: GOIÂNIA. Secretaria Municipal de Educação. Aprender sempre. 2°. Ano – Ensino Fundamental; Língua Portuguesa e Matemática; 3°. Bimestre; Goiânia, 2022.

A-IDENTIFIQUE OS ELEMENTOS DO RELATO:

B- O TEXTO LIDO APRESENTA CARACTERÍSTICAS COMUNS AO GÊNERO TEXTUAL:

(   )  NOTÍCIA

(   )  RELATO PESSOAL

(   )  REPORTAGEM

(   )  RELATO DE EXPERIÊNCIA

(   )  CARTA

(   )  RELATO DE VIAGEM

C- ONDE ESTE TIPO DE TEXTO PODE SER DISPONIBILIZADO?

_______________________________________________________________________________________________

QUESTÃO 2

É UM EXEMPLO DE UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

(A) FÁBULA.

(B) DIÁRIO.

(C) RECEITA DE CULINÁRIA.

(D) MANUAL DE INSTRUÇÕES.

QUESTÃO 3

O RELATO DE EXPERIÊNCIA PODE SER

(A) APENAS ORAL.

(B) APENAS ESCRITO.

(C) TANTO ORAL QUANTO ESCRITO.

(D) APENAS DESCRITIVO.

QUESTÃO 4

VOCÊ JÁ FEZ ALGUM EXPERIMENTO? QUE TAL RELATAR O QUE ACONTECEU? ELABORE UM TEXTO QUE DESCREVA O EXPERIMENTO. OBSERVE COMO ESSE TEXTO DEVE SER ESTRUTURADO. REGISTRE SEU RASCUNHO E DEPOIS ESCREVA O SEU TEXTO.

EXPERIMENTO: ________________________________________________

MATERIAIS UTILIZADOS (O QUE USOU): ___________________________

PROCEDIMENTO (O QUE FEZ): ___________________________________

CONCLUSÕES (O QUE PERCEBEU): ________________________________

Disponível em: GOIÂNIA. Secretaria Municipal de Educação. Aprender sempre. 2°. Ano – Ensino Fundamental; Língua Portuguesa e Matemática; 3°. Bimestre; Goiânia, 2022.
Autoria:Gabriele Leandro Dias
Formação: Pedagogia/ Psicologia
Componente Curricular:LÍNGUA PORTUGUESA
Habilidades:EF15LP02) Estabelecer expectativas em relação ao texto que vai ler (pressuposições antecipadoras dos sentidos, da forma e da função social do texto), apoiando-se em seus conhecimentos prévios sobre as condições de produção e recepção desse texto, o gênero, o suporte e o universo temático, bem como sobre saliências textuais, recursos gráficos, imagens, dados da própria obra (índice, prefácio etc.), confirmando antecipações e inferências realizadas antes e durante a leitura de textos, checando a adequação das hipóteses realizadas.
(EF15LP03) Localizar informações explícitas em textos.
(EF12LP02) Buscar, selecionar e ler, com a mediação do professor (leitura compartilhada), textos que circulam em meios impressos e digitais, de acordo com as necessidades e o interesse.
(EF01LP12) Reconhecer a separação das palavras, na escrita, por espaços em branco.
(EF02LP24-A) Planejar o texto a ser produzido, considerando o tipo de mídia que será utilizado para circulação.
Referências:GOIÂNIA. Secretaria Municipal de Educação. Aprender sempre. 3°. Ano – Ensino Fundamental; Língua Portuguesa e Matemática; 3°. Bimestre; Goiânia, 2022.
Projeto Buriti. Português. (Coleção do 2º ao 5º ano). São Paulo: Moderna, 2017.