Esta atividade tem como base as sequências didáticas propostas pelo Programa Aprender Sempre, da SME-Goiânia, com base no DC/GO – Ampliado e está destinada a estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental.
INICIAREMOS MAIS UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA QUE TEM COMO OBJETIVO O ESTUDO DE TEXTOS QUE CIRCULAM NO CAMPO DAS PRÁTICAS DE ESTUDO E PESQUISA.
ASSISTA A VIDEOAULA A SEGUIR:
Experimentar, observar e relatar: construindo os nossos conhecimentos
OLÁ ESTUDANTE!
INICIAREMOS MAIS UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA QUE TEM COMO OBJETIVO O ESTUDO DE TEXTOS QUE CIRCULAM NO CAMPO DAS PRÁTICAS DE ESTUDO E PESQUISA.
SERÁ POSSÍVEL OBSERVAR, PRATICAR E RELATAR EXPERIÊNCIAS.
VOCÊ SABE O QUE É RELATO DE EXPERIÊNCIA?
O RELATO DE EXPERIÊNCIA É A APRESENTAÇÃO DE VIVÊNCIAS, EXPERIÊNCIAS QUE PODEM SER: DIÁRIOS, TESTEMUNHOS, AUTOBIOGRAFIA, ETC.
O RELATO É UMA MODALIDADE TEXTUAL ORAL E ESCRITA. PODE SER NARRATIVO OU DESCRITIVO.
A ESTRUTURA DE UM RELATO PODE VARIAR DEPENDENDO DO CONTEXTO E DO OBJETIVO, MAS GERALMENTE SEGUE UM FORMATO BÁSICO. AQUI ESTÁ UMA ESTRUTURA COMUM PARA UM RELATO:
1. INTRODUÇÃO
APRESENTA O CENÁRIO E A SITUAÇÃO EM QUE A EXPERIÊNCIA ACONTECEU.
2. DESENVOLVIMENTO
DESCRIÇÃO DOS ACONTECIMENTOS: EM ORDEM CRONOLÓGICA OU LÓGICA.
3. CONCLUSÃO
REFLEXÃO: REFLITA SOBRE A EXPERIÊNCIA, DESTACANDO OS PRINCIPAIS APRENDIZADOS.
ATIVIDADES
QUESTÃO 1
O RELATO DE EXPERIÊNCIA É A APRESENTAÇÃO DE VIVÊNCIAS, EXPERIÊNCIAS VEJA O RELATO SEGUINTE:
A-IDENTIFIQUE OS ELEMENTOS DO RELATO:
B- O TEXTO LIDO APRESENTA CARACTERÍSTICAS COMUNS AO GÊNERO TEXTUAL:
( ) NOTÍCIA
( ) RELATO PESSOAL
( ) REPORTAGEM
( ) RELATO DE EXPERIÊNCIA
( ) CARTA
( ) RELATO DE VIAGEM
C- ONDE ESTE TIPO DE TEXTO PODE SER DISPONIBILIZADO?
_______________________________________________________________________________________________
QUESTÃO 2
É UM EXEMPLO DE UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
(A) FÁBULA.
(B) DIÁRIO.
(C) RECEITA DE CULINÁRIA.
(D) MANUAL DE INSTRUÇÕES.
QUESTÃO 3
O RELATO DE EXPERIÊNCIA PODE SER
(A) APENAS ORAL.
(B) APENAS ESCRITO.
(C) TANTO ORAL QUANTO ESCRITO.
(D) APENAS DESCRITIVO.
QUESTÃO 4
VOCÊ JÁ FEZ ALGUM EXPERIMENTO? QUE TAL RELATAR O QUE ACONTECEU? ELABORE UM TEXTO QUE DESCREVA O EXPERIMENTO. OBSERVE COMO ESSE TEXTO DEVE SER ESTRUTURADO. REGISTRE SEU RASCUNHO E DEPOIS ESCREVA O SEU TEXTO.
EXPERIMENTO: ________________________________________________
MATERIAIS UTILIZADOS (O QUE USOU): ___________________________
PROCEDIMENTO (O QUE FEZ): ___________________________________
CONCLUSÕES (O QUE PERCEBEU): ________________________________
Autoria: | Gabriele Leandro Dias |
Formação: | Pedagogia/ Psicologia |
Componente Curricular: | LÍNGUA PORTUGUESA |
Habilidades: | EF15LP02) Estabelecer expectativas em relação ao texto que vai ler (pressuposições antecipadoras dos sentidos, da forma e da função social do texto), apoiando-se em seus conhecimentos prévios sobre as condições de produção e recepção desse texto, o gênero, o suporte e o universo temático, bem como sobre saliências textuais, recursos gráficos, imagens, dados da própria obra (índice, prefácio etc.), confirmando antecipações e inferências realizadas antes e durante a leitura de textos, checando a adequação das hipóteses realizadas. (EF15LP03) Localizar informações explícitas em textos. (EF12LP02) Buscar, selecionar e ler, com a mediação do professor (leitura compartilhada), textos que circulam em meios impressos e digitais, de acordo com as necessidades e o interesse. (EF01LP12) Reconhecer a separação das palavras, na escrita, por espaços em branco. (EF02LP24-A) Planejar o texto a ser produzido, considerando o tipo de mídia que será utilizado para circulação. |
Referências: | GOIÂNIA. Secretaria Municipal de Educação. Aprender sempre. 3°. Ano – Ensino Fundamental; Língua Portuguesa e Matemática; 3°. Bimestre; Goiânia, 2022. Projeto Buriti. Português. (Coleção do 2º ao 5º ano). São Paulo: Moderna, 2017. |