Esta proposta de atividade de Arte, é destinada a estudantes de 1º ano do Ensino Fundamental.
VOCÊ JÁ BRINCOU DE FAZER ANIMAIS COM A SOMBRA DAS MÃOS NA PAREDE?
SABIA QUE EXISTE UM TIPO DE TEATRO QUE CONSISTE EM CONTAR HISTÓRIAS USANDO A SOMBRA.
HISTÓRIA DO TEATRO DE SOMBRA
NA CHINA, A MILHARES DE ANOS, SURGIU O TEATRO DE SOMBRAS.
SEGUNDO A LENDA O IMPERADOR WU TI, DA DINASTIA HAN, DESESPERADO COM A MORTE DE SUA BAILARINA FAVORITA, ORDENOU AO MAGO DA CORTE QUE A TROUXESSE DE VOLTA DO “REINO DAS SOMBRAS”, CASO CONTRÁRIO ELE SERIA DECAPITADO.
O MAGO USOU A SUA IMAGINAÇÃO E, COM UMA PELE DE PEIXE MACIA E TRANSPARENTE, CONFECCIONOU A SILHUETA DE UMA BAILARINA. DEPOIS, ORDENOU QUE, NO JARDIM DO PALÁCIO, FOSSE ARMADA UMA CORTINA BRANCA CONTRA A LUZ DO SOL, DE MODO QUE DEIXASSE TRANSPARECER A LUZ.
NO DIA DA APRESENTAÇÃO AO IMPERADOR E SUA CORTE, O MAGO FEZ SURGIR, AO SOM DE UMA FLAUTA, A SOMBRA DE UMA BAILARINA MOVIMENTANDO-SE COM LEVEZA E GRACIOSIDADE.
ASSIM SURGIU O TEATRO DE SOMBRAS, QUE SE TORNOU UMA FORMA DE ARTE CONHECIDA EM VÁRIAS CULTURAS E PAÍSES.
Fonte: Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre. Teatro de sombras. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Teatro_de_sombras
Imagem: Imagem remixada autoral. Disponível em:canva.com
QUESTÃO 1
ALENDA CONTADA SOBRE O TEATRO DE SOMBRAS, SE PASSA
(A) NA ESPANHA
(B) NA CHINA
(C) NA INDIA
(D) NO BRASIL
QUESTÃO 2
O TEATRO DE SOMBRAS É BÁSICAMENTE UM JOGO DE
(A) LUZ E CORES
(B)LUZ E TECIDOS
(C)LUZ E SOMBRA
(D)SOMBRA E SOL
QUESTÃO 3
AGORA APAGUE AS LUZES, SE POSSÍVEL FECHE AS JANELAS E CORTINAS PARA QUE FIQUE ESCURO.
COM UMA LANTERNA (PODE SER DE CELULAR) POSICIONE EM DIAGONAL PARA A PAREDE, DE MODO QUE SEJA POSSÍVEL FAZER GESTOS COM A MÃO NA FRENTE DA LANTERNA E A SOMBRA APAREÇA NA PAREDE.
QUESTÃO 4
QUAIS ANIMAIS SÃO POSSÍVEIS FAZER COM AS MÃOS?
VEJA OS POSSÍVEIS ANIMAIS E TENTE FAZER COM AS MÃOS, NA FRENTE DA LANTERNA. TREINE E FIQUE CRAQUE!
QUESTÃO 5
VAMOS CONTAR UMA HISTÓRIA?
CONHECEMOS DIVERSAS HISTÓRIAS E FÁBULAS AO LONGO DO ANO. COM OS ANIMAIS QUE ACABAMOS DE APRENDER PARA PROJETAR NA PAREDE EM SOBRA VAMOS PRODUZIR UM TEATRO DE SOMBRAS.
OU,
CRIE COM OS COLEGAS UMA HISTÓRIA PARA ENCENAR COM OS ANIMAIS QUE APRENDEU A FAZER.ATENÇÃO: UM DOS COLEGAS DEVE FICAR RESPONSÁVEL POR FOTOGRAFAR OU GRAVAR (FILMAR COM UM CELULAR OU CÂMERA) A ENCENAÇÃO PARA DIVULGAR NAS REDES SOCIAIS OU EM OUTROS VEÍCULOS DE COMUNICAÇÃO.
SABER MAIS:
Autoria: | Ariadiny Cândido Morais |
Formação: | Pedagoga e Mestre em Educação |
Componente Curricular: | Arte |
Objetivos Processos de Criação: Uso de tecnologias e recursos digitais nos processos de criação artística Processos de Criação: Criação e socialização de cenas e esquetes teatrais | Habilidades: (EF15AR26) Explorar diferentes tecnologias e recursos digitais como multimeios, animações, jogos eletrônicos, gravações em áudio e vídeo, fotografia, softwares, nos processos de criação artística. (GO-EF01AR19-B) Criar e socializar cenas e esquetes teatrais, de forma individual e coletiva, partindo da improvisação, utilizando figurinos, maquiagem, adereços, cenário, objetos cênicos, ocupando diferentes espaços: palco, sala de aula, sala de leitura, quadra, corredores e pátio. |
Referências: | Documento Curricular para Goiás – Ampliado – Cortes Temporais.pdf. Disponível em: https:/sme.goiania.go.gov.br/site/index.php/institucional/documentos-oficiais-2/ Documento Curricular para Goiás Ampliado_vol II.pdf. Goiânia/GO: CONSED/ UNDIME Goiás, 2018. Wikipédia, a enciclopédia livre. Teatro de sombras. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Teatro_de_sombras Equipe editorial de Conceito.de. (31 de Agosto de 2016). Conceito de teatro de sombras. Disponível em: https://conceito.de/teatro-de-sombras |