Esta proposta de atividade de Língua Portuguesa – O anúncio publicitário é destinada aos estudantes da 7ª Série da Educação de Jovens e Adultos – EJA.
O anúncio
O anúncio publicitário é um gênero textual que tem por objetivo a divulgação de serviços, ideias ou produtos. Por fazer uso da linguagem verbal e não verbal de forma simultânea, o anúncio publicitário é considerado um gênero multimodal. No entanto o anúncio pode combinar linguagens como fazer uso apenas de um recurso, seja escrito ou imagético. Considerando o seu dinamismo, o anúncio publicitário pode ser veiculado em programações televisivas, redes sociais, plataformas de streaming, rádios, outdoors, jornais, revistas, muros e fachadas. Por ser um gênero de ampla divulgação, a linguagem empregada na sua composição deve ser clara, apelativa e criativa.
Características do anúncio publicitário:
•Linguagem verbal e não verbal
•Predomínio de verbos no modo imperativo
•Presença de humor, ironia e criatividade.
•Apresenta um caráter comercial
•Uso de cores, imagens, fotografias, símbolos, sons
•Apresenta um caráter persuasivo
•São textos simples e muitas vezes curtos.
O anúncio publicitário apresenta fortes ferramentas discursivas e uma delas é intuito chamar a atenção do consumidor, por isso os textos publicitários são atrativos e instigantes, valendo-se da linguagem apelativa. A criatividade é uma das armas mais poderosas de um anúncio publicitário, afinal o seu potencial de divulgação está ligado a emoção do consumidor, ora pela necessidade ora pelo simples prazer de consumir uma marca, produto ou serviço.
QUESTÃO 1
O anúncio publicitário é um texto que tem, como objetivo o convencimento, ou seja, a persuasão. A partir deste princípio, qual é a finalidade do anúncio publicitário?
QUESTÃO 2
O texto publicitário é dos textos mais usuais da nossa atualidade, está presente em vários meios de comunicação. Aponte aqui quais os recursos textuais e visuais de um texto publicitário?
QUESTÃO 3
O texto publicitário apresenta um caráter de divulgação e persuasão bastante elaborados. Tomando como base este princípio, qual a principal arma de um anúncio?
SAIBA MAIS
Com a intenção de abordar: o anúncio publicitário assista ao vídeo que menciona algumas particularidades sobre este gênero textual e seu caráter comercial.
Acesse os materiais referentes a essa atividade clicando aqui: https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/propostas_didaticas/propostas-didaticas-lingua-portuguesa-eja-7a-serie/
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento: | (EAJALP0703) Comparar variados anúncios, folhetos e propagandas publicitárias. (EAJALP0704) Compreender a crítica e o humor de tirinhas, charges e memes. |
Referencial teórico: | BAHIA, SANDMANN, A. J. A linguagem da propaganda. 2 ed. São Paulo: Contexto, 1997. SOARES, M. B. & Campos E. N. Técnica de redação: as articulações linguísticas como técnica de pensamento. Rio de Janeiro: Ao Livro Técnico, 1978. TRAVAGLIA, L. C. Metodologia e prática de ensino da língua portuguesa. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1984. VESTERGAARD, T. & S. K. A linguagem da propaganda. Trad. João Alves dos Santos. São Paulo: Martins Fontes, 1988. |