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Ciências da Natureza – Rosa dos Ventos

Esta proposta de atividade de Ciências da Natureza é destinada aos estudantes do 4º ano dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental.


ROSA DOS VENTOS

A busca por localizar endereços e orientar-se geograficamente tem sido uma necessidade humana desde tempos antigos. Um dos instrumentos que desempenhou um papel fundamental nesse aspecto é a rosa dos ventos e seus pontos cardeais, colaterais e subcolaterais.

Historicamente, a invenção da rosa dos ventos é atribuída a Aristóteles Timóstenes, que desempenhou o papel de piloto-mor na marinha de Ptolomeu II, rei do Egito, por volta de 250 anos antes do nascimento de Cristo (a.C). Durante as grandes navegações da época, a necessidade de orientação tornou-se vital para exploradores, comerciantes e navegadores. Foi nesse contexto que a rosa dos ventos surgiu como uma ferramenta crucial.

O termo “rosa” utilizado para descrever esse instrumento refere-se à notável semelhança do símbolo com as pétalas de uma flor. A rosa dos ventos é composta por um círculo dividido em 360 graus, representando a totalidade da circunferência da Terra. Os pontos cardeais (Norte, Sul, Leste e Oeste) são destacados como os principais pontos de referência. Além desses, os pontos colaterais (Nordeste, Noroeste, Sudeste e Sudoeste) e subcolaterais (Norte-Nordeste, Leste-Nordeste, Leste-Sudeste, Sul-Sudeste, Sul-Sudoeste, Oeste-Sudoeste, Oeste-Noroeste e Norte-Noroeste) são adicionados para fornecer uma orientação ainda mais precisa.

A utilização da rosa dos ventos tornou-se essencial não apenas para a navegação marítima, mas também para a localização de endereços em terra, a orientação em áreas desconhecidas, a exploração geográfica e até mesmo para fins militares. Hoje, embora a navegação moderna dependa de tecnologias avançadas, a rosa dos ventos continua a ser um símbolo importante na cartografia e na compreensão da direção e da orientação geográfica. Ela representa não apenas uma ferramenta prática, mas também um pedaço valioso da história da exploração humana e da evolução do conhecimento geográfico.

OBSERVE A SEGUINTE IMAGEM PARA RESPONDER ÀS QUESTÕES:

Disponível em: <https://pixabay.com/pt/vectors/compass-rose-rosa-dos-ventos-303605/>. Acesso em 04, out. 2022.

QUESTÃO 1

De acordo com o texto, quem é creditado historicamente como o inventor da rosa dos ventos e em que contexto ela foi desenvolvida? Assinale a alternativa correta.

(A) Aristóteles Timóstenes, durante as grandes navegações da antiguidade. 

(B) Leonardo da Vinci, durante o Renascimento. 

(C) Cristóvão Colombo, durante suas viagens às Américas. 

(D) Sir Isaac Newton, enquanto estudava leis da física.

QUESTÃO 2

Segundo a autora, qual é o propósito principal da rosa dos ventos e por que ela é considerada uma ferramenta valiosa na geografia e na navegação? Assinale a alternativa correta.

(A) A rosa dos ventos foi criada para fins decorativos e não tem utilidade prática. 

(B) Ela é usada exclusivamente para prever o clima. 

(C) A rosa dos ventos é essencial para localizar endereços e orientar-se geograficamente, tanto na terra como no mar, devido à sua representação precisa dos pontos cardeais, colaterais e subcolaterais. 

(D) A rosa dos ventos é apenas relevante para a astronomia e não tem aplicações na navegação.

QUESTÃO 3

A rosa dos ventos é um símbolo, o qual é utilizado para representar os pontos cardeais, pontos colaterais e pontos subcolaterais. Utilize a régua para ilustrar a rosa dos ventos, e identifique, nela, os pontos cardeais e colaterais.

QUESTÃO 4

Localize, no caça-palavras, os quatro pontos colaterais. Após, pesquise e registre no espaço abaixo os oito pontos subcolaterais.

SAIBA MAIS

Canal Prof.ª Danielle Assis. “Gnômon”. Disponível em: <https://youtu.be/cJxhqdpyQ60>. Acesso em 05, out. 2022.

Autoria:Prof.ª Esp. Danielle Assis Borges Fantini
Formação:Graduação:
– Graduada em Pedagogia e Graduanda em Jornalismo 

Pós-graduação:
– MBA em Gestão das Tecnologias da Informação e da Comunicação – Educação
– Docência Universitária
– Psicopedagogia Institucional e Clínica
– Neuropedagogia Aplicada à Educação
Componente Curricular:Ciências da Natureza
Habilidade:(EF04CI09) Identificar os pontos cardeais, com base no registro de diferentes posições relativas do Sol e da sombra de uma vara (gnômon).
Referências:GEODEN, ORIENTAÇÃO, 2022. GEODEN, 2022. Disponível em: < http://geoden.uff.br/orientacao/>.Acesso em: 04, out. 2022.  

PONTOS CARDEAIS, Brasil Escola Uol, 2022. Disponível em: <https://brasilescola.uol.com.br/geografia/os-pontos-cardeais-suas-subdivisoes.htm>. Acesso em: 04, out. 2022.  

ROSA DOS VENTOS, Mundo Educação UOL, 2022. Disponível em:< https://mundoeducacao.uol.com.br/geografia/rosa-dos-ventos.htm/> Acesso em: 04, out. 2022.
Documento norteador:DOCUMENTO CURRICULAR PARA GOIÁS – AMPLIADO (DC-GO AMPLIADO)