Esta proposta de atividade de GEOGRAFIA é destinada aos estudantes do 7° Ano do Ensino Fundamental Anos Finais.
Domínios morfoclimáticos
O geógrafo brasileiro Aziz Ab’Saber, por volta de 1960, considerou a relação entre relevo, clima, vegetação, solo e hidrografia para estabelecer os domínios morfoclimáticos e fitogeográficos do Brasil. Os domínios são formados por paisagens que apresentam a relação do conjunto de elementos naturais presentes no espaço.
De acordo com Aziz, o território brasileiro abriga seis domínios morfoclimáticos, são eles: Amazônico, Caatinga, Cerrado, Mares de Morro, Araucárias e Pradarias. Além dos domínios morfoclimáticos, Aziz Ab’ Saber identificou espaços onde não era possível estabelecer um único domínio, pois haviam características de dois ou mais domínios morfoclimáticos, essas regiões foram classificadas como áreas de transição.
A representação dos Domínios Morfoclimáticas no mapa apresenta a área de ocorrência dos domínios e das áreas de transição. Ainda assim, é preciso destacar que a intensa atividade antrópica tem reduzido a abrangência dos Domínios Morfoclimáticos.
A expansão urbana e industrial, acelerada e desordenada, trouxe impactos negativos ao Domínio dos Mares de Morro. Atualmente esse domínio apresenta pouca área preservada. Na região sudeste, a agropecuária gerou impactos negativos ao Domínio dos Mares de Morro quando praticada com técnicas inadequadas ou menos eficientes para preservação ambiental.
O Domínio Morfoclimáticos, tem reduzido sua área de abrangência em decorrência de projetos agropecuários, da atividade mineradora, da urbanização, dentre outros fatores. Esses domínios são importantes para entender a diversidade ambiental e os desafios ecológicos que cada região enfrenta. Eles também ajudam a orientar políticas de conservação ambiental, uso da terra e planejamento territorial no Brasil.
Questão 01
Os Domínios Morfoclimáticos:
(A) ocorrem apenas em áreas preservadas sem nenhum contato com as atividades antrópicas, são considerados locais de preservação ambiental.
(B) foram estabelecidos considerando a relação entre: relevo, clima, vegetação, solo e hidrografia.
(C) no Brasil, em decorrência da sua grande extensão latitudinal, ocorrem apenas nas áreas equatoriais.
(D) podem ser compreendidos pela expansão das atividades urbanas e industriais em cada unidade da federação.
Questão 02
De acordo com o mapa identifique o Domínio Morfoclimático predominante na Unidade da Federação em que você mora, aponte quais são os principais impactos ambientais presentes nesse Domínio Morfoclimático.
Questão 03
Os domínios morfoclimáticos são grandes unidades naturais da paisagem que combinam aspectos do relevo (morfologia), do clima e da vegetação. No Brasil, essa classificação foi proposta pelo geógrafo:
(A) Milton Santos
(B) Pedro Pinchas Geiger
(C) Aziz Ab’Saber
(D) Josué de Castro
Questão 04
O domínio dos Mares de Morros, onde a Mata Atlântica é predominante, foi historicamente uma das áreas mais desmatadas do Brasil. Sabendo disso, descreva quais atividades antrópicas foram responsáveis pelos impactos ambientais negativos gerados nesse domínio.
SAIBA MAIS
Chega o dedo no play e curte esse vídeo!
Acesse os materiais referentes a essa atividade clicando aqui: https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/propostas_didaticas/propostas-didaticas-geografia-7o-ano/
Habilidade: | (EF07GE11-A) Caracterizar e relacionar as dinâmicas dos componentes físico-naturais no território nacional com a distribuição da biodiversidade brasileira, com foco nos domínios morfoclimáticos. |
Referencial Teórico: | AB’SABER, A. N. Os domínios de natureza no Brasil: potencialidades paisagísticas. São Paulo: Ateliê, 2003. ADAS, M; ADAS, S. Expedições Geográficas: 7° ano. 3° Edição. São Paulo: Moderna, 2018. ______________. Expedições Geográficas: 6° ano. 3° Edição. São Paulo: Moderna, 2018. A NATUREZA DA FORMAÇÃO VEGETAL DO BRASIL. Disponível em: <https://acervodigital.unesp.br/bitstream/123456789/438/7/geo_m3d5_tm05.pdf>.Acesso em: setembro de 2022. SILVA, A. O. Os domínios de natureza no Brasil: potencialidades paisagísticas. Disponível em: <https://periodicos.ufpe.br/revistas/revistageografia/article/view/228990/23395>. Acesso em: setembro de 2022. |