ESTA PROPOSTA DE EDUCAÇÃO FÍSICA INTEGRADA COM LÍNGUA PORTUGUESA É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO TERCEIRO PERÍODO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS – EJA.
MALABARISMO
O malabarismo é uma prática circense que consiste na manipulação ágil, habilidosa e precisa de diversos objetos, como bolas, claves, argolas, tochas, tecidos e outros. Nessa prática, os malabaristas mantêm esses elementos em movimento constante através de lançamentos, recepções, giros e equilíbrios.
Os benefícios do malabarismo não se limitam apenas aos praticantes, mas também se estendem aos espectadores. Eles ultrapassam a diversão em família, abrangendo o estímulo ao desenvolvimento cerebral, o aprimoramento de habilidades corporais como concentração, coordenação motora e velocidade de reação, além de promover autoconfiança, criatividade e socialização.
QUESTÃO 1
Malabarismo é uma arte circense que envolve
( A ) acrobacias aéreas.
( B ) manipulações de objetos.
( C ) equilíbrios sobre objetos.
( D ) encenações corporais.
QUESTÃO 2
A prática de malabares favorece a
( A ) trapaça.
( B ) doença.
( C ) socialização.
( D ) briga.
QUESTÃO 3
Leia o trecho da reportagem sobre um estudo que diz que malabarismo aumenta o poder do cérebro:
Uma pesquisa da Universidade de Oxford descobriu que fazer malabarismo pode aumentar uma parte importante do cérebro chamada massa encefálica branca. Essa parte ajuda na transmissão de informações pelo cérebro. A descoberta sugere que o aumento está associado ao tempo dedicado à prática, independente do nível de habilidade. Entender que é possível melhorar os caminhos do cérebro pode ser importante para desenvolver tratamentos futuros de doenças neurológicas, como a esclerose múltipla. Fonte: https://www.bbc.com/portuguese/noticias/2009/10/091012_malabarismo_cerebro_np
Baseado na reportagem, responda:
a) Como o malabarismo pode melhorar o funcionamento do cérebro?
b) Segundo a pesquisa, o malabarismo favorece o aumento da massa branca só para quem tem habilidade com os malabares?
c) Aprender uma atividade complexa como o malabarismo pode ser significativo para novos tratamentos de qual doença?
QUESTÃO 4
Leia o depoimento abaixo:
"Estou gostando muito das aulas de circo e já estou conseguindo aprender a fazer malabarismos. No entanto, quando a bolinha cai, fico um pouco desesperado " , diz o praticante João Alberto.
Agora é sua vez! Faça seu relato, um depoimento de como foi vivenciar a modalidade na escola. Quem sabe você inspira outras pessoas.
SAIBA MAIS
Para saber algumas curiosidades sobre o circo, assista o vídeo abaixo:
Autor | Jordana Ferreira |
Formação | Educação Física |
Componentes Curriculares | Educação Física e Língua Portuguesa |
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento | (EJAEF0315) Vivenciar os diferentes elementos da ginástica, percebendo as possibilidades e limitações do corpo. (EJALP0316) Identificar informações explícitas em textos. |
Referências | RAMOS, Bruno Amaral. Limites e possibilidades para a inserção do malabarismo na educação física escolar. Goiânia, 2012 DUPRAT, R. M. A arte circense como conteúdo da educação física. Relatório Final (Iniciação Científica) – Faculdade de Educação Física, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2004. DUPRAT, R. M.; BORTOLETO, M. A. C. Educação Física Escolar: pedagogia e didática das atividades circenses. Rev. Bras. Cienc. Esporte, Campinas, v. 28, n. 2, p. 171-189, jan. 2007. Disponível em: http://www.rbce.cbce.org.br/index.php/RBCE/article/view/63. Acesso em 06 de outubro de 2022. FOIX, X. B. Los malabarismos desde la praxiologia motriz. 2002. Disponível em: https://www.circoteca.cl/wp-content/uploads/2019/05/Los-malabarismos-desde-la-praxiologi%CC%81a-motriz.-Texto-Xavier-de-. Acesso em 06 de outubro de 2022. RUIZ, J. A. B. Juegos y ejercicios de .malabares. Sevilla: Wanceulen,2003. |