Esta proposta de atividade de HISTÓRIA é destinada aos estudantes do 7° Ano do Ensino Fundamental Anos Finais.
Analisar os processos de mudanças ou permanências é um dos objetivos da ciência histórica. Partindo dessa premissa precisamos relacionar o passado estudado com o presente vivido e assim produzir orientação.
VAMOS RESPONDER ALGUMAS QUESTÕES?
Leia com atenção o texto abaixo e em seguida responda às questões:
Questão 1
Quais são as recompensas e os sacrifícios em ser colônia?
Questão 2
Se outras nações quisessem comerciar com o Brasil, havia esta possibilidade?
Questão 3
Por que então a colônia era dependente da metrópole?
SAIBA MAIS
Bora pro conhecimento? Aperte o play e vamos navegar.
Acesse os materiais referenstes a essa atividade clicando aqui:https://drive.google.com/drive/folders/1fAvDtSzDpRCTiRvSpgI5YDNIATjcBWJ3
Habilidade: | (EF07HI13) Caracterizar a ação dos europeus e suas lógicas mercantis visando ao domínio no mundo atlântico. (GO-EF07HI13-A) Compreender a dinâmica do mercantilismo enquanto política econômica que visa a expansão e a colonização de outros povos, territórios e suas implicações econômicas, políticas e sociais na Europa, América e África. (GO-EF07HI13-B) Analisar a expansão e ocupação da América Espanhola e Portuguesa, na África e regiões do oriente por meio de mapas históricos, refletindo sobre as formas de representação do mundo e sua relação com as invasões, conquistas, domínios e repartição de territórios por povos europeus. |
Referencial teórico | DIAS, Adriana Machado Vontade de saber: história: 7° ano: ensino fundamental: anos finais / Adriana Machado Dias, Keila Grinberg, Marco César Pellegrini. — 1. ed. — São Paulo: Quinteto Editorial, 2018.p. 124. PNLD 2020. |