You are currently viewing Geografia – Diferentes tradições e costumes

Geografia – Diferentes tradições e costumes

Esta proposta de atividade de GEOGRAFIA é destinada aos estudantes do 3º ano do Ensino Fundamental.

DIFERENTES TRADIÇÕES E COSTUMES

QUANDO AS PESSOAS MIGRAM DE UM LUGAR PARA O OUTRO ELAS LEVAM JUNTO AS SUAS LEMBRANÇAS, TRADIÇÕES E COSTUMES DOS SEUS LOCAIS DE ORIGEM. AQUI EM GOIÂNIA POR EXEMPLO, TEMOS PESSOAS DE VÁRIOS LUGARES DO BRASIL E DO MUNDO. ESSAS PESSOAS INFLUENCIAM A CULTURA DE NOSSA CIDADE E SEUS HABITANTES.

Fonte da imagem https://pixabay.com/pt/photos/festa-junina-quadrilha-comemora%c3%a7%c3%a3o-1520909/

AGORA VOCÊ VAI REALIZAR ATIVIDADES SOBRE O TEMA.

RESPONDA AS QUESTÕES NO SEU CADERNO

QUESTÃO 1

AGORA VOCÊ É A(O) REPÓRTER. ENTREVISTE UM OU UMA ADULTO(A) DE SUA CASA E ANOTE AS RESPOSTAS NO SEU CADERNO.

a) VOCÊS TÊM O HABITO DE COMER TAPIOCA OU CUSCUZ?

b) VOCÊ SABE QUAL É A ORIGEM DESSES DOIS ALIMENTOS?

c) VOCÊ TEM ALGUM COSTUME OU TRADIÇÃO QUE TEM ORIGEM EM OUTRO LUGAR DOBRASIL?

d) QUAL (OU QUAIS) SÃO ESTES COSTUMES OU TRADIÇÕES?

e) QUAL A ORIGEM DESTES COSTUMES OU TRADIÇÕES?

f) SEUS PAIS OU RESPONSÁVEIS ENSINARAM COSTUMES QUE ELES TROUXERAM DE OUTROS LUGARES DE NOSSO PAÍS?

QUESTÃO 2

AGORA É HORA DA PESQUISA!

  • PESQUISE NA INTERNET, COM AJUDA DE UM ADULTO OS SEGUINTES TÓPICOS:

• UM COSTUME OU TRADIÇÃO DE OUTRO ESTADO OU REGIÃO BRASILEIRA.

• EXPLIQUE DE ONDE VEIO ESTE COSTUME E SUA HISTÓRIA.

• EXPLIQUE QUAL FOI O MOTIVO DA SUA ESCOLHA.

• EM SEGUIDA, FAÇA UM DESENHO ILUSTRANDO ESTE COSTUME OU TRADIÇÃO.

SAIBA MAIS

AGORA, ASSISTA O VÍDEO: TRADIÇÕES DE NATAL

ACESSE ESSA PROPOSTA DIDÁTICA (SLIDES E ATIVIDADE) EM FORMATO PARA IMPRESSÃO. CLIQUE AQUI: https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/propostas_didaticas/propostas-didaticas-geografia-3o-ano-ensino-fundamental/

Componente Curricular:Geografia
Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento(EF03GE01) Identificar e comparar aspectos culturais dos grupos sociais de seus lugares de vivência, seja na cidade, seja no campo.