You are currently viewing Geografia – Sinalização de trânsito

Geografia – Sinalização de trânsito

Esta proposta de atividade de GEOGRAFIA é destinada aos estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental.

SINALIZAÇÃO DE TRÂNSITO

NA MAIORIA DAS CIDADES, AS RUAS TÊM SINALIZAÇÃO PARA PEDESTRES, MOTORISTAS, CICLISTAS E MOTOCICLISTAS NO TRÂNSITO. SÃO AS PLACAS, OS SEMÁFOROS, AS FAIXAS DE PEDESTRES E AS SINALIZAÇÕES NO ASFALTO. ESTES RECURSOS SÃO IMPORTANTES PARA ORGANIZAR O TRÂNSITO E EVITAR ACIDENTES.

https://www.freepik.com/free-photo/woman-riding-bicycle-path-centre-city_27331112.htm

AGORA VOCÊ VAI REALIZAR ATIVIDADES SOBRE O TEMA.

QUESTÃO 1

FAÇA TODAS AS ATIVIDADES EM SEU CADERNO

• DEPOIS DE DESENHAR E COLORIR O SEMÁFORO EM SEU CADERNO COMO NO EXEMPLO ABAIXO. PREENCHA OS ESPAÇOS COM A INDICAÇÃO CORRETA DAS CORES.

QUESTÃO 2

  • RESPONDA AS QUESTÕES A SEGUIR

A. NA RUA ONDE VOCÊ MORA TEM PLACAS DE SINALIZAÇÃO?

B. DESENHE QUAIS SÃO ESSAS PLACAS.

C. AGORA PERGUNTE A UM ADULTO OU PESQUISE NA INTERNET O QUE ESTAS PLACAS INDICAM OU SIGNIFICAM.

D. NA PORTA DA ESCOLA HÁ UMA FAIXA DE PEDESTRES?

E. AS PESSOAS COSTUMAM RESPEITAR A FAIXA DE PEDESTRES DA PORTA DA ESCOLA?

AGORA VOCÊ E SEUS COLEGAS VÃO JUNTOS MOSTRAR OS RESULTADOS DAS ENTREVISTAS E TAMBÉM DA PESQUISA NA INTERNET.

QUESTÃO 3

A COR VERMELHA DO SEMÁFORO INDICA

(A) PARAR COMPLETAMENTE E AGUARDAR NOVA SINALIZAÇÃO.

(B) SEGUIR EM FRENTE ATÉ CHEGAR A UMA PLACA.

(C) ACELERAR PARA ATRAVESSAR MAIS RÁPIDO.

(D) DIMINUIR A VELOCIDADE SEM PARAR TOTALMENTE.

QUESTÃO 4

Family holding hands while crossing the road

A FAIXA DE PEDESTRES É UM EXEMPLO DE SINALIZAÇÃO

(A) VERTICAL, COLOCADA AO LADO DAS RUAS.

(B) HORIZONTAL, PINTADA NO ASFALTO DAS RUAS.

(C) DIGITAL, UTILIZADA APENAS EM AVENIDAS.

(D) AUTOMÁTICA, QUE SE MOVE PARA OS PEDESTRES.


SAIBA MAIS

AGORA, ASSISTA O VÍDEO: TRANSPORTE PÚBLICO


Autoria:Amarolina Ribeiro Silva
Formação:Graduada em Geografia e em Pedagogia.
Mestra em Ensino na Educação Básica.
Componente Curricular:Geografia
Habilidades(EF02GE03) Comparar diferentes meios de transporte e de comunicação, indicando o seu papel na conexão entre lugares, e discutir os riscos para a vida e para o ambiente e seu uso responsável.
Referência GOIÁS. Documento Curricular para Goiás. CONSED/UNDIME – Ampliado – Cortes Temporais.pdf. Disponível em: https:/sme.goiania.go.gov.br/site/index.php/institucional/documentos-oficiais-2/