Esta proposta de atividade de Língua Portuguesa é destinada aos estudantes do 5º Período da Educação de Jovens e Adultos – EJA.
O TEXTO MULTIMODAL
O texto multimodal é aquele que se compõe de duas formas de comunicação: a imagem e o (texto) escrito, mas pode ser integrado por outros componentes como som, fala ou gestos. São exemplos de textos multimodais: os infográficos, os anúncios, os cartuns, as propagandas, as tirinhas e as charges. São chamados de multimodais pois são textos que utilizam mais de uma modalidade de forma linguística sua composição. Com o advento das novas tecnologias, o texto vem adquirindo cada vez mais novas configurações que possam atender as necessidades de seus falantes. Por essa razão as composições textuais nunca estiveram tão próximas da imagem, uma vez que o imediatismo da informação está diretamente ligado à imagem e suas linguagens. O texto multimodal também é conhecido como texto multissemiótico, pois faz o uso de semioses (produção de significados) e sua compreensão adequada do texto depende da identificação dos efeitos de sentido produzidos pelo uso de recursos visuais associados ao texto verbal. E foram essas mudanças significativas no universo tecnológico que colocaram a prática de do texto multimodal como recurso bastante recorrente nas práticas sociais contemporâneas.
RESPONDA AS QUESTÕES
QUESTÃO 1
Os gráficos são exemplos de texto multimodal e da utilização simultânea das linguagens verbal e não verbal. Mencione aqui alguns tipos de gráficos que você conhece e quais assuntos foram abordados por eles?
QUESTÃO 2
Enquanto o gênero multimodal, o que é correto afirmar sobre a tirinha
(A) a linguagem verbal é o elemento principal para o entendimento da tirinha.
(B) o uso da linguagem verbal não faz diferença para a compreensão da tirinha.
(C) o uso simultâneo das linguagens verbal e não verbal colabora para o entendimento da tirinha.
(D) a sequência cronológica dos fatos relatados nas imagens não influencia na compreensão da tirinha.
QUESTÃO 3
Além da tirinha e a charge, o anúncio publicitário é excelente exemplo de gênero multimodal ou multissemiótico. Cite dois anúncios publicitários ou propagandas que combinam textos e imagens. Elas podem ser digitais ou televisivas.
QUESTÃO 4
Enquanto nomeação o texto multimodal também é conhecido como
(A) texto imagético.
(B) texto científico.
(C) texto multissemiótico.
(D) texto poético.
QUESTÃO 5
Um dos grandes desafios na abordagem de um texto multimodal é
(A) localizar sua proposta.
(B) localizar seu sentido.
(C) localizar sua linguagem.
(D) localizar sua ironia.
SAIBA MAIS
Com o objetivo de abordar o texto multimodal, assista ao vídeo que menciona algumas curiosidades sobre este gênero textual contemporâneo.
Autoria: | Regina Cácia |
Formação: | Letras – Língua Portuguesa |
Componente Curricular: | Língua Portuguesa |
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento: | (EJALP0524) Compreender e analisar os efeitos de sentido produzido pelos elementos linguísticos, semióticos e estilísticos presentes nos diferentes gêneros textuais/discursivos |
Referências: | ABAURRE, M. L. et al. Português: língua, literatura, produção de texto. Ensino médio. (Volumes 1, 2, 3). São Paulo: Moderna, 2005 BAKHTIN, M. (VOLOCHINOV, V. N). Marxismo e filosofia da linguagem. Problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. 12 ed. São Paulo: Hucitec, 2006 [1929]. ___. Os gêneros do discurso. In: Bakhtin, M. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 2003a, p.263-306 [1952-53].2005. PAES de BARROS, C. G. Capacidades de leitura de textos multimodais. Polifonia, Cuiabá, n. 19, p. 161-186, 1. sem. 2009 |