You are currently viewing Língua Inglesa: Relative Clauses

Língua Inglesa: Relative Clauses

Esta proposta de atividade de Língua Inglesa com base no DC/GO – Ampliado e é destinada aos estudantes do 8º Ano do Ensino Fundamental Anos Finais.

Leia o poema abaixo e responda as questões a seguir:

O poema de hoje abordará os pronomes relativos em português e em inglês

Palavrinhas curiosas e também muito graciosas,

Começamos pelo what que em português é o que,

Usado para perguntar por coisas ou animais

Poder usar esses pronomes é sempre bom demais

O Who em português é quem, usado para perguntar por pessoas

Sendo elas ruins ou boas

Where no nosso idioma é onde, usado para perguntar por lugares

Hum como é bom respirar novos ares

How para nós é como, esse já tem uso extenso

Pois seu uso como auxiliar é imenso

Temos how old que para nós se traduz qual idade

Para fazer essa pergunta tem q ter cumplicidade

How many é quantos em português, usado quando se quer saber quantidade

Esses pronomes mostram mesmo é muita curiosidade

How often em português é que frequência,

Pronome que em ambos idiomas tem muita influência

Tem também o which que traduzindo para português é qual,

Pronome que traz o sentido de escolha e seletividade

Usado para perguntar por coisas, animais ou pessoas em qualquer oportunidade

Que o uso dessas palavrinhas curiosas seja sempre para elaborarmos  perguntas

 Bondosas, afetuosas e proveitosas

Para que possamos também receber respostas charmosas, respeitosas e generosas.

E que nossa comunicação em qualquer idioma, local ou situação 

Seja sempre com o melhor que tivermos no coração.

Complete as frases abaixo com o pronome relativo correto:

 Question 1

Considerando o poema e a explicação dos pronomes interrogativos em português e inglês, como a autora utiliza esses elementos linguísticos para promover uma reflexão sobre a importância da comunicação respeitosa e generosa?

Question 2

“There are eighteen different kinds of penguins, _____________ inhabit the region south of the equator.”

a) whose

b) what

c) who

d) which

Question 3

Thank you very much for the gift _____________ you sent me.

a) why

b) where

c) who

d) that

Question 4

This is Mrs. Jones, ____________ son won the championship last year.

a) which

b) who

c) whom

d) whose

Question 5

What was the name of the boy __________ passaport was stolen?

a) whose

b) which

c) what

d) who

Question 6 

Clare is the only person __________ understand me.

a) which

b) who

c) what

d) whose

Question 7

The bed ________ I slept in was too soft

a) whose

b) which

c) what

d) who

Question 8

Encontre os pronomes relativos no caça palavras abaixo:

Saiba Mais:

Assista ao vídeo sobre Pronomes Relativos e escreva uma frase usando os pronomes citados no vídeo:

Disponivel em: https://www.youtube.com/watch?v=yrghStkVN38  , acesso em 24, set. 2022.

Autoria:Profª Drª Sueidy Lourencio
Formação: Letras: Português/Inglês – Doutorado em Educação
Componente Curricular:Língua Inglesa
Habilidade:(EF08LI17-A) Distinguir pronomes relativos, who, which, that, whose, para construir períodos compostos por subordinação e empregá-los em situações de comunicação.
Referencial Teórico:RELATIVE CLAUSES. Disponível em: https://worldenglishblog.com/relative-pronouns-your-complete-guide/ , acesso em 21, Set.2022.

Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=yrghStkVN38  , acesso em 24, set. 2022.
Disponível em: https://www.liveworksheets.com/worksheets/en/English_as_a_Second_Language_(ESL)/Relative_clauses/Relative_clause_pg2369066xv , acesso em 24, set. 2022.
MAKAR, Barbara W. Primary Phonics. 1. ed. Chicago: Modern Curriculum Press, 2018.
KOUSTAFF, Lesley. Oxford Discover. 2. ed. v. 1. Oxford: Oxford University Press, 2018.
KOUSTAFF, Lesley. Oxford Discover. 2. ed. v. 2. Oxford: Oxford University Press, 2018.