Esta proposta de atividade de Língua Inglesa com base no DC/GO – Ampliado e é destinada aos estudantes do 8º Ano do Ensino Fundamental Anos Finais.
Leia o poema abaixo e responda as questões a seguir:
O poema de hoje abordará os pronomes relativos em português e em inglês
Palavrinhas curiosas e também muito graciosas,
Começamos pelo what que em português é o que,
Usado para perguntar por coisas ou animais
Poder usar esses pronomes é sempre bom demais
O Who em português é quem, usado para perguntar por pessoas
Sendo elas ruins ou boas
Where no nosso idioma é onde, usado para perguntar por lugares
Hum como é bom respirar novos ares
How para nós é como, esse já tem uso extenso
Pois seu uso como auxiliar é imenso
Temos how old que para nós se traduz qual idade
Para fazer essa pergunta tem q ter cumplicidade
How many é quantos em português, usado quando se quer saber quantidade
Esses pronomes mostram mesmo é muita curiosidade
How often em português é que frequência,
Pronome que em ambos idiomas tem muita influência
Tem também o which que traduzindo para português é qual,
Pronome que traz o sentido de escolha e seletividade
Usado para perguntar por coisas, animais ou pessoas em qualquer oportunidade
Que o uso dessas palavrinhas curiosas seja sempre para elaborarmos perguntas
Bondosas, afetuosas e proveitosas
Para que possamos também receber respostas charmosas, respeitosas e generosas.
E que nossa comunicação em qualquer idioma, local ou situação
Seja sempre com o melhor que tivermos no coração.
Complete as frases abaixo com o pronome relativo correto:
Question 1
Considerando o poema e a explicação dos pronomes interrogativos em português e inglês, como a autora utiliza esses elementos linguísticos para promover uma reflexão sobre a importância da comunicação respeitosa e generosa?
Question 2
“There are eighteen different kinds of penguins, _____________ inhabit the region south of the equator.”
a) whose
b) what
c) who
d) which
Question 3
Thank you very much for the gift _____________ you sent me.
a) why
b) where
c) who
d) that
Question 4
This is Mrs. Jones, ____________ son won the championship last year.
a) which
b) who
c) whom
d) whose
Question 5
What was the name of the boy __________ passaport was stolen?
a) whose
b) which
c) what
d) who
Question 6
Clare is the only person __________ understand me.
a) which
b) who
c) what
d) whose
Question 7
The bed ________ I slept in was too soft
a) whose
b) which
c) what
d) who
Question 8
Encontre os pronomes relativos no caça palavras abaixo:
Saiba Mais:
Assista ao vídeo sobre Pronomes Relativos e escreva uma frase usando os pronomes citados no vídeo:
Autoria: | Profª Drª Sueidy Lourencio |
Formação: | Letras: Português/Inglês – Doutorado em Educação |
Componente Curricular: | Língua Inglesa |
Habilidade: | (EF08LI17-A) Distinguir pronomes relativos, who, which, that, whose, para construir períodos compostos por subordinação e empregá-los em situações de comunicação. |
Referencial Teórico: | RELATIVE CLAUSES. Disponível em: https://worldenglishblog.com/relative-pronouns-your-complete-guide/ , acesso em 21, Set.2022. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=yrghStkVN38 , acesso em 24, set. 2022. Disponível em: https://www.liveworksheets.com/worksheets/en/English_as_a_Second_Language_(ESL)/Relative_clauses/Relative_clause_pg2369066xv , acesso em 24, set. 2022. MAKAR, Barbara W. Primary Phonics. 1. ed. Chicago: Modern Curriculum Press, 2018. KOUSTAFF, Lesley. Oxford Discover. 2. ed. v. 1. Oxford: Oxford University Press, 2018. KOUSTAFF, Lesley. Oxford Discover. 2. ed. v. 2. Oxford: Oxford University Press, 2018. |