Esta proposta de atividade de MATEMÁTICA é destinada aos estudantes do 5ª Período da Educação de Jovens e Adultos – EJA
Introdução
Olá, tudo bem! Hoje iremos escrever um pouco mais sobre os números escritos em Notação Científica (NC), sua definição, importância, suas aplicações e a sequência para escrever um número em NC. No final, forneceremos exemplos práticos.
Image:canva.com/átomo_https://acesse.one/GxXXc
O Que é Notação Científica
A NC é uma forma de representar números muito grandes ou muito pequenos de maneira mais compacta e mais fácil de fazer a leitura. Um número em NC é escrito como o produto de dois fatores:
- o 1º fator: um número entre 1 e 10 e
- o 2º fator: uma potência de base 10.
Por exemplo:
- O número 3.000.000 pode ser representado como 3,0.106.
- O número 0,00042 pode ser escrito como 4,2.10-4.
Como Escrever um Número em Notação Científica
Para escrever um número em notação científica, siga estes passos:
- 1º Passo: Encontrar a parte decimal do número que deve estar entre 1 e 10.
- 2º Passo: Determinar quantas posições a vírgula deverá ser deslocada, à direita ou à esquerda, para colocar a parte decimal entre 1 e 10. Esse número de posições será o expoente da base 10.
Por exemplo:
- Em 325 000 000 000, a vírgula deverá ser deslocada 11 posições à esquerda e a potência de 10 terá expoente 11 positivo.
- Em 0,000234, a vírgula deverá ser deslocada 4 posições à direita e a potência de 10 terá expoente 4 negativo.
Lembrando que o número decimal será sempre entre 1 e 10.
Mais alguns exemplos
- 232000000,0 = 2,32.108 (A vírgula foi deslocada 8 posições para a esquerda).
- 0,00000000345 = 3,45.10-9 (A vírgula foi deslocada 9 posições para a direita).
A Importância da Notação Científica
A notação científica é bastante importante nas ciências como a física, a química, a astronomia e a engenharia, facilitando a leitura, a escrita e a comparação de números extremamente grandes ou pequenos, simplificando os cálculos.
Alguns exemplos de aplicação da Notação Científica
Astronomia:
A distância da Terra ao Sol é, aproximadamente, 149.600.000 km, em NC fica 1,496.108 km em notação científica.
Física: A massa de partículas subatômicas, como o elétron, é muito pequena. A massa de um elétron é, aproximadamente,
0,000000000000000000000000000000911 kg, em NC fica 9,11.10-31 kg.
Mais exemplos
- Número Grande: A população mundial em 2024 é cerca de 7.900.000.000 pessoas. Em notação científica, 7,9.109.
- Número Pequeno: O comprimento de uma molécula de DNA é aproximadamente 0,0000000023 metros. Em notação científica, 2,3.10-9 metros.
Ficamos por aqui, espero que tenham gostado e aprendido um pouco mais.
Atividade
QUESTÃO 01
Observe como a estudante Paula escreveu os números maiores do que 1 em notação científica.
- 523 000 000 = 5,23.108 (8 algarismos à direita da vírgula – expoente 8)
- 12 000 000 = 1,2.107 (7 algarismos após à direita da vírgula – expoente 7)
TODOS COM EXPOENTE POSITIVO POIS OS NÚMEROS SÃO MAIORES DO QUE 1
Agora é com você, escreva os números maiores do que 1 em notação científica:
A) 67000000000.
B) 1246000000000000.
C) 123.
D) 10280.
QUESTÃO 02
A notação científica para números menores do que 1 é similar aos números maiores do que 1, a diferença está no sinal do expoente, nesse caso será negativo. Veja os exemplos feitos pelo Paulo.
- 0,000067 = 6,7.10-5 (a vírgula andou 5 algarismos para a direita)
- 0,00000000829 = 8,29.10-9 (a vírgula andou 9 algarismos para a direita)
TODOS COM EXPOENTE NEGATIVO POIS OS NÚMEROS SÃO MENORES DO QUE 1
Agora é com você, escreva os números menores do que 1 em notação científica:
A) 0,000345.
B) 0,021.
C) 0,004569.
D) 0,6.
QUESTÃO 03
Um astrônomo observou que a distância da Terra até a estrela mais próxima, Próxima Centauri, é de aproximadamente 40.208.000.000.000 km. A escrita, em notação científica, para essa distância é
(A) 4,0208 . 1012.
(B) 4,0208 . 1013.
(C) 4,0208 . 1014.
(D) 4,0208 . 1015.
QUESTÃO 04
Um micro-organismo tem um comprimento de 0,00000256 metros. A notação científica correta para representar esse comprimento é
(A) 2,56 . 106.
(B) 2,56 . 107.
(C) 2,56 . 10-6.
(D) 2,56 . 10-7.
SAIBA MAIS
Quer aprender um pouco mais sobre Notação Científica? É só clicar no vídeo do canal do prof. Hélio.
Autoria | Professor Hélio Roberto da Rocha, Mestre em Matemática. |
Componente Curricular | Matemática |
Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento | (EAJAMA0701) Compreender as regras da notação científica e utilizá-las para leitura e escrita de informações numéricas com grande quantidade de algarismos. |
Referências | SOUZA, Joamir Roberto de: Matemática realidade & tecnologia: 6º ao 9º ano: ensino fundamental: anos finais / Joamir Roberto de Souza. – 1. ed. – São Paulo: FTD, 2018. GIOVANNI JÚNIOR, José Ruy – A conquista da matemática: 6º ao 9º ano: ensino fundamental: anos finais / José Ruy Giovanni Júnior, Benedicto Castrucci. — 4. ed. — São Paulo: FTD, 2018. GOIÂNIA. Secretaria Municipal de Educação. Aprender Sempre. 6º ao 9° ano – Ensino Fundamental; Matemática; Goiânia, 2024. |