You are currently viewing Língua Portuguesa: Como identificar a ideia central do texto

Língua Portuguesa: Como identificar a ideia central do texto

Esta proposta de atividade de Língua Portuguesa e Geografia é destinada a estudantes da 3ª série da Educação de Jovens e Adultos – EJA.

Nesta atividade você aprenderá a identificar a ideia central de um texto. Para que isso ocorra é preciso saber que:

O texto é um conjunto de ideias.

Para que o texto exista é preciso de alguém que o escreva e de alguém que o leia e interprete. 

Em um texto existe uma ideia central e outras ideias secundárias que apoiam a ideia central, como: dados, explicações, causas e consequências).

A ideia central de um texto é aquela que permanece do início ao fim.

O título costuma auxiliar na identificação da ideia central.

Geralmente o texto também oferece pistas sobre a ideia principal. 

Vamos responder algumas questões?

Fonte:  https://guiaecologico.wordpress.com – acessado em 29/09/2022.

Questão 1

Leia o texto, identifique a ideia central e indique a alternativa correta.

Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Rio_Meia-Ponte

A) O rio Meia Ponte é um curso de água que banha o estado de Goiás.

B) A poluição do rio Meia Ponte.

C) A importância do rio Meia Ponte para o estado de Goiás.

D) Parte da população quer a despoluição do rio Meia Ponte.

Questão 2

Leia outro trecho do texto sobre o rio Maia Ponte e identifique a ideia central.

Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Rio_Meia-Ponte

Questão 3

Leia novamente o trecho acima, desta vez identificando as ideias secundárias do texto. Anote em seu caderno.

Questão 4

Em sua opinião, como o poder público e a população de Goiás podem contribuir para a despoluição do Rio Meia Ponte? Faça uma lista das ações que você pensou e compartilhe com seus colegas.


Acesse os materiais referentes a essa atividade ( slides e atividade 12 para impressão) clicando aqui : https://drive.google.com/drive/folders/1mN3yVikJhruEYBVavXI9Z-6KMeopugGN?usp=sharing


 Saiba Mais

Para revisar o que foi trabalhado nesta atividade, assista ao vídeo a seguir.

Fonte: vídeo disponível em https://youtu.be/i5CnzLA2WWU

Componentes CurricularesLíngua Portuguesa e Geografia
Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento(EAJALP0349) Identificar a ideia principal do texto. 
(EAJAGE0316) Perceber a riqueza hídrica do estado de Goiás e em seu município, identificando seus principais componentes hidrográficos e suas vulnerabilidades.

ReferênciasBRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.
Goiânia. Matriz Estruturante EJA 2022. Secretaria Municipal de Educação e Esporte de Goiânia, 2022.
https://pt.wikipedia.org/wiki/Rio_Meia-Ponte – acessado em 28/09/2022
https://www.youtube.com/watch?v=_zOBqMkBVFc –  acessado em 27/08/2022
https://guiaecologico.wordpress.com/?s=C%C3%B3rrego+botafogo – acessado em 29/09/2022