Esta proposta de atividade de Língua Portuguesa e Arte é destinada a estudantes da 1ª e 2ª série da Educação de Jovens e Adultos – EJA.
O TEXTO INFORMATIVO TEM A FINALIDADE DE ENSINAR E INFORMAR O LEITOR SOBRE DETERMINADO ASSUNTO. GERALMENTE ESCRITO EM PROSA, SUA LINGUAGEM É DIRETA E OBJETIVA E PRECISA SER CLARA E FÁCIL DE ENTENDER.
Vamos responder algumas questões?
Questão 1
LEIA O TEXTO A SEGUIR E RESPONDA ÀS QUESTÕES. SE VOCÊ PRECISAR, PEÇA ALGUÉM PARA TE AUXILIAR NA LEITURA.
A) SOBRE QUAL ASSUNTO TRATA O TEXTO QUE VOCÊ LEU?
B) AS IDEIAS ESTAVAM CLARAS E FOI POSSÍVEL COMPREENDER?
C) COMO ERA A LINGUAGEM UTILIZADA?
D) VOCÊ PERCEBEU A OPINIÃO DE QUEM O ESCREVEU?
E) TROUXE DADOS E INFORMAÇÕES?
QUESTÃO 2
AO LONGO DA HISTÓRIA DA HUMANIDADE, PASSAMOS POR VÁRIOS PROCESSOS DE TRANSFORMAÇÕES. A MANEIRA COMO NOS RELACIONAMOS UNS COM OS OUTROS, COM A NATUREZA E TAMBÉM A FORMA COMO AS SOCIEDADES SE ORGANIZAM, SOFREM ALTERAÇÕES QUE REFLETEM NA VIDA INDIVIDUAL E COLETIVA. PENSE SOBRE AS QUESTÕES ABAIXO E RESPONDA:
A) VOCÊ GUARDA ALGUNS HÁBITOS E COSTUMES IGUAIS AOS DOS SEUS AVÓS OU PAIS?
B) QUAIS SÃO ELES?
C) EM SUA OPINIÃO, QUAL É A IMPORTÂNCIA DE PRESERVÁ-LOS? COMO FAZER ISSO?
D) A SUA HISTÓRIA DE VIDA É IGUAL A DO SEU MELHOR AMIGO OU AMIGA?
E) A SUA CIDADE ESTÁ DA MESMA FORMA QUE ESTAVA EM SUA INFÂNCIA?
QUESTÃO 3
PODEMOS CONSIDERAR O TEXTO A SEGUIR COMO TEXTO INFORMATIVO? EXPLIQUE A SUA RESPOSTA.
QUESTÃO 4
VOCÊ SABE A SUA HISTÓRIA E A HISTÓRIA DOS SEUS PAIS E AVÓS?
ESCREVA EM SEU CADERNO UM PEQUENO TEXTO COM INFORMAÇÕES SOBRE A SUA HISTÓRIA PESSOAL E DE SUA FAMÍLIA. E PARA QUE A SUA ATIVIDADE FIQUE MAIS INTERESSANTE, VOCÊ PODE DESCOBRIR QUAIS SÃO, OU ERAM, OS OBJETOS PREFERIDOS DE CADA UM E O SEU, E INCLUÍ-LOS EM SUA HISTÓRIA.
BOM TRABALHO!!
ACESSE OS MATERIAIS REFERENTES A ESSA ATIVIDADE ( SLIDE E ATIVIDADE 25) CILCANDO AQUI: https://drive.google.com/drive/folders/15qC_G7cCaBE_u8btzKFaIc3qK6dDowvF?usp=sharing
SAIBA MAIS
Para rever as características de um texto informativo, ao vídeo a seguir.
Componentes curriculares | Língua Portuguesa e História |
Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento | (EAJALP0232) Ler com autonomia gêneros textuais do campo do Estudo e pesquisa – textos informativos (EAJAHI0210) Diferenciar as fontes históricas e sua importância na construção de uma compreensão e escrita da história. |
Referências | BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. Goiânia. Matriz Estruturante EJA 2022. Secretaria Municipal de Educação e Esporte de Goiânia, 2022. EJA Moderna: educação de Jovens e Adultos: anos iniciais do ensino fundamental/organizadora: Editora Moderna: obra coletiva concebida, desenvolvida e produzida pela Editora Moderna: editora responsável: Virginia Aoki – 1ª ed. – São Paulo: Moderna, 2013. https://www.normaculta.com.br/texto-informativo/ – acesso em 27/09/2022. https://escolaeducacao.com.br/texto-informativo/ – acesso em 27/09/2022 |