Esta proposta de atividade de Língua Portuguesa – A reportagem e seu dinamismo é destinada aos estudantes da 7ª Série da Educação de Jovens e Adultos – EJA.
A reportagem
A reportagem é um gênero textual jornalístico de caráter informativo, divulgado nos meios de comunicação: jornais, revistas, televisão, internet, rádio, dentre outros. O gênero reportagem pode apresentar uma natureza expositiva, informativa, descritiva, narrativa ou opinativa, ela não deve ser confundida com a notícia ou com o artigo de opinião. Apesar de ser um gênero formador de opinião, a reportagem tem um compromisso sério com a verdade e a objetividade dos fatos. O repórter é a pessoa responsável por conduzir a reportagem seja na sucessão de fatos ou no aprofundamento de apenas um fato. Somente o repórter pode dar vida, amplitude e credibilidade a reportagem. Embora apresente uma estrutura semelhante à da notícia, a reportagem é mais ampla, rica em detalhes e menos rígida com relação a forma. A reportagem pode acrescentar as opiniões e interpretações do autor, entrevistas, depoimentos, análises de dados e pesquisa.
As reportagens são textos mais longos, opinativos e assinados pelo repórter. Enquanto a notícia é um texto curto e impessoal com intuito de informar o leitor de um fato atual ocorrido.
QUESTÃO 1
As reportagens são textos mais longos, opinativos e assinados pelos seus autores. Quais são os suportes em que as reportagens aparecem?
QUESTÃO 2
Há muitos temas relevantes que podem se tornar reportagem, como: a violência nos centros urbanos, o desmatamento, o sistema de saúde brasileiro, o Brasil no mapa da fome e tantos outros. Mencione aqui outros temas que poderiam ser reportagens importantes para nossa sociedade.
QUESTÃO 3
Sabendo-se das específicas características do gênero reportagem e todo o seu dinamismo. Comente, quais as diferenças entre os gêneros textuais: reportagem e notícia?
SAIBA MAIS
Com o objetivo de abordar: o gênero textual reportagem assista ao vídeo que menciona algumas curiosidades sobre esta modalidade jornalística e seu dinamismo.
Acesse os materiais referentes a essa atividade clicando aqui: https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/propostas_didaticas/propostas-didaticas-lingua-portuguesa-eja-7a-serie/
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento: | (EAJALP0725) Produzir reportagem impressa e realizar revisão/edição textual. |
Referencial teórico: | BAHIA, J. Jornal, história e técnica. 4. ed. São Paulo: Ática. 2v. v2: As técnicas do jornalismo, 1990. BONINI, Adair. Os gêneros do jornal: o que aponta a literatura da área de comunicação no Brasil? Linguagem em (Dis)curso, Tubarão/SC, v. 4, n. 1, 2003. COIMBRA, O texto da reportagem impressa: um curso sobre sua estrutura. São Paulo: Ática, 1993. |