Esta proposta de atividade de MATEMÁTICA é destinada aos estudantes do 4º Período (5ª Série) da Educação de Jovens e Adultos – EJA.
A operação de potenciação
A potenciação, sendo uma das operações essenciais da matemática, é empregada na representação e cálculos de contextos relacionados ao crescimento exponencial (veloz).
Imagem:canva.com/potenciação_https://l1nk.dev/Kn2Ci
Definição e elementos da potenciação
Definição
A potenciação é uma operação matemática que envolve a elevação de um número, chamado de base, a uma certa potência, representada por um expoente.
Elementos
- Base: é o número que está sendo elevado à potência.
- Expoente: representa o número de vezes que a base é multiplicada por ela mesma.
- Resultado da potenciação: é obtido multiplicando-se a base por ela mesma, repetidas vezes, de acordo com o expoente.
Por exemplo:
A) Na expressão 34 = 3 x 3 x 3 x 3 = 81
- 3 representa a base,
- 4 o expoente e
- 81 o resultado da potenciação (potência).
B) Na expressão 25 = 2x2x2x2x2 = 32
- 2 representa a base,
- 5 o expoente e
- 32 o resultado da potenciação (potência).
Alguns resultados importantes
Na potenciação, temos alguns resultados que podem ser destacados.
- Potência com expoente zero:
Qualquer número elevado ao expoente zero é igual a 1.
Por exemplo: 30 = 1
- Potência de expoente 1:
Qualquer número elevado ao expoente 1 é igual a ele mesmo.
Por exemplo: 71 = 7
- Potência de Base 1:
Uma potência com base 1 terá sempre resultado igual a 1, não importa o expoente.
Por exemplo: 153 =1
Duas questões para finalizar
1) Determine o resultado exato da expressão 72 + 20 – 4.
Solução:
Resolvendo cada potência:
- 72 = 7 x 7 = 49
- 20 = 1
Finalizando
72 + 20 – 4 = 49 + 1 – 4 = 50 – 4 = 46
Resposta:
O resultado da expressão é igual a 46.
2) Qual deve ser o valor de x na equação 2x = 64.
Solução:
Devemos multiplicar o 2 algumas vezes para obter 64. Vamos por tentativas.
- 4 vezes = 2 x 2 x 2 x 2 = 16 (não convém).
- 5 vezes = 2 x 2 x 2 x 2 x 2 = 32 (não convém).
- 6 vezes = 2 x 2 x 2 x 2 x 2 x 2 = 64 (convém).
Resposta:
O valor de x é igual a 6.
OBS. Existem outras maneiras de se resolver.
Ficamos por aqui, até o próximo.
Atividade
QUESTÃO 01
Suponha que você tenha uma população de bactérias que dobra a cada hora. Se a população inicial é de 100 bactérias, quantas bactérias você terá após 4 horas? Utilize a operação de potenciação para resolver o problema.
QUESTÃO 02
Calcule os valore exatos das seguintes expressões numéricas com potenciação:
A) 32 x 23 + 8
B) 18 – 20 x 42
QUESTÃO 03
Na equação 5x =125, o valor de x é igual a
(A) 1
(B) 2
(C) 3
(D) 4
QUESTÃO 04
Na expressão 34 = 81, podemos afirmar que
(A) 3 é a potência, 4 o expoente e 81 a base.
(B) 3 é a base, 4 a potência e 81 o expoente.
(C) 3 é o expoente 4 a potência e 81 a base.
(D) 3 é a base, 4 o expoente e 81 a potência.
SAIBA MAIS
Assista o vídeo no canal do prof. Hélio para aprender um pouco mais sobre potenciação e potência de base 10. Só clicar no vídeo.
Autoria | Prof. Hélio Roberto da Rocha, Mestre em Matemática |
Componente Curricular | Matemática |
Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento | (EJAMA0405) Conhecer e compreender a operação de potenciação com seus elementos constitutivos. |
Referências | SOUZA, Joamir Roberto de: Matemática realidade & tecnologia: 6º ano: ensino fundamental: anos finais /Joamir Roberto de Souza. – 1. ed. – São Paulo: FTD, 2018. GIOVANNI JÚNIOR, José Ruy – A conquista da matemática: 6° ano: ensino fundamental: anos finais / José Ruy Giovanni Júnior, Benedicto Castrucci. — 4. ed. — São Paulo: FTD, 2018. |