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Ciências da Natureza – Alimentação e saúde

Esta proposta de atividade de CIÊNCIAS DA NATUREZA é destinada aos estudantes do 4º período da Educação de Jovens e Adultos – EJA


Imagem 1. DODOR, Inna. Heart shaped bowl with vegetables, fruits, nuts and stethoscope on white wooden background top view.⁠ Canva. Download em 18/04/2024.

ALIMENTAÇÃO E SAÚDE

Manter uma alimentação saudável é essencial para o nosso bem-estar, tanto do corpo quanto da mente, atuando diretamente na prevenção e no controle de doenças crônicas. A seguir, nos debruçarmos naquelas mais comuns e impactantes na saúde pública global, afetando milhões de pessoas e exigindo atenção contínua tanto dos indivíduos quanto dos sistemas de saúde.

A hipertensão, conhecida como “pressão alta”, é uma condição em que a pressão sanguínea nas artérias está elevada, exigindo mais do coração para que o sangue seja bombeado para todo o corpo. Pessoas com esse quadro devem reduzir a ingestão de sal e acrescentar ao cardápio alimentos contendo potássio, como banana, abacate, nozes e verduras de folhas escuras.

A obesidade é caracterizada pelo acúmulo excessivo de gordura corporal, aumentando o risco de várias doenças. Dietas que limitam a ingestão calórica, promovem alimentos naturais e minimizam os ultraprocessados são cruciais para prevenir e gerenciar a obesidade. Além disso, alimentos ricos em fibras ajudam a aumentar a sensação de saciedade, evitando o consumo excessivo de calorias.

No diabetes, por sua vez, o corpo não consegue regular adequadamente a glicemia, geralmente devido à incapacidade de produzir ou usar eficientemente a insulina: hormônio que regula a glicose (“açúcar”) no sangue. A glicemia acima dos níveis adequados pode desencadear em complicações cardíacas, alterações na visão, maior dificuldade na cicatrização de ferimentos, dentre outros desafios. Nesse sentido, a alimentação saudável da pessoa com diabetes foca em manter o equilíbrio dos níveis de glicose por meio de uma dieta rica em fibras (como cereais, frutas e legumes) e pobre em açúcares simples e carboidratos refinados.

Finalmente, a resistência à insulina, frequentemente associada à obesidade e a um estilo de vida sedentário. Essa condição implica que o corpo não utiliza efetivamente a insulina para controlar os níveis de glicose no sangue, resultando em um estado de hiperinsulinemia compensatória que, se não gerenciado, pode evoluir para problemas de saúde mais graves. 

Não controladas, essas doenças crônicas podem propiciar o desenvolvimento ou agravamento de outros males, como doenças cardiovasculares, esteatose hepática (“gordura no fígado”), síndrome do ovário policístico, além de cânceres, como o de mama, de endométrio e de cólon.

Visando à saúde, também é importante a atividade física regular, que ajuda no controle do peso e melhora a eficiência do metabolismo, e uma boa qualidade de sono, que regula os hormônios que afetam o apetite e o metabolismo. A combinação desses hábitos não só contribui para um peso corporal saudável como também ajuda a manter a pressão arterial em níveis seguros e a glicemia controlada.

QUESTÃO 1

A alimentação é importante não somente no que tange ao fornecimento de energia! Cada um dos nutrientes, presentes em cada alimento, possui uma determinada função em nosso organismo. Nesse sentido, a carência de certos nutrientes, assim como o excesso, pode desencadear em problemas de saúde. Sobre as funções dos nutrientes, associe as colunas:

A) Função plástica

B) Função energética

C) Função reguladora

(    ) Proteínas, vitaminas, sais minerais; além de água e fibras alimentares.

(    ) Proteínas, sais minerais e água.

(    ) Lipídios, carboidratos e proteínas.

A ordem correta de preenchimento é

A) A, B e C.
B) C, B e A.
C) B, C e A.
D) C, A e B.

QUESTÃO 2

Sobre dietas alimentares, analise algumas situações problema:

A) Mário Alberto tem diabetes, não gosta muito de doces e ficou intrigado quando o nutricionista disse a ele que seria necessário reduzir o consumo de pães e macarrão – seus alimentos preferidos. Por que essa orientação é importante?

B) Flávia é hipertensa, e sempre que vai às compras analisa a tabela nutricional do alimento que pretende adquirir. É necessário que ela esteja atenta em qual nutriente, em especial? Por qual motivo?

QUESTÃO 3

Iris apresenta obesidade e, por orientação médica, precisa praticar atividades físicas e se atentar à alimentação. No mercado, ele ficou bastante pensativo em relação a dois tipos de iogurte: o light e o diet. Analise a tabela nutricional de cada um dos iogurtes para responder às próximas questões.

Tabela nutricional: iogurte light

% valores diários
Calorias (valor energético)55,66 kcal2,53%
Carboidratos7,87 g2,62%
Proteínas4,8 g1,6%
Sódio64 mg2,67%

Tabela nutricional: iogurte diet

% valores diários
Calorias (valor energético)75 kcal4%
Carboidratos12 g4%
Proteínas6,8 g9%
Sódio119 mg5%

De maneira geral o iogurte mais adequado para Iris seria

(A) o diet, pois ele tem maior concentração de sódio.
(B) o diet, porque possui maior quantidade de proteínas.
(C) o light, por conter menos calorias e carboidratos.
(D) ambos, pois cada versão tem suas vantagens.

QUESTÃO 4

Leia o texto a seguir:


A obesidade é uma condição de saúde caracterizada pelo acúmulo excessivo de gordura corporal, o que pode aumentar o risco de diversas doenças crônicas, como diabetes tipo 2, doenças cardíacas e certos tipos de câncer. Um dos métodos mais comuns para avaliar a obesidade é através do Índice de Massa Corporal (IMC), que é calculado dividindo o peso da pessoa (em quilogramas) pelo quadrado de sua altura (em metros). Um IMC entre 25 e 29,9 indica sobrepeso, enquanto um IMC de 30 ou mais classifica-se como obesidade. Este índice ajuda os profissionais de saúde a identificar indivíduos em risco e a sugerir intervenções adequadas, como mudanças na dieta e aumento da atividade física, para ajudar a reduzir o peso e melhorar a saúde geral. No entanto, é importante lembrar que o IMC não diferencia massa gorda de massa muscular, o que pode levar a avaliações imprecisas em pessoas muito musculosas ou em outras condições particulares.

Imagem 2. ARAGUAIA, Mariana. IMC. Canva. Criado em 18/04/2024.

Agora, verifique a classificação do IMC de Iris, fazendo os devidos cálculos, utilizando calculadora. Caso se sinta à vontade, faça a mesma verificação em relação a si mesmo, analisando o resultado.

Dados de Iris:  
Altura: 1 metro e 70 centímetros.
Massa (“peso”): 90 quilogramas
  • Passo 1 – Multiplicar 1,70 por 1,70.
    Resultado:
  • Passo 2 – Dividir 90 pelo resultado do passo 1.
    Resultado:
  • Assim, o IMC de Iris é:
  • Portanto, Iris apresenta um quadro de:

SAIBA MAIS

Vamos conhecer as quatro categorias dos alimentos, disponíveis no  Guia Alimentar para a População Brasileira, publicado pelo Ministério da Saúde; e apresentados pela professora Mariana Araguaia? Assista ao vídeo!

Canal Mariana Araguaia “As quatro categorias dos alimentos”. Disponível em <https://youtu.be/exxvOGY1ROE>. Acesso em mar. 2022.

AutoriaMariana Araguaia
FormaçãoCiências Biológicas
Componente CurriculareCiências da Natureza
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento(EJACI0414) Discutir práticas de alimentação saudável e sua importância para a prevenção de doenças crônicas mais comuns.
ReferênciasBRASIL. Alimentação Saudável. Universidade Federal do Sul da Bahia. Disponível em <https://ufsb.edu.br/proaf/images/cqv/Cartilha_Alimenta%C3%A7%C3%A3o_Saud%C3%A1vel-_vers%C3%A3o_final_1.pdf>. Acesso em 16/04/2024.

______. Ministério da Saúde . Guia alimentar para a população brasileira. Disponível em <https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/guia_alimentar_populacao_brasileira_2ed.pdf>. Acesso em 16/04/2024. 

CARNEVALLE, Maíra Rosa. Araribá Mais Ciências: 8º ano. 1. ed. São Paulo: Moderna, 2018.

CARVALHO, Luciana. Ficar em pé ajuda a emagrecer, mas não melhora saúde. Exame. Disponível em <https://exame.com/casual/ficar-em-pe-ajuda-a-emagrecer-mas-nao-melhora-saude>. Acesso em 16/04/2024.

CHRISPAN, Aline. Quantas calorias dá para perder com uma hora de caminhada? Minha Vida. Disponível em <https://www.minhavida.com.br/perguntas/32522>. Acesso em 16/04/2024.

FONSECA, Henrique Andrade Rodrigues; ZAMITH, Thiago Panaro; MACHADO, Valéria Arruda. Relações entre o potássio da dieta e a pressão arterial. Rev Bras Hipertens vol. 22(1):9-12, 2015. Disponível em <https://docs.bvsalud.org/biblioref/2018/03/881281/rbh_v22n1_9-12.pdf>. Acesso em 16/04/2024.

GOIÂNIA. Documento Curricular para a Rede Municipal de Goiânia – EJA. Secretaria Municipal de Educação e Esporte de Goiânia, 2023. 235p. Disponível em <https://sme.goiania.go.gov.br/site/index.php/institucional/documentos-oficiais-2/category/24-eja?download=425:documento-curricular-para-a-rme-de-goiania-eja&gt&gt>. Acesso em 16/04/2024.

HIRANAKA, Roberta Aparecida Bueno; HORTENCIO, Thiago Macedo de Abreu. Inspire Ciências: 8º ano. 1. ed. São Paulo: FTD, 2018. 

VELÁSQUEZ-MELÉNDEZ, Gustavo; BARRETO, Sandhi Maria; PIMENTA, Adriano Marçal. Fatores nutricionais e hipertensão arterial. In: KAC, G., SICHIERI, R., and GIGANTE, DP., orgs. Epidemiologia nutricional [online]. Rio de Janeiro: Editora FIOCRUZ/Atheneu, 2007, pp. 411-424. ISBN 978-85-7541-320-3. Disponível em <https://backoffice.books.scielo.org/id/rrw5w/pdf/kac-9788575413203-26.pdf>. Acesso em 16/04/2024.

VITAT. Refrigerante Coca-Cola. Disponível em <https://vitat.com.br/alimentacao/busca-de-alimentos/alimentos/275-refrigerante-cocacola>. Acesso em 16/04/2024.

______. Suco de laranja natural sem açúcar. Disponível em <https://vitat.com.br/alimentacao/busca-de-alimentos/alimentos/1193-suco-de-laranja-natural-sem-a%C3%A7%C3%BAcar>. Acesso em 16/04/2024.