ESTA PROPOSTA DE ATIVIDADE DE CIÊNCIAS DA NATUREZA É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL.
GALILEU GALILEI
Galileu Galilei foi um renomado cientista, astrônomo, físico, escritor, professor e filósofo italiano. Sua vasta área de conhecimento influenciou e aprimorou os estudos em diversas áreas, como Astronomia, Matemática, Física, entre outras.
Galileu é conhecido por ter criado um telescópio para a observação do universo, o que lhe permitiu fazer grandes descobertas. Entre elas, a descoberta de 4 satélites de Júpiter, manchas solares e Vênus com suas fases, o que o levou a comprovar a teoria heliocêntrica de Nicolau Copérnico.
Porém, um fato interessante sobre Galileu é que antes de sua morte, em 1642, ele quase ficou cego devido à observação das manchas solares sem proteção. Isso mostra a sua dedicação à ciência, mesmo que isso tenha prejudicado sua saúde.
Além disso, Galileu deixou um grande legado, tanto em suas criações quanto em suas ideias. Seus estudos e descobertas revolucionaram a Astronomia e outras áreas, e continuam influenciando o pensamento científico até hoje.
OBSERVE A SEGUINTE IMAGEM PARA RESPONDER ÀS QUESTÕES:
QUESTÃO 1
Galileu Galilei revolucionou os estudos astronômicos. Releia o texto, e explique essa afirmação.
QUESTÃO 2
Quais áreas do conhecimento foram influenciadas e aprimoradas pelos estudos de Galileu Galilei, de acordo com o texto? Sublinhe a alternativa correta.
(A) Apenas a Astronomia
(B) Matemática e Física
(C) Todas as áreas do conhecimento
(D) Biologia e Química
QUESTÃO 3
Os instrumentos de observação ampliam o poder da visão. Registre o nome de cada um dos instrumentos abaixo:
QUESTÃO 4
Ligue o instrumento ao seu conceito. Se for necessário, utilize um dicionário.
QUESTÃO 5
De acordo com a autora, qual fato interessante sobre a saúde de Galileu é mencionado no texto? Marque com um X a alternativa correta.
(A) Ele morreu jovem devido a uma doença desconhecida.
(B) Ele contraiu malária durante uma de suas expedições.
(C) Ele perdeu a visão devido à observação das manchas solares sem proteção.
(D) Ele desenvolveu uma alergia grave ao pó de estrelas.
SAIBA MAIS
Autoria: | Prof.ª Esp. Danielle Assis |
Formação: | Graduada em: – Pedagogia e graduanda em Jornalismo. Pós-graduada em: – MBA em Gestão das Tecnologias da Informação e da Comunicação – Educação. – Docência Universitária. – Neuropedagogia Aplicada à Educação. – Psicopedagogia Institucional e Clínica. |
Componente Curricular: | Ciências da Natureza |
Habilidade: | (EF05CI13-A) Identificar e construir instrumentos utilizados para a observação a distância e/ou ampliada ou para registro de imagens: luneta, periscópio, lupas, microscópios, máquinas fotográficas. Discutir os usos sociais desses dispositivos. |
Referências: | GALILEU GALILEI, InfoEscola 2022. Disponível em: < https://www.infoescola.com/biografias/galileu-galilei/>. Acesso em: 23, set. 2022. INSTRUMENTOS DE OBSERVAÇÃO. Brasil Escola, 2022. Disponível em: < https://brasilescola.uol.com.br/fisica/instrumentos-projecao-observacao.htm>. Acesso em: 23, set. 2022. |