Esta atividade de Matemática tem como base as sequências didáticas propostas pelo Programa Aprender Sempre, da SME-Goiânia, com base no DC/GO – Ampliado e está destinada a estudantes do 7º ano do Ensino Fundamental.
Disponível em: <Bolsa De Valores Economia Mundial – Imagens grátis no Pixabay > Acesso em 15 de agosto de 2022.
A porcentagem está presente em diversas situações do cotidiano. Ela aparece em pesquisas estatísticas, nos descontos ou juros de pagamentos, entre outros.
O que é Porcentagem?
A porcentagem é uma forma de representar uma parte de um todo em relação a 100 partes. O termo “porcentagem” vem do latim “per centum”, que significa “por cento”. Portanto, quando expressamos algo em porcentagem, estamos indicando uma proporção em relação a 100.
Símbolo e Leitura da Porcentagem
O símbolo “%” é usado para representar porcentagens. Ao ler uma porcentagem, podemos substituir o símbolo “%” por “por cento”. Por exemplo, 25% pode ser lido como “vinte e cinco por cento”.
Relação com as Frações
Uma forma fundamental de entender porcentagens é relacioná-las com as frações. Por exemplo, 25% é equivalente a 25/100. Isso ocorre porque percentagem significa “por cento”, ou seja, “por cada 100”. Portanto, 25% é o mesmo que 25 partes de 100, que é representado pela fração 25/100.
Transformando Frações em Porcentagens
Para transformar uma fração em porcentagem, basta multiplicar o numerador por 100 e dividir pelo denominador. Por exemplo, para transformar 3/4 em porcentagem, fazemos a seguinte operação:
(3/4) . 100 = 75%.
Portanto, 3/4 é igual a 75%.
Problemas com Porcentagem
Muitas vezes, nos deparamos com problemas envolvendo porcentagens. Um exemplo comum é o cálculo de descontos em compras. Se um produto custa R$ 80,00, e há um desconto de 20%, quanto você pagaria?
Resolução:
1°) Identifique as informações dadas:
- Valor Original: R$ 80,00
- Porcentagem de Desconto: 20%
2°) Calcule o valor da porcentagem:
20% de 80 =
20/100 . 80 =
0,20 . 80 =
16
3°) Subtraia o valor original pelo desconto encontrado:
80 − 16 = 64
Aumentos e Diminuições Percentuais
Além dos descontos, podemos encontrar problemas envolvendo aumentos percentuais, como no cálculo de acréscimos salariais ou no crescimento de populações. Se um salário aumenta em 15%, podemos calcular o novo salário adicionando 15% ao valor original.
Porcentagens como Razões e Proporções
Ao trabalhar com porcentagens, também estamos lidando com razões e proporções. Se uma sala com 30 alunos tem 20% de meninas, isso significa que 20% dos alunos são meninas, ou seja, 20 meninas para cada 100 alunos. Podemos expressar essa relação como uma proporção.
Conclusão
A porcentagem é uma ferramenta matemática poderosa que encontramos em muitos aspectos da nossa vida cotidiana. Compreender seu significado e como aplicá-la em diferentes situações nos permite tomar decisões informadas e resolver uma variedade de problemas.
Assista a videoaula com a professora Priscilla com essa temática
Vamos responder algumas questões?
Questão 1
A fatura do cartão de crédito de Pedro do mês de abril é de R$ 1500,00. Se ele efetuar o pagamento antes do vencimento tem desconto de 5%. Quanto ele economizará se pagar essa fatura antecipada? Nesse caso, qual o valor a ser pago por ele?
Questão 2
Em uma avaliação com 120 questões Júlio só respondeu 1/3 da prova. Responda:
- Quantas questões ele resolveu?
- Indique na forma de fração quanto faltou para ela terminar a prova.
- Que porcentagem representa a parte da prova que ele resolveu?
- Que porcentagem corresponde ao que ainda falta resolver?
Questão 3
Observe a notícia: “A porcentagem de etanol na gasolina aumenta para 25% a partir desta quarta-feira.” A porcentagem 25% pode ser representada na forma fracionária como:
(A) 1/3
(B) 2/3
(C) 1/4
(D) 1/5
Questão 4
Indique com fração, com número decimal e com porcentagem o que representam:
- Sete pessoas em um grupo de vinte pessoas.
- Doze reais em uma nota de cinquenta reais.
Questão 5
A prova de um concurso era composta de 50 questões, sendo 15 de Inglês, 15 de Português e o restante de Matemática. Que porcentagem representa as questões de Matemática com relação ao total de questões:
(A) 20%
(B) 25%
(C) 30%
(D) 45%
Autoria: | Priscilla Nascimento Dias, licenciada em matemática e pedagoga. |
Componente Curricular: | Matemática |
Habilidades: | (EF06MA13-A) Identificar as frações que podem ou não ser escritas na forma de fração centesimal, porcentagem, utilizando a equivalência entre frações e/ou estratégias pessoais. (EF06MA13-B) Ler, interpretar, resolver e elaborar problemas que envolvam porcentagens, com base na ideia de proporcionalidade, sem fazer uso da regra de três, utilizando estratégias pessoais, cálculo mental e calculadora, em contextos de educação financeira, entre outros. (EF07MA02-A) Ler, interpretar, resolver e elaborar problemas que envolvam porcentagens, como os que lidam com acréscimos e decréscimos simples, utilizando a proporcionalidade em contextos diversos. (EF07MA02-B) Ler, interpretar, resolver e elaborar problemas que envolvam porcentagens, como os que lidam com acréscimos e decréscimos simples, utilizando estratégias pessoais, cálculo mental e calculadora, no contexto de educação financeira, entre outros. |