Esta proposta de atividade de CIÊNCIAS DA NATUREZA é destinada aos estudantes do 5º período da Educação de Jovens e Adultos – EJA
DERIVA CONTINENTAL E FENÔMENOS NATURAIS
A deriva continental é um fenômeno geológico que reconhecemos como crucial para a configuração atual dos continentes. Proposta por Alfred Wegener, ela evidencia como os continentes já estiveram conectados em um supercontinente chamado Pangeia e que, ao longo de milhões de anos, se deslocaram para suas posições atuais, e continuarão se deslocando.
A separação dos continentes influenciou na formação dos oceanos e na circulação atmosférica, influenciando nos padrões de chuva em diferentes regiões e, consequentemente, nas dinâmicas dos climas. Graças a ele, temos também a ocorrência de fenômenos naturais, como vulcões, tsunamis e terremotos.
Os vulcões são formações geológicas onde magma, gás e cinzas são expelidos da crosta terrestre. Eles ocorrem principalmente nas zonas de fronteira entre placas tectônicas, onde o magma proveniente do manto terrestre pode emergir à superfície. As erupções variam em intensidade, podendo liberar lava fluida ou explosões mais violentas com emissão de cinzas e rochas.
Tsunamis são ondas gigantes que se formam em corpos de água, geralmente como resultado de movimentos abruptos no leito oceânico. Podem ser causadas por diferentes eventos, como terremotos submarinos e erupções vulcânicas.
Finalmente, os terremotos. Eles são tremores na crosta terrestre que ocorrem devido à liberação de energia acumulada pelo movimento das placas tectônicas.
Algumas dessas mudanças no espaço geográfico facilitam a nossa vida, como a fertilidade do solo vulcânico. No entanto, essa não é uma regra. As erupções vulcânicas podem liberar gases que afetam a qualidade do ar. Elas, além dos terremotos e tsunamis, têm potencial de causar devastação, afetando comunidades humanas e ecossistemas em geral.
Apesar da capacidade que a espécie humana possui em alterar o ambiente em que vive, é importante lembrar que as mudanças no espaço geográfico vão além das nossas ações. Ao compreender os processos geológicos e climáticos que ocorrem na Terra, podemos tomar decisões mais adequadas, protegendo vidas e o meio ambiente.
QUESTÃO 1
O leão, a onça e o tigre são animais que possuem muitas características em comum. Todos são da ordem dos carnívoros, família dos felinos e Gênero Panthera. Além da estrutura corporal semelhante, essas espécies têm em comum a capacidade de rugir. Isso se dá pelas características da laringe e de um osso situado ali, chamado hioide. Veja abaixo os continentes nos quais cada espécie é naturalmente encontrada:
Como é possível que animais tão parecidos tenham origem em continentes tão distantes, separados por oceano? Explique sob o ponto de vista científico.
QUESTÃO 2
Abaixo, temos desenhos esquemáticos que apresentam o movimento das placas litosféricas. Complete a tabela, de acordo os exemplos e informações solicitadas:
Para completar corretamente a tabela, de acordo os exemplos e informações solicitadas, os números de 1 a 4 são, respectivamente:
(A) colisão / afastamento / cordilheiras, terremotos e vulcões / terremotos.
(B) afastamento / colisão / terremotos / cordilheiras, terremotos e vulcões.
(C) colisão / afastamento / terremotos / cordilheiras, terremotos e vulcões.
(D) afastamento / colisão / cordilheiras, terremotos e vulcões / terremotos.
QUESTÃO 3
É sabido que erupções vulcânicas, tsunamis e terremotos são fundamentalmente eventos naturais – e que provocam significativas consequências. Em 19 de setembro de 2022, houve um terremoto no México. Podemos ver, a seguir, os títulos de algumas notícias sobre ele:
A) Por que terremotos podem indicar a possibilidade de tsunamis?
B) A escala Richter relaciona-se à magnitude de um terremoto, estimada em especial pelo uso do sismógrafo. Veja a imagem a seguir e responda: quais efeitos estão relacionados aos tremores do terremoto ocorrido no México?
C) Esses eventos naturais relacionados às placas litosféricas ocorrem por aqui, no Brasil? Explique a sua resposta.
QUESTÃO 4
Agora, vamos refletir sobre as fake news, que são notícias que podem até parecer verdadeiras, mas não são. Há muita informação falsa que parece verdade; e há também notícias corretas que parecem mentira. Analise a seguir algumas notícias, marcando nos parêntesis (FN) para “fake news” e (VE) para informações verdadeiras.
Podemos afirmar que a ordem correta de preenchimento é
(A) FN, VE, FN.
(B) VE, FN, VE.
(C) VE, VE, FN.
(D) FN, FN, VE.
SAIBA MAIS
Terremotos, maremotos, tsunamis, vulcanismo: no que se aproximam e em que se diferenciam? Vamos conhecer, assistindo ao vídeo abaixo, da professora Mariana Araguaia.
Autoria | Mariana Araguaia |
Formação | Ciências Biológicas |
Componentes Curriculares | Ciências da Natureza e Geografia (integração) |
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento | (EAJACI0625) Compreender a ocorrência de fenômenos naturais como vulcões, terremotos e tsunamis, e reconhecer seus impactos socioambientais. (EAJACI0626) Reconhecer o significado de deriva continental e sua influência na configuração atual dos continentes. (EJAGE0404) Caracterizar as principais influências da dinâmica do planeta no cotidiano. |
Referências | BBC News Brasil. O raro tsunami que atingiu o Brasil em 1755. Disponível em https://www.bbc.com/portuguese/geral-58628972. Acesso em ago. 2022. BRANDÃO, Marcelo. Vulcão nas Ilhas Canárias poderia provocar tsunami no Brasil. Agência Brasil. https://agenciabrasil.ebc.com.br/internacional/noticia/2021-09/vulcao-nas-ilhas-canarias-poderia-provocar-tsunami-no-brasil. Acesso em ago 2022. CARNEVALLE, Maíra Rosa. Araribá Mais Ciências: 7º ano. 1. ed. São Paulo: Moderna, 2018. GOIÂNIA. Documento Curricular para a Rede Municipal de Goiânia – EJA. Secretaria Municipal de Educação e Esporte de Goiânia, 2023. 235p. Disponível em https://sme.goiania.go.gov.br/site/index.php/institucional/documentos-oficiais-2/category/24-eja?download=425:documento-curricular-para-a-rme-de-goiania-eja. Acesso em 23/03/2023. HIRANAKA. R. A. B.; HORTENCIO, T. M. A. Inspire Ciências: 7º ano: ensino fundamental: anos finais. 1. ed. São Paulo: FTD, 2018. 256 p. WARNER, Sally. O que causa um tsunami? Cientista explica a física por trás do fenômeno. Galileu. Disponível em https://revistagalileu.globo.com/Ciencia/Meio-Ambiente/noticia/2022/01/o-que-causa-um-tsunami-cientista-explica-fisica-por-tras-do-fenomeno.html. Acesso em ago. 2022. |