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Portoviejo, lunes 18 de abril del 2016 (Andes).-Luego del terremoto varios sectores del centro de portoviejo quedaron devastados. En la gráfica voluntarios pasan cerca de uno de los edificios afectados Foto:Andes/César Muñoz

Ciências da Natureza – Deriva continental e fenômenos naturais

Esta proposta de atividade de CIÊNCIAS DA NATUREZA é destinada aos estudantes do 5º período da Educação de Jovens e Adultos – EJA


Imagem 1. Agência de Noticias ANDES. Terremoto Portoviejo. Wikimedia Commons. Disponível em https://commons.wikimedia.org/wiki/File:TERREMOTO_PORTOVIEJO_(26243247350).jpg. Acesso em 14/08/2023.

DERIVA CONTINENTAL E FENÔMENOS NATURAIS

A deriva continental é um fenômeno geológico que reconhecemos como crucial para a configuração atual dos continentes. Proposta por Alfred Wegener, ela evidencia como os continentes já estiveram conectados em um supercontinente chamado Pangeia e que, ao longo de milhões de anos, se deslocaram para suas posições atuais, e continuarão se deslocando.

A separação dos continentes influenciou na formação dos oceanos e na circulação atmosférica, influenciando nos padrões de chuva em diferentes regiões e, consequentemente, nas dinâmicas dos climas. Graças a ele, temos também a ocorrência de fenômenos naturais, como vulcões, tsunamis e terremotos.

Os vulcões são formações geológicas onde magma, gás e cinzas são expelidos da crosta terrestre. Eles ocorrem principalmente nas zonas de fronteira entre placas tectônicas, onde o magma proveniente do manto terrestre pode emergir à superfície. As erupções variam em intensidade, podendo liberar lava fluida ou explosões mais violentas com emissão de cinzas e rochas.

Tsunamis são ondas gigantes que se formam em corpos de água, geralmente como resultado de movimentos abruptos no leito oceânico. Podem ser causadas por diferentes eventos, como terremotos submarinos e erupções vulcânicas. 

Finalmente, os terremotos. Eles são tremores na crosta terrestre que ocorrem devido à liberação de energia acumulada pelo movimento das placas tectônicas. 

Algumas dessas mudanças no espaço geográfico facilitam a nossa vida, como a fertilidade do solo vulcânico. No entanto, essa não é uma regra. As erupções vulcânicas podem liberar gases que afetam a qualidade do ar. Elas, além dos terremotos e tsunamis, têm potencial de causar devastação, afetando comunidades humanas e ecossistemas em geral. 

Apesar da capacidade que a espécie humana possui em alterar o ambiente em que vive, é importante lembrar que as mudanças no espaço geográfico vão além das nossas ações. Ao compreender os processos geológicos e climáticos que ocorrem na Terra, podemos tomar decisões mais adequadas, protegendo vidas e o meio ambiente.

QUESTÃO 1

O leão, a onça e o tigre são animais que possuem muitas características em comum. Todos são da ordem dos carnívoros, família dos felinos e Gênero Panthera. Além da estrutura corporal semelhante, essas espécies têm em comum a capacidade de rugir. Isso se dá pelas características da laringe e de um osso situado ali, chamado hioide. Veja abaixo os continentes nos quais cada espécie é naturalmente encontrada:

Imagem 2. ARAGUAIA, Mariana. Adaptada a partir das seguintes fontes: AzunuakTarur, CC0. Modelos de continentes. Wikimedia Commons. Disponível em <https://tinyurl.com/4cs4umyk>. Charles J. Sharp. Jaguar (Panthera onca palustris). Wikimedia Commons. Disponível em <https://tinyurl.com/yutvrryv>. ______. Bengal tiger (Panthera tigris tigris) . Wikimedia Commons. Disponível em <https://tinyurl.com/ywy449ua>. Remove “cropped” from file name and see original file.., CC BY-SA 3.0. Lion (Panthera leo). Wikimedia Commons. Disponível em <https://tinyurl.com/56j2x6va>. 
Criado em 22/09/2022.

Como é possível que animais tão parecidos tenham origem em continentes tão distantes, separados por oceano? Explique sob o ponto de vista científico.

QUESTÃO 2

Abaixo, temos desenhos esquemáticos que apresentam o movimento das placas litosféricas. Complete a tabela, de acordo os exemplos e informações solicitadas:

Para completar corretamente a tabela, de acordo os exemplos e informações solicitadas, os números de 1 a 4 são, respectivamente:

(A) colisão / afastamento / cordilheiras, terremotos e vulcões / terremotos.

(B) afastamento / colisão / terremotos / cordilheiras, terremotos e vulcões.

(C) colisão / afastamento / terremotos / cordilheiras, terremotos e vulcões.

(D) afastamento / colisão / cordilheiras, terremotos e vulcões / terremotos.

QUESTÃO 3

É sabido que erupções vulcânicas, tsunamis e terremotos são fundamentalmente eventos naturais – e que provocam significativas consequências. Em 19 de setembro de 2022, houve um terremoto no México. Podemos ver, a seguir, os títulos de algumas notícias sobre ele:

Imagem 3. GOOGLE. Terremoto. Disponível em https://tinyurl.com/y97jcdhv. Acesso em 22/09/2022.

A) Por que terremotos podem indicar a possibilidade de tsunamis?

B) A escala Richter relaciona-se à magnitude de um terremoto, estimada em especial pelo uso do sismógrafo. Veja a imagem a seguir e responda: quais efeitos estão relacionados aos tremores do terremoto ocorrido no México?

Imagem 4. FOLHA ONLINE. Saiba mais sobre a escala Richter. Folha de S. Paulo. Disponível em https://www1.folha.uol.com.br/folha/mundo/ult94u105252.shtml. Acesso em 22/09/2022.

C) Esses eventos naturais relacionados às placas litosféricas ocorrem por aqui, no Brasil? Explique a sua resposta.

QUESTÃO 4

Agora, vamos refletir sobre as fake news, que são notícias que podem até parecer verdadeiras, mas não são. Há muita informação falsa que parece verdade; e há também notícias corretas que parecem mentira. Analise a seguir algumas notícias, marcando nos parêntesis (FN) para “fake news” e (VE) para informações verdadeiras.

Podemos afirmar que a ordem correta de preenchimento é

(A) FN, VE, FN.
(B) VE, FN, VE.
(C) VE, VE, FN.
(D) FN, FN, VE.

SAIBA MAIS

Terremotos, maremotos, tsunamis, vulcanismo: no que se aproximam e em que se diferenciam? Vamos conhecer, assistindo ao vídeo abaixo, da professora Mariana Araguaia.

Canal Mariana Araguaia “Terremotos e tsunamis”. Disponível em <https://youtu.be/Kwt6iHiWZnQ>. Acesso em fev. 2022.

AutoriaMariana Araguaia
FormaçãoCiências Biológicas
Componentes CurricularesCiências da Natureza e Geografia (integração)
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento(EAJACI0625) Compreender a ocorrência de fenômenos naturais como vulcões, terremotos e tsunamis, e reconhecer seus impactos socioambientais.
(EAJACI0626) Reconhecer o significado de deriva continental e sua influência na configuração atual dos continentes.
(EJAGE0404) Caracterizar as principais influências da dinâmica do planeta no cotidiano.
ReferênciasBBC News Brasil. O raro tsunami que atingiu o Brasil em 1755. Disponível em https://www.bbc.com/portuguese/geral-58628972. Acesso em ago. 2022.

BRANDÃO, Marcelo. Vulcão nas Ilhas Canárias poderia provocar tsunami no Brasil. Agência Brasil. https://agenciabrasil.ebc.com.br/internacional/noticia/2021-09/vulcao-nas-ilhas-canarias-poderia-provocar-tsunami-no-brasil. Acesso em ago 2022.

CARNEVALLE, Maíra Rosa. Araribá Mais Ciências: 7º ano. 1. ed. São Paulo: Moderna, 2018.

GOIÂNIA. Documento Curricular para a Rede Municipal de Goiânia – EJA. Secretaria Municipal de Educação e Esporte de Goiânia, 2023. 235p. Disponível em https://sme.goiania.go.gov.br/site/index.php/institucional/documentos-oficiais-2/category/24-eja?download=425:documento-curricular-para-a-rme-de-goiania-eja. Acesso em 23/03/2023.

HIRANAKA. R. A. B.; HORTENCIO, T. M. A. Inspire Ciências: 7º ano: ensino fundamental: anos finais. 1. ed. São Paulo: FTD, 2018. 256 p.

WARNER, Sally. O que causa um tsunami? Cientista explica a física por trás do fenômeno. Galileu. Disponível em https://revistagalileu.globo.com/Ciencia/Meio-Ambiente/noticia/2022/01/o-que-causa-um-tsunami-cientista-explica-fisica-por-tras-do-fenomeno.html. Acesso em ago. 2022.