Esta proposta de atividade de Língua Portuguesa e Arte é destinada a estudantes da 1ª e 2ª série da Educação de Jovens e Adultos – EJA.
O GÊNERO TEXTUAL POEMA É GERALMENTE ESCRITO EM VERSOS E ESTROFES E PODE TER OU NÃO A PRESENÇA DE RIMAS.
UMA CARACTERÍSTICA IMPORTANTE DO POEMA É A SUA MUSICALIDADE. A PRESENÇA DE ALITERAÇÕES (REPETIÇÃO DE SONS CONSONANTAIS EM UMA PALAVRA), ASSONÂNCIAS (REPETIÇÃO DE SONS VOCÁLICOS EM UMA PALAVRA) E RIMAS (GERALMENTE FEITAS ENTRE UM VERSO E OUTRO), SÃO RECURSOS UTILIZADOS PELO POETA PARA DAR RITMO AO POEMA.
OUTRA CARACTERÍSTICA DO POEMA É O USO DA LINGUAGEM FIGURADA QUE PERMITE UMA MAIOR LIBERDADE NO USO DA PALAVRA.
A POESIA É UMA INTENÇÃO ARTÍSTICA MARCADA PELA SUBJETIVIDADE, OU SEJA, PELA INTERPRETAÇÃO DE CADA UM, PELA EXPERIÊNCIA SENSORIAL E PELA ESTRANHEZA. A POESIA PODE ESTAR EM UMA MÚSICA, EM UM QUADRO OU FOTOGRAFIA, EM UM POEMA, ENTRE OUTROS.
VAMOS RESPONDER ALGUMAS QUESTÕES?
QUESTÃO 1
APRECIE AS IMAGENS:
IMAGEM 1
IMAGEM 2
ANOTE EM SEU CADERNO AS SUAS RESPOSTAS PARA AS PERGUNTAS :
QUESTÃO 2
A ESCRITORA BRASILEIRA, MARIA DE CONCEIÇÃO EVARISTO NASCEU EM BELO HORIZONTE, MINAS GERAIS, NO ANO DE 1946. ELA É UMA IMPORTANTE ESCRITORA DA LITERATURA AFRO-BRASILEIRA E ESCREVE ROMANCES, CONTOS E POEMAS. A AUTORA ESCREVE SOBRE A DISCRIMINAÇÃO SOCIAL, DE GÊNERO E DE RAÇA, E SUA ESCRITA TEM ORIGEM NAS MEMÓRIAS INDIVIDUAIS E COLETIVAS.
LEIA A PRIMEIRA ESTROFE DO POEMA VOZES-MULHERES.
A) VOCÊ CONSEGUE IMAGINAR COMO FOI A INFÂNCIA VIVIDA PELA BISAVÓ DA AUTORA?
B) VOCÊ CONSEGUIU IDENTIFICAR ALGUMA RIMA NA ESTROFE?
C) O QUE VOCÊ SENTIU AO LER ESTA PARTE DO POEMA?
D) PERCEBEU A PRESENÇA DA POESIA?
QUESTÃO 3
A ESCRITORA CONCEIÇÃO TAVARES E O GRAFITEIRO DECY SÃO PESSOAS NEGRAS E RETRATAM EM SUAS OBRAS A CULTURA AFRO-BRASILEIRA. A CULTURA AFRICANA FOI MUITO RELEVANTE PARA A CONSTITUIÇÃO DA IDENTIDADE BRASILEIRA.
INDIQUE A RESPOSTA QUE DEMONSTRA COMO A CULTURA AFRICANA INFLUENCIOU A CULTURA BRASILEIRA.
A) RELIGIÃO
B) CULINÁRIA
C) DANÇA
D) TODAS AS ALTERNATIVAS ESTÃO CORRETAS.
QUESTÃO 4
LEIA A TABELA A SEGUIR PARA RELEMBRAR A DIFERENÇA ENTRE POEMA E POESIA. A LEITURA AJUDARÁ VOCÊ A REALIZAR A PRÓXIMA QUESTÃO.
QUESTÃO 5
PARA CONCLUIR A ATIVIDADE, RESGATE UMA MEMÓRIA MARCANTE DE SUA INFÂNCIA E ESCREVA UM POEMA OU FAÇA UMA COLAGEM UTILIZANDO IMAGENS DE REVISTAS, JORNAIS OU LIVROS. COLOQUE EM SUA PRODUÇÃO TODA POESIA QUE CONSEGUIR.
ACESSE OS MATERIAIS REFERENTES A ESSA ATIVIDADE ( SLIDE E ATIVIDADE 24) CILCANDO AQUI: https://drive.google.com/drive/folders/15qC_G7cCaBE_u8btzKFaIc3qK6dDowvF?usp=sharing
SAIBA MAIS – ACESSE O VÍDEO A SEGUIR E CONHEÇA UM LUGAR QUE É PURA POESIA.
Componentes curriculares | Língua Portuguesa e Arte |
Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento | (EAJALP01123) Conhecer e apreciar poemas e outros textos versificados de poetas goianos e de outras regiões do Brasil. (EAJAAR0209) Refletir e dialogar sobre a diversidade racial, étnica, de gênero, política e social, nas diferentes manifestações artísticas locais, regionais e nacionais, respeitando e reconhecendo as diferentes concepções estéticas nos diferentes grupos. |
Referências | BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. GOIÂNIA. Matriz Estruturante EJA 2022. Secretaria Municipal de Educação e Esporte de Goiânia, 2022. MARCELLO, Carolina. 5 poemas emocionantes de Conceição Evaristo. Cultura Genial. Disponível em https://www.culturagenial.com/poemas-de-conceicao-evaristo/. Acesso em 19/09/2022. SIGNIFICADOS. Diferença entre Prosa, Poesia, Poema e Soneto. Disponível em https://www.significados.com.br/poesia-poema-prosa-soneto/. Acesso em 19/09/2022 |