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Arte – Música – MPB Música Erudita

Esta proposta de atividade de Arte/Dança é destinada aos estudantes do 6º Período da Educação de Jovens e Adultos – EJA.

Imagem 1: Imagem criada por IA. Disponível em: https://chatgpt.com/  Acesso em 25, nov. 2024.

A música erudita, também conhecida como música clássica, é uma expressão artística profundamente enraizada na história da humanidade. Desde suas origens nas tradições litúrgicas da Antiguidade e Idade Média até as experimentações contemporâneas, a música erudita representa um diálogo constante entre inovação e tradição, sendo um espelho das inquietações e valores de cada época.

PERSPECTIVA ESTÉTICA

A música erudita é caracterizada por sua complexidade estrutural, riqueza harmônica e busca pela expressão artística profunda. Na Idade Média, a música ocidental começou a se consolidar com o canto gregoriano, uma forma monofônica associada à espiritualidade e introspecção. Com o Renascimento, a polifonia trouxe novas dimensões estéticas, explorando a sobreposição de vozes e o equilíbrio harmônico.

O período Barroco, com nomes como Bach e Handel, introduziu a dramaticidade e a ornamentação exuberante, enquanto o Classicismo, liderado por Mozart e Haydn, buscou clareza formal e equilíbrio. O Romantismo, por sua vez, colocou a emoção e a subjetividade no centro da criação musical, explorando temas como a natureza, o amor e o heroísmo.

Imagem 2: Imagem criada por IA. Disponível em: https://chatgpt.com/  Acesso em 25, nov. 2024.

PERSPECTIVA SOCIAL

Durante a Idade Média, a música erudita estava profundamente ligada à Igreja, servindo como veículo para a espiritualidade e para o poder clerical. No Renascimento e no Barroco, a música também se tornou um instrumento de prestígio nas cortes, com os compositores trabalhando para a nobreza e produzindo obras que exaltavam o poder e a riqueza dos seus patronos.

Com a ascensão da burguesia no século XVIII, a música erudita passou a ser consumida por um público mais amplo, especialmente em concertos públicos, o que democratizou, em parte, seu acesso. No entanto, essa mesma democratização trouxe uma divisão entre a música erudita e a música popular.

Imagem 3: Imagem criada por IA. Disponível em: https://chatgpt.com/  Acesso em 25, nov. 2024.

PERSPECTIVA CULTURAL

A música erudita reflete as transformações culturais de cada época, sendo influenciada por movimentos filosóficos, científicos e artísticos. O Iluminismo, por exemplo, influenciou a clareza e racionalidade do Classicismo. Já o Romantismo foi marcado pelo nacionalismo musical, com compositores como Tchaikovsky, Verdi e Dvořák incorporando elementos folclóricos em suas obras, reafirmando identidades culturais em tempos de transformação política.

No século XX, a globalização trouxe novos desafios e oportunidades. Compositores começaram a explorar influências de culturas não ocidentais, ampliando os horizontes da música erudita. 

Imagem 4: Imagem criada por IA. Disponível em: https://chatgpt.com/  Acesso em 25, nov. 2024.

MAIS QUE UM GÊNERO ARTÍSTICO

A música erudita é mais do que um gênero artístico; é um retrato das complexas interações entre estética, sociedade e cultura. Ela transcende o entretenimento, funcionando como uma linguagem universal que une diferentes tempos, lugares e ideias. Embora por vezes percebida como elitista, a música erudita continua a inspirar e transformar a maneira como compreendemos o mundo e a nós mesmos, reafirmando seu valor como patrimônio cultural e fonte de inovação artística.

QUESTÃO 1

O que é a música erudita?

QUESTÃO 2

Qual ou quais as características da música erudita?

QUESTÃO 3

O período que introduziu a dramaticidade e a ornamentação exuberante à música erudita, que contou com nomes como Bach e Handel foi o

( A ) Classicismo.

( B ) Romantismo.

( C ) Barroco.

( D ) Surrealismo.

QUESTÃO 4

O período que colocou a emoção e a subjetividade no centro da criação musical erudita, explorando temas como a natureza, o amor e o heroísmo foi o

( A ) Classicismo.

( B ) Romantismo.

( C ) Barroco.

( D ) Surrealismo.


Autoria:Eurim Pablo
Formação:Educação Física e Mestre em Performances Culturais
Componente Curricular:Arte/Música
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento:(EJAAM0609) Apreciar e analisar os períodos da história da música sob o ponto de vista estético, social e cultural
Referências:BIZZOCCHI, Aldo. O clássico e o moderno, o erudito e o popular na arte. In: Líbero. São Paulo, v.2, n.3/4, p.72-76, 1999.
MARCONDES, Marcos Antônio (org). Enciclopédia da Música Brasileira: erudita, folclórica, popular. SP: Art Editora, 1998. 2ª edição, revista e ampliada.
NAPOLITANO, Marcos. História e música. Belo Horizonte: autêntica, 2002. Coleção História e Reflexões.