Esta proposta de atividade de ARTE – MÚSICA é destinada aos estudantes da 7ª Série da Educação de Jovens e Adultos – EJA
Começamos a emitir sons assim que nascemos. E desde pequenos, vamos acumulando um conjunto de músicas na vida que formam o nosso repertório pessoal e cultural. O repertório musical pessoal é feito de todas as músicas que conhecemos e não apenas daquelas que gostamos. Normalmente ouvimos músicas de estilos que nos chegam facilmente pela internet, televisão e rádio, por exemplo.
Mas será que todo mundo tem o mesmo gosto musical?
O Brasil apresenta uma multiplicidade cultural expressada pelos gêneros musicais, nos quais podem ser observados tanto pela diversidade de ritmos e estilos musicais, quanto pelas características específicas que cada um deles possui.
Os gêneros musicais brasileiros apresentam elementos que remontam às contribuições e influências culturais dos povos negros trazidos da África e das comunidades indígenas, que participaram da construção da identidade cultural brasileira. São fortemente influenciados por aspectos sociais, econômicos, políticos e históricos, associados aos contextos em que se desenvolvem.
Com isso, observamos que nas diferentes regiões do país temos um estilo musical diferente que é preponderante e ganha projeção nacional como representante da cultura do povo daquele território. Somando assim um vasto repertório musical brasileiro.
Alguns gêneros musicais brasileiros como o Choro, o Samba, o Sertanejo, o Forró, o Rap, o Hip-Hop e a MPB são mais populares no país e se tornaram conhecidos mundialmente em virtude da projeção que alguns representantes do gênero obtiveram em sua carreira artística.
O gênero musical MPB (Música Popular Brasileira) se tornou uma referência à produção nacional, desenvolvida a partir de um movimento cultural originado após o golpe militar de 1964, com compositores e intérpretes marcando o cenário da música com questionamentos sobre a situação cultural, artística e até mesmo política brasileira de forma poética.
Diversos compositores brasileiros como Gilberto Gil, Caetano Veloso, Maria Bethânia, dentre outros, utilizaram esse gênero musical como meio de tornar públicas as suas discordâncias políticas e sociais.
O gênero musical MPB, no entanto, sofreu muitas modificações ao longo das décadas, os gostos e as expressões artísticas mudaram e hoje parece ser muito mais ampla que antes, pois o cenário musical apresenta uma nova MPB.
A nova MPB é apenas uma das maneiras de nomear o grupo de artistas de uma geração mais atual que compõem esse estilo musical. Atualmente, esse gênero musical costuma tratar de questões cotidianas, com influências e letras que vão desde o amor e a sofrência até uma pegada mais leve, calma e positividade.
O que será que essa galera nova trouxe de diferente para o gênero musical MPB?
Atualmente, estilos consagrados na MPB como a bossa nova e o samba, estão sendo equiparados a outros estilos musicais como o axé e o sertanejo, por exemplo, por um público diversificado, justamente por serem considerados como músicas populares. Ritmos como o rap e o hip-hop, também vem ganhando popularidade e cada vez mais espaço na sociedade brasileira, daí podemos pensar, afinal o que podemos considerar como popular?
O nome nova MPB, assim denominado por uma classe musical, tem gerado polêmicas, porque coloca artistas novos em um lugar de comparação com grandes nomes da música brasileira, que já conquistaram um lugar especial na MPB.
A concepção de novo e velho faz parecer que uma geração entrou no lugar da outra, o que não é verdade. Afinal, como chamar Caetano Veloso de velha MPB se ele segue em plena atividade, colaborando com os jovens artistas como Maria Gadú, por exemplo, que o tem como grande ídolo.
Em uma época em que os artistas não parecem ter medo de atravessar gêneros e colaborar com outros músicos, é muito provável que a MPB continue se reinventando e pegando um pouquinho de cada estilo. O funk é brega, o sertanejo é pop e a MPB é tudo isso e um pouco mais.
Podemos então considerar praticamente tudo que se faz na atualidade como música popular brasileira?
Ou talvez, que o conceito de música popular brasileira esteja caminhando para um conceito no qual poderia ser chamado de música brasileira popular?
VAMOS RESPONDER ALGUMAS QUESTÕES?
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QUESTÃO 1
- Você tem uma canção favorita?
- Onde você conheceu as músicas que fazem parte do seu repertório? Com sua família? Na sua escola? Com os seus amigos? No rádio? Na televisão? Na internet? Em outros meios de comunicação? Quais?
- Que sensações e emoções a música desperta em você?
QUESTÃO 2
Leia o trecho de música:
Shimbalaiê, quando vejo o sol beijando o mar
Shimbalaiê, toda vez que ele vai repousar (2x)
Natureza, deusa do viver
A beleza pura do nascer
Uma flor brilhando à luz do sol
Pescador entre o mar e o anzol
Pensamento tão livre quanto o céu
Imagino um barco de papel
Indo embora pra não mais voltar
Tendo como guia Iemanjá
Shimbalaiê, quando vejo o sol beijando o mar
Shimbalaiê, toda vez que ele vai repousar (2x)
(Trecho da letra da música “Shimbalaiê” – Maria Gadú. Editora Som Livre Edições Musicais)
QUESTÃO 3
Reflita e responda as questões:
- O que o trecho da música quer dizer?
- O que você vê ou imagina ao fechar os olhos e ouvir essa música?
- Você gosta desse tipo de música? Por quê?
- Será que todo mundo tem o mesmo gosto musical?
QUESTÃO 4
- Você já criou uma playlist de músicas?
Para ampliar o seu repertório musical, faça uma playlist com músicas que você não conhece e descubra mais sobre o universo de possibilidades que ainda não entraram no seu repertório.
SAIBA MAIS – ARTE – MÚSICA – MPB MÚSICA POPULAR BRASILEIRA
Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=Z_NWR1_lXaY> acesso em 05, set. 2022.
Acesse os materiais referentes a essa atividade clicando na imagem abaixo:
Componente Curricular | Arte – Modalidade – Música |
Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento | (EAJAAR0754) Desenvolver e qualificar a apreciação musical, possibilitando analisar, articular e compreender os aspectos constitutivos da música. (EAJAAR0755) Acessar e apreciar criticamente o acervo musical construído pela humanidade em diferentes tempos e espaços. |
Referências | CANDAU, Vera Maria. Multiculturalismo e educação: questões, tendências e perspectivas. In: CANDAU, V. M. (Org.). Sociedade, educação e cultura(s): questões e propostas. Petrópolis: Vozes, 2008. GOULART, Diana. Por todo canto: método de técnica vocal: música popular. São Paulo: G4, 2022. v. 1. SCHAFER, R. M. O ouvido pensante. 2. ed. São Paulo: Unesp, 2000. |