Esta atividade de Matemática tem como base as sequências didáticas propostas pelo Programa Aprender Sempre, da SME-Goiânia, com base no DC/GO – Ampliado e está destinada a estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental.
Disponível em: < Pagar Números Dígitos – Foto gratuita no Pixabay > Acesso em 01 de agosto de 2022.
As Quatro Operações Fundamentais na Matemática e sua Aplicação no Cotidiano
Na matemática, quatro operações desempenham um papel crucial, sendo denominadas fundamentais devido à sua importância e aplicabilidade em uma variedade de situações. Essas operações – adição, subtração, multiplicação e divisão – formam a base para a resolução de problemas cotidianos, proporcionando uma compreensão fundamental do mundo ao nosso redor.
A adição é a operação que combina quantidades. Quando temos duas ou mais quantidades e as adicionamos, encontramos a soma. Por exemplo, ao calcular o custo total de compras no supermercado ou a contagem total de itens em um conjunto, estamos empregando a adição. Essa operação é essencial para entender a acumulação de valores e quantidades em diversos contextos.
A subtração é a operação oposta à adição. Ela envolve a remoção de uma quantidade de outra. Ao lidar com finanças, por exemplo, subtraímos os gastos do orçamento para calcular o saldo restante. Em situações do dia a dia, a subtração é frequentemente usada para determinar diferenças, como calcular a distância entre dois pontos no espaço ou verificar a variação de temperatura.
A multiplicação é a operação que representa a repetição de uma quantidade. Quando multiplicamos dois números, estamos, essencialmente, somando uma quantidade consigo mesma várias vezes. Isso é especialmente útil ao calcular áreas de terrenos, volumes de recipientes ou até mesmo ao determinar custos em compras de grandes quantidades de itens idênticos.
A divisão é a operação inversa da multiplicação. Ela envolve a distribuição equitativa de uma quantidade em partes iguais. Ao dividir o custo total de uma compra pelo número de pessoas que contribuirão, obtemos a quantia que cada indivíduo deve pagar. A divisão é fundamental para entender proporções, distribuição e compartilhamento em várias situações cotidianas.
A aplicação prática dessas operações é vasta. Considere a resolução de problemas financeiros, onde a adição e a subtração são cruciais para manter um orçamento equilibrado. Na construção, a multiplicação é utilizada para calcular a quantidade de materiais necessários, enquanto a divisão é empregada para distribuir recursos entre os trabalhadores.
Além disso, as operações fundamentais são essenciais em áreas como ciências, engenharia e tecnologia. A análise de dados, cálculos de probabilidade e modelagem matemática dependem intensamente dessas operações para fornecer insights valiosos e soluções precisas.
Em resumo, a compreensão das quatro operações fundamentais na matemática é vital para enfrentar os desafios diários. Elas não apenas aprimoram as habilidades matemáticas, mas também capacitam as pessoas a tomar decisões informadas em diversas áreas da vida. Ao dominar essas operações, estamos construindo uma base sólida para resolver problemas e compreender o mundo ao nosso redor de maneira mais precisa e eficaz.
Assista a videoaula da professora Priscilla com essa temática
Vamos responder algumas questões
Questão 1
Mariana tem uma confecção de camisetas. O gráfico a seguir mostra a produção de camisetas dos meses de janeiro, fevereiro e março. De acordo com essas informações responda:
- Qual foi o total produzido nesse trimestre?
- Quantas camisetas foram produzidas em fevereiro a mais do que em janeiro?
- Mariana quer expandir a produção e decidiu confeccionar no mês de abril o triplo de camisetas que haviam sido produzidas no mês de janeiro. Qual a quantidade de camisetas que devem ser confeccionadas para que isso aconteça?
- A quarta parte das camisetas confeccionadas em fevereiro foram vendidas para uma loja de Anápolis. Esse número corresponde a quantas camisetas?
Questão 2
Na produção de camisetas da confecção em um mês foram gastos R$ 25.360,40 com material e R$10.293,20 com a mão de obra. Qual foi o custo total com material e mão de obra?
(A) R$ 15.653,60
(B) R$ 35.653,60
(C) R$ 35.653,20
(D) R$ 35.653,40
Questão 3
No mês de agosto a confecção de Mariana arrecadou R$ 64.496,60 com as vendas das camisetas e teve um custo de R$ 51.154,22 na produção. Sabendo que o lucro é a diferença entre o valor arrecadado e o custo, calcule o lucro obtido.
(A) R$ 13.342,38
(B) R$ 64.496,60
(C) R$ 51.154,22
(D) R$ 113.650,82
Questão 4
O preço do metro de um tecido, que era R$ 26,50 teve reajuste de 20%. Para calcular o novo valor, devemos multiplicar o preço antigo por 0,20. Qual será o novo preço?
Autoria: | Priscilla Nascimento Dias, licenciada em matemática e pedagoga. |
Componente Curricular: | Matemática |
Habilidades: | (EF05MA07-A) Ler, interpretar, resolver, analisar e elaborar problemas de adição e subtração com números naturais utilizando estratégias diversas, como cálculo por estimativa, cálculo mental e algoritmos. (EF05MA07-B) Ler, interpretar, resolver, analisar e elaborar problemas de adição e subtração com números racionais na representação decimal finita, utilizando estratégias diversas, como cálculo por estimativa, cálculo mental e algoritmos. Exemplo: 0,25 + 0,50. (EF05MA08-A) Ler, interpretar, resolver, analisar e elaborar problemas de multiplicação e divisão com números naturais, com multiplicador natural é um divisor natural e diferente de zero, utilizando estratégias diversas, como cálculo por estimativa, cálculo mental e algoritmos. Exemplo: 23 x 45; 125 : 5. (EF05MA08-B) Ler, interpretar, resolver, analisar e elaborar problemas de multiplicação e divisão com números racionais, cuja representação decimal é finita, com multiplicador natural é divisor natural diferente de zero, utilizando estratégias diversas, como cálculo por estimativa, cálculo mental e algoritmos. Exemplo: 0,2 x 3; 0,5 : 3 |