You are currently viewing MATEMÁTICA – SISTEMA MONETÁRIO
Real, Currency, Money, Dinheiro, Reais, Brasil. Several banknotes worth 100 reais and 50 reais on a wooden object.

MATEMÁTICA – SISTEMA MONETÁRIO

ESTA PROPOSTA DE ATIVIDADE DE MATEMÁTICA É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO 1º ANO DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL.


COM O DESENVOLVIMENTO DAS SOCIEDADES E O AUMENTO DAS TROCAS DE PRODUTOS, FOI NECESSÁRIO CRIAR UM SISTEMA QUE FACILITASSE ESSAS TROCAS, SURGINDO ASSIM A MOEDA; MAS, COM O PASSAR DO TEMPO, AINDA FOI NECESSÁRIO CRIAR UMA NOVA FORMA, PORQUE ERA MUITO DIFÍCIL GUARDAR E CARREGAR MUITAS MOEDAS, POR ISSO, SURGIU AS CÉDULAS DE PAPEL.

O SISTEMA MONETÁRIO DE UM PAÍS É REPRESENTADO PELO CONJUNTO DE CÉDULAS E MOEDAS LEGAIS EM CIRCULAÇÃO. SUA PRINCIPAL FUNÇÃO É A MENSURAÇÃO DO VALOR DAS MERCADORIAS.


VAMOS VER A VIDEOAULA?

FONTE: https://youtu.be/WNk-xi9_psg

VAMOS FAZER AS ATIVIDADES?

QUESTÃO 1

LIGUE A CÉDULA (NOTA) AO SEU VALOR CORRESPONDENTE:


QUESTÃO 2

VOCÊ SABE CONTAR? DESCUBRA QUANTO HÁ EM CADA GRUPINHO E LIGUE A QUANTIDADE AO NÚMERO CORRESPONDENTE .

      10   2   3   7      4

VOCÊ SABE QUANTO DE DINHEIRO TEMOS AO TODO?

_______________________________________________________________________________________________


QUESTÃO 3

ASSINALE COM UM X O QUE PODEMOS COMPRAR COM O DINHEIRO ABAIXO:

SERÁ QUE VAI SOBRAR TROCO? QUANTO?

__________________________________________________________


Autoria:Maria da Luz Santos Ramos
Formação:Professora Pedagoga, Doutora em Educação
Componente CurricularMatemática
Habilidade(EF01MA19-A). Reconhecer moedas e cédulas, nomeá-las e identificar como fazer trocas de moedas por outras;
(EF01MA19-B). Identificar quantas moedas ou cédulas de menor valor são necessárias para trocar por outra de valor maior;
(EF01MA19-C). Relacionar valores de moedas e cédulas do sistema monetário brasileiro para resolver situações simples do cotidiano do estudante.
Referências: GOIÂNIA. Secretaria Municipal de Educação. Aprender Sempre. 1° ao 5º ano – Ensino Fundamental; Matemática; 3° Bimestre; Goiânia, 2022.
GOIÁS, Governo do Estado de. Secretária de Estado de Educação – Seduc/Consed. Documento Curricular para Goiás – Ampliado: Volume II Ensino Fundamental Anos Iniciais.
Imagens de:
https://br.freepik.com/
https://pixabay.com/pt/
canva.com