ESTA PROPOSTA DE EDUCAÇÃO FÍSICA INTEGRADA COM LÍNGUA PORTUGUESA É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO PRIMEIRO PERÍODO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS – EJA.
JOGO BOLINHA DE GUDE
O JOGO DE BOLINHA DE GUDE É UMA TRADIÇÃO CULTURAL PROFUNDAMENTE ENRAIZADA NO BRASIL, CONHECIDA POR UMA SÉRIE DE NOMES REGIONAIS, COMO “BIROSCA”, “FUBECAS”, “BURQUINHA”, “BILOSCA”, “BULICA” E OUTROS.
APESAR DAS MUITAS VARIAÇÕES NAS REGRAS E TÉCNICAS, O OBJETIVO CENTRAL DO JOGO PERMANECE CONSTANTE: LANÇAR UMA BOLINHA COM PRECISÃO PARA ATINGIR UM ALVO DETERMINADO PREVIAMENTE.
ESTA PRÁTICA CORPORAL É APRECIADA COMO UMA ATIVIDADE DE LAZER POR PESSOAS DE TODAS AS IDADES. O LAZER ENVOLVE UMA VARIEDADE DE ATIVIDADES QUE A PESSOA ESCOLHE VOLUNTARIAMENTE, SEJA PARA RELAXAR, SE DIVERTIR, RECREAR-SE, AUMENTAR SEU CONHECIMENTO OU DESENVOLVIMENTO PESSOAL.
QUESTÃO 1
O JOGO DE BOLINHA DE GUDE É UMA TRADIÇÃO CULTURAL PROFUNDAMENTE ENRAIZADA NO BRASIL E TRANSMITIDA DE GERAÇÃO PARA GERAÇÃO. ASSIM, PODEMOS DIZER QUE ELE É UM JOGO
(A) POPULAR.
(B) ELETRÔNICO.
(C) DE TABULEIRO.
(D) PRÉ-DESPORTIVO.
QUESTÃO 2
SOBRE O JOGO BOLINHA DE GUDE, MARQUE ( V ) PARA AS ALTERNATIVAS CORRETAS E ( F ) PARA AS FALSAS:
( ) É CONSIDERADO UM JOGO TRADICIONAL E MUITO POPULAR NO BRASIL.
( ) PODE SER JOGADO DE VÁRIAS FORMAS E SOMENTE POR CRIANÇAS.
( ) NO BRASIL O JOGO TAMBÉM É CONHECIDO POR “BIROSCA” E “BILOSCA”.
( ) É UM JOGO CRIADO NO BRASIL E NÃO É PRATICADO EM OUTROS LUGARES.
QUESTÃO 3
EXISTEM DIVERSAS MANEIRAS DE JOGAR BOLA DE GUDE, MAS O OBJETIVO GERALMENTE PERMANECE O MESMO, QUE É
(A) LANÇAR UMA BOLINHA COM AS MÃOS PARA ATINGIR UM ALVO PREDEFINIDO.
(B) MARCAR GOLS CHUTANDO COM OS PÉS A BOLINHA NO GOL ADVERSÁRIO.
(C) ARREMESSAR O MAIOR NÚMERO DE BOLINHAS NO CAMPO OPONENTE.
(D) EMPILHAR O MAIOR NÚMERO DE BOLINHAS SEM DEIXÁ-LAS CAIR.
QUESTÃO 4
NA SOCIEDADE MODERNA, É DIFÍCIL PARA OS ADULTOS ENCONTRAR TEMPO PARA O LAZER DEVIDO ÀS MUITAS PRESSÕES E DEMANDAS. MUITOS NÃO PERCEBEM A IMPORTÂNCIA DESSES MOMENTOS PARA O BEM-ESTAR. DIANTE DESSA REALIDADE, FAÇA UM CARTAZ COM A INTENÇÃO DE SENSIBILIZAR A SUA COMUNIDADE ESCOLAR SOBRE A RELEVÂNCIA DO LAZER E DA LUDICIDADE, SUGERINDO PRÁTICAS COMO O JOGO DE BOLINHA DE GUDE. INSPIRE-SE:
SAIBA MAIS
PARA SABER MAIS SOBRE ALGUMAS FORMAS DE SE JOGAR BOLINHA DE GUDE, ASSISTA O VÍDEO ABAIXO:
Autor | Jordana Ferreira |
Formação | Educação Física |
Componentes Curriculares | Educação Física e Língua Portuguesa |
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento | (EJAEF0105) Vivenciar os jogos como manifestação lúdica na perspectiva do lazer. (EJALP0135) Elaborar, com a mediação do professor, textos com diferentes funções e de diferentes gêneros do campo da vida cotidiana. |
Referências | BRASIL. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF. DUMAZEDIER. Joffre. Lazer e Cultura Popular. São Paulo: Perspectiva S.A., 1993. SILVA, Luciana Maria Fernandes. A IMPORTÂNCIA DO LAZER E DA LUDICIDADE NA FASE ADULTA: proposta de programa de lazer e ludicidade para mulheres. Disponível em: http://l1nq.com/SzX92. Acesso em 20 de setembro de 2022. SANTOS, Gisele F. de L. Origem dos Jogos Populares: em busca do “elo perdido”. IV Congresso Norte Paranaense de Educação Física Escolar (CONPEF). Londrina: UEL, 2009 ______. Jogos Tradicionais e a Educação Física. Londrina: EDUEL, 2012. ONU – Organização das Nações Unidas. Declaração Universal dos Direitos Humanos da ONU. |