Esta proposta de atividade de Língua Portuguesa e Geografia é destinada a estudantes da 1ª e 2ª série da Educação de Jovens e Adultos – EJA.
O DEBATE É UM GÊNERO TEXTUAL QUE TEM COMO FINALIDADE DISCUTIR UMA QUESTÃO POLÊMICA NA QUAL SÃO APRESENTADOS DIFERENTES PONTOS DE VISTA, ENVOLVENDO PRÁTICAS DA LINGUAGEM ORAL.
PARA QUE UM DEBATE REGRADO OCORRA É NECESSÁRIO: A PRESENÇA DE DEBATEDORES COM POSICIONAMENTOS DIFERENTES, DE MEDIADORES OU MODERADORES E DA PLATEIA.
O DEBATE PERMITE:
-A DINÂMICA DAS TROCAS: ESCUTA DO OUTRO, ORGANIZAÇÃO ANTECIPADA DO DISCURSO/ DA FALA – O POSICIONAMENTO.
-A JUSTIFICAÇÃO: A SUSTENTAÇÃO DO POSICIONAMENTO UTILIZANDO ARGUMENTOS.
-A REFUTAÇÃO: CONTESTAÇÃO OU RÉPLICA.
VAMOS RESPONDER ALGUMAS QUESTÕES ?
QUESTÃO 1
SUSTENTABILIDADE É UM TIPO DE DESENVOLVIMENTO QUE NÃO ESGOTA OS RECURSOS NATURAIS PARA O FUTURO. ESSA DEFINIÇÃO FOI CRIADA PELAS NAÇÕES UNIDAS – ONU PARA DISCUTIR E PROPOR MEIOS DE CONCILIAR O DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E A CONSERVAÇÃO AMBIENTAL. COM BASE NESTE CONCEITO, RESPONDA.
A) VOCÊ JÁ PAROU PARA PENSAR QUE A FORMA COMO VOCÊ VIVE DEIXA MARCAS NO MEIO AMBIENTE?
B) EM SUA OPINIÃO, É NECESSÁRIO QUE TODAS AS PESSOAS SE PREOCUPEM COM AS MARCAS QUE DEIXAM NO PLANETA? POR QUÊ?
QUESTÃO 2
PEGADA ECOLÓGICA É UM TERMO CRIADO PARA AVALIAR OS PADRÕES DE CONSUMO DE UM INDIVÍDUO. DESSA FORMA, É POSSÍVEL PERCEBER SE A TERRA RESISTE AO ESTILO DE VIDA DAS PESSOAS E PERMITE A COMPARAÇÃO ENTRE O CONSUMO E A CAPACIDADE DE RESISTÊNCIA ECOLÓGICO DO PLANETA.
INDIQUE COM QUAL OU QUAIS PEGADAS ECOLÓGICAS VOCÊ SE PREOCUPA EM REDUZIR
A) SEPARAR O LIXO.
B) ADQUIRIR PRODUTOS QUE NÃO AGRIDEM O MEIO AMBIENTE.
C) NÃO ADQUIRIR ANIMAIS SILVESTRES.
D) APAGAR A LUZ AO DEIXAR O AMBIENTE.
QUESTÃO 3
LEIA PARA APRENDER COMO ORGANIZAR E PARTICIPAR DE UM DEBATE REGRADO.
QUESTÃO 4
IMAGINE QUE VOCÊ FOI CONVIDADO PARA PARTICIPAR DE UM DEBATE SOBRE SUSTENTABILIDADE. RELEIA O MATERIAL DESTA ATIVIDADE E PESQUISE MAIS INFORMAÇÕES SOBRE O TEMA EM SEUS LIVROS DE GEOGRAFIA E CIÊNCIAS OU NA INTERNET SE FOR POSSÍVEL, E PREPARE SEUS ARGUMENTOS.
QUESTÃO 5
PARA QUE OS DEBATEDORES TENHAM SEU MOMENTO DE FALA RESPEITADO, O MEDIADOR DEVE:
A) DEIXAR QUE OS DEBATEDORES FAÇAM E RESPONDAM PERGUNTAS A QUALQUER MOMENTO.
B) PROLONGAR O TEMPO DO DEBATE.
C) COMBINAR AS REGRAS DO DEBATE.
ACESSE OS MATERIAIS REFERENTES A ESSA ATIVIDADE ( SLIDE E ATIVIDADE 23) CILCANDO AQUI: https://drive.google.com/drive/folders/15qC_G7cCaBE_u8btzKFaIc3qK6dDowvF?usp=sharing
SAIBA MAIS – acesse o vídeo a seguir para compreender a diferença entre debate regrado e debate deliberativo.
Componentes Curriculares | Língua Portuguesa e Geografia |
Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento | (EAJALP0194) Participar de debates problematizando situações da realidade social. (EAJAGE0113) Conhecer noções básicas de educação ambiental, a partir da observação e descrição das características de seus lugares de vivência relacionadas aos fenômenos da natureza. |
Referências | BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. Goiânia. Matriz Estruturante EJA 2022. Secretaria Municipal de Educação e Esporte de Goiânia, 2022. https://sitesustentavel.com.br/pegada-ecologica-o-que-e-e-o-que-representa/ – acesso em 13/09/2022. https://www.wwf.org.br/participe/porque_participar/sustentabilidade/ acesso em 14/09/2022 https://www.jornaljoca.com.br/a-terra-alcancou-seu-limite-no-uso-de-recursos-renovaveis-para-2018/ – acesso em 14/09/2022 |