Esta proposta de atividade de Ciências da Natureza é destinada aos estudantes do 8º ano dos anos finais do Ensino Fundamental.
Conhecer e discutir sobre os métodos contraceptivos auxilia o jovem a fazer escolhas no que tange ao seu projeto de vida e, também, cuidar de si mesmo e de quem se relaciona – na atualidade ou no futuro. Isso porque há métodos que, além de permitirem a não concepção, também reduzem substancialmente o risco de se adquirir, ou transmitir, uma infecção sexualmente transmissível. Outro ponto diz respeito aos efeitos colaterais de cada um dos métodos. Está preparada(o)?
Vamos refletir sobre esse tema?
![](https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/wp-content/uploads/2022/09/Menstrual_Cycle_bottom-e1663577358783-1024x692.png)
Acesso em set 22.
QUESTÃO 1
Maria José, ao estudar sobre ciclo menstrual na escola, passou a anotar diariamente informações relacionadas ao seu humor, sensações corporais e secreção vaginal, para conhecer melhor como seu corpo funciona. Sobre essas informações, responda:
A) Quando e o que ocorre no primeiro dia do ciclo menstrual de uma mulher?
B) Em um certo dia, Maria José sentiu cólicas leves, seios sensíveis e secreção semelhante a clara de ovo. Nesse sentido, podemos afirmar que ela estava no período de ovulação ou de menstruação?
C) Qual é o período mais fértil na mulher? Explique, apontando também como é possível estimar esse momento no ciclo.
QUESTÃO 2
A pílula anticoncepcional é utilizada em diversos contextos médicos, além da contracepção em si. Tratamento para ovários policísticos, acne, endometriose: lá está ela, em muitos casos. Entretanto, como qualquer medicamento, ela pode apresentar efeitos colaterais. Nesse sentido, têm-se questionado sobre a possibilidade de haver método semelhante direcionado aos homens, para que a responsabilidade reprodutiva seja dividida entre os casais. O texto “E a Pílula Masculina: cadê?”, de Madson de Moraes, da Revista Trip, discorre sobre esse tema. Leia alguns trechos dessa matéria:
“Encontrei muita resistência dentro do conselho da empresa, onde a reação padrão dos membros, brancos de meia idade, era: ‘Eu nunca iria usar’. Era considerado algo para covardes, débeis e homens fracos”
“São elas que carregam essa “pedra” enquanto os homens desempenham um papel simples – como lembrá-las de comprar ou tomar a pílula. As feministas têm pedido e exigido isso para uma possível igualdade de gênero”.
“Há inúmeras mulheres que sofrem muito com os efeitos colaterais causados pela pílula feminina. Se os homens tivessem a responsabilidade de tomá-la, isso aliviaria bastante o peso dessas mulheres”,
“Será que uma mulher que conhece um homem há pouco tempo deixaria de usar algum outro método anticoncepcional se ele dissesse que toma a pílula? Seria arriscado. Creio que a pílula masculina funcionaria melhor entre casais mais estáveis”,
“O que pode mudar é essa coisa do ‘ah, eu não queria, foi ela quem engravidou e decidiu ter’. Ou ‘ela me deu o golpe da barriga’”. Como a responsabilidade sobre ter ou não filhos é da mulher, é ela quem paga todo o preço. O homem não quer pagar preço nenhum”
“Se o uso dos preservativos tem caído e a vasectomia é um caminho que eles desconfiam, quem garante que eles irão tomar uma? Isso me faz duvidar o quanto os homens iriam querer uma pílula anticoncepcional. Essa constante promessa de uma injeção masculina ou anticoncepcional permite que eles ‘culpem’ a ciência por não lhes dar ‘opções’, mas eles não usam as que já existem”.
“O consenso nesse debate é que, independentemente de aparecer um novo método anticoncepcional para homens, os preservativos não podem sair de moda. “Eles não desapareceram depois que a pílula feminina ou os contraceptivos intrauterinos tornaram-se comuns. Como um método de barreira, eles ainda vão desempenhar um papel importante contra infecções sexualmente transmissíveis”, opina Hamlin. Por enquanto, uma pílula masculina ainda é algo difícil de engolir.”
Fonte: https://revistatrip.uol.com.br/trip/por-que-ainda-nao-ha-uma-pilula-anticoncepcional-masculina (adaptado).
A) A pílula anticoncepcional pode ser classificada como um método contraceptivo de barreira, comportamental, hormonal, cirúrgico ou intrauterino? Explique.
B) O preservativo, masculino e feminino, é capaz não somente de prevenir a gravidez como também proteger ambos os parceiros sexuais de infecções sexualmente transmissíveis ISTs. Há outro método de barreira que apresenta essas mesmas vantagens? E comportamental? Discorra.
C) Você acha que o desenvolvimento de uma pílula anticoncepcional masculina é importante? Justifique a sua resposta, utilizando um dos trechos acima para embasar o seu ponto de vista.
QUESTÃO 3
Veja a recente notícia sobre a laqueadura e a vasectomia, do site do Senado:
A) Por que, por Lei, há determinadas restrições para a realização da laqueadura e da vasectomia, como idade mínima, quantidade de filhos e autorização do cônjuge?
B) Qual é a sua opinião sobre essa possível flexibilização para tais procedimentos?
C) Nos desenhos esquemáticos a seguir, marque com uma seta as estruturas que são submetidas à cirurgia, na laqueadura e na vasectomia:
![](https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/wp-content/uploads/2022/09/sistemas-genitais-e1663577971780.png)
QUESTÃO 4
Quanto às ISTs (infecções sexualmente transmissíveis), preencha o quadro a seguir com as principais informações sobre cada uma delas:
ISTs | Micro-organismo causador | Outras formas de contágio (além do contato sexual) | Sintomas | Tratamento |
Cancro mole | ||||
Candidíase | ||||
Gonorreia | ||||
Hepatite B | ||||
Herpes genital | ||||
HPV | ||||
Infecção pelo HIV | ||||
Pediculose pubiana | ||||
Sífilis | ||||
Tricomoníase |
Acesse os materiais referentes a essa atividade clicando aqui:
https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/propostas_didaticas/propostas-didaticas-ciencias-da-natureza-8o-ano/
SAIBA MAIS
Você costuma ter responsabilidade com que se relaciona afetivamente? O vídeo a seguir, da professora Mariana Araguaia, conceitua o que é responsabilidade afetiva. Vamos conhecer esse termo?
Componente Curricular | Ciências da Natureza |
Habilidade | (EF08CI08-D) Analisar o ciclo menstrual regular, sua duração, ovulação e período fértil. (EF08CI09-A) Definir e diferenciar métodos contraceptivos, classificando-os quanto às formas de ação. (EF08CI09-B) Comparar o modo de ação e a eficácia dos diversos métodos contraceptivos, justificando a necessidade de compartilhar a responsabilidade na escolha e na utilização do método mais adequado à prevenção da gravidez precoce e indesejada e de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). (EF08CI10-A) Identificar os principais sintomas, modos de transmissão e tratamento de algumas Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), com ênfase na AIDS, e discutir estratégias e métodos de prevenção. |
Referências | CARNEVALLE, Maíra Rosa. Araribá Mais Ciências: 8º ano. 1. ed. São Paulo: Moderna, 2018. GOIÁS. Documento Curricular para Goiás – Ampliado. Volume III Ensino Fundamental Anos Finais. Disponível em https://sme.goiania.go.gov.br/site/index.php/institucional/documentos-oficiais-2/category/27-documentos-gerais. Acesso em fev. 2022. HIRANAKA, Roberta Aparecida Bueno; HORTENCIO, Thiago Macedo de Abreu. Inspire Ciências: 8º ano. 1. ed. São Paulo: FTD, 2018. |