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Ciências da Natureza – Por que devo compreender sobre o ciclo menstrual e ISTs?

Esta proposta de atividade de Ciências da Natureza é destinada aos estudantes do 8º ano dos anos finais do Ensino Fundamental.

Conhecer e discutir sobre os métodos contraceptivos auxilia o jovem a fazer escolhas no que tange ao seu projeto de vida e, também, cuidar de si mesmo e de quem se relaciona – na atualidade ou no futuro. Isso porque há métodos que, além de permitirem a não concepção, também reduzem substancialmente o risco de se adquirir, ou transmitir, uma infecção sexualmente transmissível. Outro ponto diz respeito aos efeitos colaterais de cada um dos métodos. Está preparada(o)?

Vamos refletir sobre esse tema?

Disponível em <https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Menstrual_Cycle_bottom.png>.
Acesso em set 22.

QUESTÃO 1

Maria José, ao estudar sobre ciclo menstrual na escola, passou a anotar diariamente informações relacionadas ao seu humor, sensações corporais e secreção vaginal, para conhecer melhor como seu corpo funciona. Sobre essas informações, responda:

A) Quando e o que ocorre no primeiro dia do ciclo menstrual de uma mulher?

B) Em um certo dia, Maria José sentiu cólicas leves, seios sensíveis e secreção semelhante a clara de ovo. Nesse sentido, podemos afirmar que ela estava no período de ovulação ou de menstruação?

C) Qual é o período mais fértil na mulher? Explique, apontando também como é possível estimar esse momento no ciclo.

QUESTÃO 2

A pílula anticoncepcional é utilizada em diversos contextos médicos, além da contracepção em si. Tratamento para ovários policísticos, acne, endometriose: lá está ela, em muitos casos. Entretanto, como qualquer medicamento, ela pode apresentar efeitos colaterais. Nesse sentido, têm-se questionado sobre a possibilidade de haver método semelhante direcionado aos homens, para que a responsabilidade reprodutiva seja dividida entre os casais. O texto “E a Pílula Masculina: cadê?”, de Madson de Moraes, da Revista Trip, discorre sobre esse tema. Leia alguns trechos dessa matéria:

“Encontrei muita resistência dentro do conselho da empresa, onde a reação padrão dos membros, brancos de meia idade, era: ‘Eu nunca iria usar’. Era considerado algo para covardes, débeis e homens fracos”

“São elas que carregam essa “pedra” enquanto os homens desempenham um papel simples – como lembrá-las de comprar ou tomar a pílula. As feministas têm pedido e exigido isso para uma possível igualdade de gênero”.

“Há inúmeras mulheres que sofrem muito com os efeitos colaterais causados pela pílula feminina. Se os homens tivessem a responsabilidade de tomá-la, isso aliviaria bastante o peso dessas mulheres”,

“Será que uma mulher que conhece um homem há pouco tempo deixaria de usar algum outro método anticoncepcional se ele dissesse que toma a pílula? Seria arriscado. Creio que a pílula masculina funcionaria melhor entre casais mais estáveis”,

“O que pode mudar é essa coisa do ‘ah, eu não queria, foi ela quem engravidou e decidiu ter’. Ou ‘ela me deu o golpe da barriga’”. Como a responsabilidade sobre ter ou não filhos é da mulher, é ela quem paga todo o preço. O homem não quer pagar preço nenhum”

“Se o uso dos preservativos tem caído e a vasectomia é um caminho que eles desconfiam, quem garante que eles irão tomar uma? Isso me faz duvidar o quanto os homens iriam querer uma pílula anticoncepcional. Essa constante promessa de uma injeção masculina ou anticoncepcional permite que eles ‘culpem’ a ciência por não lhes dar ‘opções’, mas eles não usam as que já existem”.

“O consenso nesse debate é que, independentemente de aparecer um novo método anticoncepcional para homens, os preservativos não podem sair de moda. “Eles não desapareceram depois que a pílula feminina ou os contraceptivos intrauterinos tornaram-se comuns. Como um método de barreira, eles ainda vão desempenhar um papel importante contra infecções sexualmente transmissíveis”, opina Hamlin. Por enquanto, uma pílula masculina ainda é algo difícil de engolir.”

Fonte: https://revistatrip.uol.com.br/trip/por-que-ainda-nao-ha-uma-pilula-anticoncepcional-masculina (adaptado).

A) A pílula anticoncepcional pode ser classificada como um método contraceptivo de barreira, comportamental, hormonal, cirúrgico ou intrauterino? Explique.

B) O preservativo, masculino e feminino, é capaz não somente de prevenir a gravidez como também proteger ambos os parceiros sexuais de infecções sexualmente transmissíveis ISTs. Há outro método de barreira que apresenta essas mesmas vantagens? E comportamental? Discorra.

C) Você acha que o desenvolvimento de uma pílula anticoncepcional masculina é importante? Justifique a sua resposta, utilizando um dos trechos acima para embasar o seu ponto de vista.

QUESTÃO 3

Veja a recente notícia sobre a laqueadura e a vasectomia, do site do Senado:

A) Por que, por Lei, há determinadas restrições para a realização da laqueadura e da vasectomia, como idade mínima, quantidade de filhos e autorização do cônjuge?

B) Qual é a sua opinião sobre essa possível flexibilização para tais procedimentos?

C) Nos desenhos esquemáticos a seguir, marque com uma seta as estruturas que são submetidas à cirurgia, na laqueadura e na vasectomia:

Fonte: CARNEVALLE, M. R. Araribá mais Ciências: 8º ano: ensino fundamental: anos finais. 1. ed. São Paulo: Moderna, 2018. P. 27 (adaptado).

QUESTÃO 4

Quanto às ISTs (infecções sexualmente transmissíveis), preencha o quadro a seguir com as principais informações sobre cada uma delas:

ISTsMicro-organismo causadorOutras formas de contágio (além do contato sexual)SintomasTratamento
Cancro mole





Candidíase







Gonorreia






Hepatite B






Herpes genital







HPV





Infecção pelo HIV





Pediculose pubiana





Sífilis





Tricomoníase






Acesse os materiais referentes a essa atividade clicando aqui:
https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/propostas_didaticas/propostas-didaticas-ciencias-da-natureza-8o-ano/


SAIBA MAIS

Você costuma ter responsabilidade com que se relaciona afetivamente? O vídeo a seguir, da professora Mariana Araguaia, conceitua o que é responsabilidade afetiva. Vamos conhecer esse termo?

Canal Mariana Araguaia. “Responsabilidade afetiva”. Disponível em <https://youtu.be/dwy-U9JTuQc>. Acesso em set. 2022.

Componente CurricularCiências da Natureza
Habilidade(EF08CI08-D) Analisar o ciclo menstrual regular, sua duração, ovulação e período fértil. 
(EF08CI09-A) Definir e diferenciar métodos contraceptivos, classificando-os quanto às formas de ação. 
(EF08CI09-B) Comparar o modo de ação e a eficácia dos diversos métodos contraceptivos, justificando a necessidade de compartilhar a responsabilidade na escolha e na utilização do método mais adequado à prevenção da gravidez precoce e indesejada e de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). 
(EF08CI10-A) Identificar os principais sintomas, modos de transmissão e tratamento de algumas Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), com ênfase na AIDS, e discutir estratégias e métodos de prevenção.

ReferênciasCARNEVALLE, Maíra Rosa. Araribá Mais Ciências: 8º ano. 1. ed. São Paulo: Moderna, 2018.
GOIÁS. Documento Curricular para Goiás – Ampliado. Volume III Ensino Fundamental Anos Finais. Disponível em https://sme.goiania.go.gov.br/site/index.php/institucional/documentos-oficiais-2/category/27-documentos-gerais. Acesso em fev. 2022.
HIRANAKA, Roberta Aparecida Bueno; HORTENCIO, Thiago Macedo de Abreu. Inspire Ciências: 8º ano. 1. ed. São Paulo: FTD, 2018.