You are currently viewing Geografia – Ásia, aspectos gerais

Geografia – Ásia, aspectos gerais

Esta proposta de atividade de GEOGRAFIA é destinada aos estudantes da 8ª série da Educação de Jovens e Adultos – EJA.

O continente asiático abrange a maior área territorial do mundo e abriga aproximadamente 60% da população global. Nele estão situados os dois países mais populosos do planeta: China e Índia. A economia da Ásia é extremamente diversificada, com alguns países apresentando um alto desenvolvimento industrial, como Japão e Coreia do Sul, enquanto outros enfrentam desafios sociais significativos, como o Paquistão, Índia e Bangladesh. No continente asiático, encontra-se também a região conhecida como Oriente Médio. Essa região é detentora de cerca de 50% das reservas mundiais de petróleo e abriga diversos povos de diferentes etnias e religiões. Contudo, alguns países do Oriente Médio enfrentam desafios como a escassez de água e tensões e conflitos decorrentes de questões econômicas, intolerância étnica e religiosa.

Agora vamos às questões.

QUESTÃO 1

Olhando o mapa acima, escreva os limites físicos da Ásia, também a sua porcentagem de terras e os países mais populosos.

QUESTÃO 2

Identifique e comente sobre dois países asiáticos que possuem indústrias fortes e competitivas, com tecnologia avançada.

QUESTÃO 3

Pesquise sobre a região conhecida como Oriente Médio. Escreva as suas principais caraterísticas.

Saiba mais a respeito do assunto, acessando o vídeo a seguir .

YouTube – canal geowerllen – Ásia, informações básicas.

Acesse os materiais referentes a essa atividade clicando aqui: https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/propostas_didaticas/propostas-didaticas-geografia-8a-serie-eja/

Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento(EAJAGE0813) Compreender as demarcações de limites e fronteiras na Europa, Ásia e Oceania segundo os diferentes momentos históricos e características naturais.
Referencial Teórico
TORREZANI, Neiva Camargo, Vontade de saber: geografia: 9º ano. Quinteto Editorial, 1ª Ed. São Paulo, 2018. Ensino Fundamental: anos finais.

Matriz Estruturante EJA 2022.