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História – A servidão

Esta proposta de atividade de História é destinada aos estudantes da 5ª série da Educação de Jovens e Adultos-EJA

A principal forma de relação de trabalho na Idade Média foi a servidão. Assim como a vassalagem, a servidão também se fundamentava na relação de dependência pessoal entre dois homens. O senhor cedia uma porção de terra ao servo e isso criava um vínculo entre os dois que significava assumir várias obrigações.

Questão 1

De que forma surgiu a relação de servidão na Europa?

Questão 2

“Assim, o foreiro do fim do século XII, paga a dízima, a talha e os múltiplos impostos derivados do uso de coisas pertencentes ao senhor: obrigações que, mesmo nas regiões onde o regime senhorial era mais antigo, o seu antepassado do século VIII, por exemplo, não tinha conhecido. Incontestavelmente, as obrigações de pagar foram-se agravando, não sem compensações do lado das obrigações de trabalho, pelo menos em certos países” (BLOCH, 2001, p. 283).

Este trecho do livro de Marc Bloch deixa claro o caráter histórico da servidão. Ou seja, ela foi se constituindo com o passar do tempo. Gradativamente os servos foram obrigados a assumir novos tributos. Pensando nisso, faça uma análise das relações de trabalho que você vive (se você ainda não trabalha considere o caso de seus pais ou responsáveis).

Questão 3

Ainda considerando o texto de Marc Bloch, citado na questão 2, aponte consequências sociais da realidade histórica vivida pelos servos.

Saiba mais

Relações de trabalho: servos e assalariados

Canal Anísio Filho. Relações de Trabalho: servos e assalariados. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=0aPiMkqs20M> acesso em 16, set. 2022.

Acesse os materiais referentes a essa atividade clicando aqui: https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/propostas_didaticas/propostas-didaticas-historia-5a-serie/

Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento(EAJAHI0548) Contextualizar a ruralização da sociedade antiga e as relações entre senhores e servos.
Referencial teóricoBLOCH, Marc. A sociedade feudal. Tradução Emanuel Lourenço Godinho. Lisboa: Edições 70, 2001.
VAINFAS, Ronaldo. et al. História.doc, 6º ano: ensino fundamental, anos finais. 2. ed. São Paulo: Saraiva, 2018.