Esta proposta de atividade de História é destinada aos estudantes da 5ª série da Educação de Jovens e Adultos-EJA
A principal forma de relação de trabalho na Idade Média foi a servidão. Assim como a vassalagem, a servidão também se fundamentava na relação de dependência pessoal entre dois homens. O senhor cedia uma porção de terra ao servo e isso criava um vínculo entre os dois que significava assumir várias obrigações.
Questão 1
De que forma surgiu a relação de servidão na Europa?
Questão 2
“Assim, o foreiro do fim do século XII, paga a dízima, a talha e os múltiplos impostos derivados do uso de coisas pertencentes ao senhor: obrigações que, mesmo nas regiões onde o regime senhorial era mais antigo, o seu antepassado do século VIII, por exemplo, não tinha conhecido. Incontestavelmente, as obrigações de pagar foram-se agravando, não sem compensações do lado das obrigações de trabalho, pelo menos em certos países” (BLOCH, 2001, p. 283).
Este trecho do livro de Marc Bloch deixa claro o caráter histórico da servidão. Ou seja, ela foi se constituindo com o passar do tempo. Gradativamente os servos foram obrigados a assumir novos tributos. Pensando nisso, faça uma análise das relações de trabalho que você vive (se você ainda não trabalha considere o caso de seus pais ou responsáveis).
Questão 3
Ainda considerando o texto de Marc Bloch, citado na questão 2, aponte consequências sociais da realidade histórica vivida pelos servos.
Saiba mais
Relações de trabalho: servos e assalariados
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Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento | (EAJAHI0548) Contextualizar a ruralização da sociedade antiga e as relações entre senhores e servos. |
Referencial teórico | BLOCH, Marc. A sociedade feudal. Tradução Emanuel Lourenço Godinho. Lisboa: Edições 70, 2001. VAINFAS, Ronaldo. et al. História.doc, 6º ano: ensino fundamental, anos finais. 2. ed. São Paulo: Saraiva, 2018. |