Esta proposta de atividade de CIÊNCIAS DA NATUREZA é destinada aos estudantes do 4º período da Educação de Jovens e Adultos – EJA
ESTAÇÕES DE TRATAMENTO DE ÁGUA (ETA) E DE ESGOTO (ETE)
A água é um solvente universal, presente em diversas misturas e reações químicas. Ela também constitui todos os seres vivos, é hábitat de inúmeros animais, sendo extremamente presente na vida humana.
Uma forma de garantir a distribuição de água potável é por meio do seu tratamento, nas estações de tratamento de água (ETA). Já os efluentes domésticos e industriais podem ser direcionados às estações de tratamento de esgoto (ETE), para que seja tratada antes de ser devolvida ao meio ambiente. Ambos os processos são essenciais para a saúde pública e ambiental, sendo conduzido por uma série de etapas que envolvem a separação de misturas heterogêneas e homogêneas.
Inicialmente, na ETA, a água bruta é captada de fontes naturais como rios, lagos ou aquíferos. Dela, são removidos elementos grosseiros como pedras, galhos e areia através de processos mecânicos. Em seguida, a água passa por uma etapa de coagulação e floculação, na qual substâncias químicas, como o sulfato de alumínio, são adicionadas para aglutinar partículas em suspensão, formando flocos maiores. Esses flocos, compostos por matéria orgânica e inorgânica, são mais facilmente removidos por processos de sedimentação e filtração. Nessa fase, ocorre a retenção de sólidos suspensos e micro-organismos presentes na água.
Após a filtração, a água recebe tratamento com cloro para eliminação de micro-organismos patogênicos, ou seja: que provocam doenças. Este processo é fundamental para prevenir doenças transmitidas pela água, tornando-a potável, segura para consumo humano. Finalmente, ocorre a fluoretação da água. Para tal, é adicionado o fluoreto de sódio para a prevenção de cáries dentárias, contribuindo para a saúde bucal da comunidade.
Quanto às ETEs, lá também ocorrem processos de separação de misturas heterogêneas e homogêneas. Primeiramente, o esgoto é conduzido por redes de coleta até a estação. Lá, ele é submetido a tratamentos físico, químico e biológico.
Inicialmente, ocorre a remoção de sólidos grosseiros e sedimentáveis por meio de grades e caixas de areia, separando materiais como plásticos, pedras e gorduras. Após essa etapa inicial de separação, o esgoto passa por processos de tratamento biológico, nos quais micro-organismos são utilizados para decompor matéria orgânica presente no esgoto, transformando-a em compostos mais estáveis.
Finalmente, a água tratada é desinfetada e pode ser devolvida ao ambiente. Ou em alguns casos, ela é reutilizada para fins como irrigação, lavagem de ruas e descarga de vasos sanitários.
Esse ciclo de tratamento de água e esgoto é crucial para manter a qualidade dos recursos hídricos e prevenir a contaminação ambiental. Essas são ações que contribuem para a saúde pública e, especialmente, dos ecossistemas aquáticos.
QUESTÃO 1
Veja, a seguir, dados sobre a oferta de água tratada na capital e no estado de Goiás, e também no nosso país:
A) Qual é a origem da água tratada, indicado nos dados estatísticos?
B) Na sua opinião, beber a água que vem diretamente da torneira é adequado, inadequado ou há pontos a considerar? Explique a sua resposta.
C) Quais são os riscos de consumir água não potável? Na ausência de água tratada, como podemos garantir o consumo de água potável?
Observe as etapas que a água percorre nas Estações de Tratamento de Água (ETAs) para responder às questões 2 e 3:
QUESTÃO 2
Sobre as etapas que ocorrem nas ETAs, é correta a afirmação que na
(A) decantação, os resíduos mais densos ficam na superfície do reservatório.
(B) floculação, são formados agregados, que se depositam no fundo do tanque.
(C) filtração, a água que chega na ETA passa por um sistema de gradeamento.
(D) captação e bombeamento, a água do rio que abastece a cidade vai para a ETE.
QUESTÃO 3
Sobre alguns processos químicos que ocorrem nas ETAs, responda:
A) Qual é a importância da cloração da água?
B) Qual é o objetivo principal da fluoretação? Por que o seu uso é um tema controverso?
QUESTÃO 4
Observe, agora, os dados referentes ao tratamento de esgoto na capital e Estado de Goiás e também no nosso país:
Ao comparar com os dados da questão 1, podemos afirmar que a população em geral tem sido mais contemplada
(A) em relação ao tratamento de água.
(B) quanto ao tratamento de esgoto.
(C) em ambos os tipos de tratamento.
(D) nas regiões rurais do nosso país.
QUESTÃO 5
Nas Estações de Tratamento de Água (ETA) e nas Estações de Tratamento de Esgoto (ETA), há uma etapa em comum, que é a
(A) vaporização da água.
(B) centrifugação da água.
(C) separação de sólidos maiores.
(D) fluoretação da água.
SAIBA MAIS
Na etapa final do tratamento, nas ETEs, temos um subproduto denominado lodo. ele é material rico em matéria orgânica, coloides e minerais. O que é feito com ele? Como ele pode ser destinado? Saiba ao assistir o vídeo da professora Mariana Araguaia!
Autoria | Mariana Araguaia |
Formação | Ciências Biológicas |
Componentes Curriculares | Ciências da Natureza |
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento | (EJACI0404) Esquematizar e compreender as etapas de tratamento de água e esgoto, como um processo de separação de misturas e discutir sua importância para a saúde e qualidade ambiental. |
Referências | BRASIL. Cuidados com água para consumo humano. Ministério da Saúde/SUS. Disponível em https://bvsms.saude.gov.br/bvs/folder/cuidados_agua_consumo_humano_2014.pdf. Acesso em 05/03/2024. CARNEVALLE, Maíra Rosa. Araribá Mais Ciências: 6º ano. 1. ed. São Paulo: Moderna, 2018. GOIÂNIA. Documento Curricular para a Rede Municipal de Goiânia – EJA. Secretaria Municipal de Educação e Esporte de Goiânia, 2023. 235p. Disponível em https://www.aguaesaneamento.org.br/municipios-e-saneamento/go/goiania. Acesso em 05/03/2024. |