Esta proposta de atividade de HISTÓRIA é destinada aos estudantes do 9° Ano do Ensino Fundamental Anos Finais.
O neocolonialismo
O neocolonialismo é caracterizado por diversas práticas e estratégias empregadas por nações ou entidades mais poderosas para exercer influência e controle sobre nações em desenvolvimento. Essas práticas podem incluir:
- Exploração econômica: Empresas multinacionais de países desenvolvidos exploram recursos naturais, mão de obra barata e mercados em nações subdesenvolvidas, muitas vezes estabelecendo monopólios ou acordos desfavoráveis que beneficiam os interesses estrangeiros em detrimento do desenvolvimento local.
Exemplo: Empresas estrangeiras que extraem minerais valiosos em países africanos, pagando salários baixos aos trabalhadores locais e deixando poucos benefícios econômicos para as comunidades afetadas.
- Dominação política: Potências coloniais ou outras nações influentes interferem nos assuntos internos de países em desenvolvimento, promovendo regimes favoráveis a seus interesses ou impondo políticas que perpetuam a dependência e a submissão.
Exemplo: Intervenções militares ou apoio a governos autocráticos em países latino-americanos, África ou Ásia, visando garantir acesso a recursos estratégicos ou assegurar a estabilidade política favorável aos interesses externos.
- Imposição cultural: Nações mais poderosas promovem sua cultura, língua e valores em detrimento das culturas locais, enfraquecendo a identidade e autonomia cultural dos países subdesenvolvidos.
Exemplo: A disseminação global de produtos e marcas ocidentais através da mídia e publicidade, que muitas vezes suplantam e marginalizam as produções culturais locais.
- Dívida e dependência financeira: Países em desenvolvimento são muitas vezes levados a contrair empréstimos com condições desfavoráveis de instituições financeiras internacionais, o que resulta em uma pesada carga de dívida e maior dependência econômica.
Exemplo: Países africanos que acumularam grandes dívidas externas devido a empréstimos concedidos por instituições financeiras internacionais, comprometendo seus orçamentos e limitando sua capacidade de desenvolvimento autônomo.
Esses exemplos ilustram como o neocolonialismo opera, mantendo relações de desigualdade e perpetuando a exploração de nações em desenvolvimento por parte de potências ou entidades mais poderosas.
RESPONDA ÀS QUESTÕES
Questão 1
Observe o mapa acima e depois escreva um texto caracterizando e contextualizando o mesmo.
Questão 2
Relacione as palavras do rei Wogobo com o artigo 6° da Conferência de Berlim e seus objetivos.
Questão 3
Leia o texto e responda à questão adequadamente.
A colonização europeia deixou um legado na África, mesmo após a independência de muitos países. O neocolonialismo, caracterizado pelo controle econômico e influência política exercidos pelas antigas potências coloniais, teve diversos impactos na região. Identifique a alternativa que corresponde a um desses efeitos.
Qual dos seguintes é um dos efeitos do neocolonialismo no continente africano?
(A) Exploração de recursos naturais africanos sem benefícios significativos para a população local.
(B) Fomento do desenvolvimento sustentável e fortalecimento das economias africanas. (C) Promoção da autonomia política e fortalecimento das instituições democráticas.
(D) Estímulo à diversificação econômica e redução das desigualdades sociais na África.
Questão 4
Releia o artigo 6 da Conferência de Berlim e depois marque a resposta correta:
Qual dos seguintes não é um aspecto abordado no Artigo 6 da Conferência de Berlim?
(A) Divisão do continente africano entre as potências coloniais europeias.
(B) Estabelecimento de regras para a livre navegação dos rios Congo e Niger.
(C) Reconhecimento da soberania das potências coloniais sobre as áreas ocupadas na África.
(D) Delimitação das fronteiras e possessões territoriais dos estados europeus na África.
SAIBA MAIS
Aperte o play e navegue pelo conhecimento
Acesse os materiais referentes a essa atividade clicando aqui:https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/propostas_didaticas/propostas-didaticas-historia-9-ano/
Autoria: | Prof. Esp.: Uilson Silva Duarte |
Formação: | História |
Componente Curricular: | História |
Habilidade: | (EF09HI14) Caracterizar e discutir as dinâmicas do colonialismo no continente africano e asiático e as lógicas de resistência das populações locais diante das questões internacionais. |
Referências: | NKRUMAH, K. Neocolonialismo: ultimo estágio do imperialismo. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1967 |