Esta proposta de atividade de HISTÓRIA é destinada aos estudantes do 4º ano do Ensino Fundamental
O transporte realizado pelos rios, lagos, mares e oceanos é muito antigo. Pelas embarcações transportam-se pessoas e mercadorias. O Brasil é um país muito rico em rios e por isso em algumas regiões o transporte fluvial é a principal forma de locomoção.
VAMOS RESPONDER ALGUMAS QUESTÕES?
Disponível em: https://pixabay.com/pt/photos/envio-navegante-3578733/ Acesso em 22 ago. 2022
QUESTÃO 1
Pelos lagos, rios, mares e oceanos pessoas e produtos são transportados todos os dias. O transporte fluvial faz parte do cotidiano de muitas comunidades.
Você ou algum familiar já utilizou algum transporte aquático? Como foi a experiência?
QUESTÃO 2
Observe as imagens a seguir que representam duas modalidades de transportes:
Disponível em: https://pixabay.com/pt/photos/boeing-747-jato-jumbo-867511/. Acesso em 22 ago. 2022
Disponível em: https://pixabay.com/pt/photos/navio-de-recipiente-6631117/. Acesso em 22 ago. 2022
Quais as principais diferenças entre os transportes representados nas imagens? Faça uma análise indicando as vantagens e desvantagens de cada um.
QUESTÃO 3
Faça uma pesquisa sobre algum porto existente no Brasil e registre as seguintes informações:
- Nome do porto:
- Região em que o porto está localizado:
- Principais produtos carregados e descarregados no porto:
- Capacidade que o porto possui:
SAIBA MAIS
ACESSE OS MATERIAIS REFERENTES A ESSA ATIVIDADE CLICANDO AQUI: https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/propostas_didaticas/propostas-didaticas-historia-4o-ano/
Componente Curricular: | História |
Habilidade: | (EF04HI07) Identificar e descrever a importância dos caminhos terrestres, fluviais e marítimos para a dinâmica da vida comercial. |
Referências | BRASIL ESCOLA. Hidrovias. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/hidrovias.htm Acesso em: 22 ago. 2022. IBGE. Rios do Brasil. Disponível em: https://educa.ibge.gov.br/jovens/conheca-o-brasil/territorio/18305-rios-do-brasil.html. Acesso em 22 ago. 2022. |