Esta proposta de atividade de Língua Portuguesa e Matemática é destinada a estudantes do 2º período (3ª série) da Educação de Jovens e Adultos – EJA.
Relato de observação e/ou pesquisa
O relato é um tipo de texto em que se narra um acontecimento ocorrido com o narrador ou com outra pessoa.
Nesta atividade, serão vistos dois tipos de relato: o pessoal e o de observação e/ou pesquisa. O relato se concentra nas ações que se desenrolam em um determinado período e lugar, seguindo uma sequência lógica. Normalmente, o relato também traz reflexões sobre as experiências vividas.
O relato de observação e/ou pesquisa tem como propósito descrever uma situação que foi observada. Suas características incluem o uso de uma linguagem formal e objetiva, está relacionada à produção ou compartilhamento de conhecimento, costuma ser apresentada a um professor, gestor de projetos, coordenador ou para algum chefe imediato, podendo conter imagens, gráficos, mapas e ilustrações.
Questão 1
Gráfico é uma representação que facilita a análise de informações e/ou dados, que são geralmente organizados em uma tabela após a realização de uma pesquisa. Em um gráfico é possível também identificar o aspecto temporal das informações.
O gráfico a seguir foi elaborado a partir de informações fornecidas pelo casal Roberta e Sílvio, agricultores familiares, sobre suas fontes de renda no ano agrícola 2020/2021, a agricultura é a principal fonte de renda da família, alcançando 30% do total anual.
Analise o gráfico e responda:
A principal fonte de renda do casal Roberta e Sílvio no ano agrícola 2020/2021 foi proveniente da:
A) Agricultura
B) Pecuária
C) Outras atividades
D) Não há informações suficientes
Questão 2
Qual dos gráficos você vê com mais frequência em seu dia-a-dia?
Questão 3
Conforme o Ministério da Agricultura, a Agricultura Familiar é a principal responsável pela produção dos alimentos consumidos pela população brasileira.
Leia o relato pessoal de uma agricultora familiar.
Após conhecer o relato pessoal responda:
A) Em sua opinião, por quais outros motivos a agricultura familiar deve ser valorizada?
B) E qual deve ser o maior desafio dos agricultores familiares?
Questão 4
Para compreender melhor a diferença entre relato pessoal e relato de observação e/ou pesquisa, leia as características de cada um deles.
Questão 5
São características do relato de observação e/ou pesquisa:
A) Ênfase na descrição dos eventos observados.
B) Foco nas ações e eventos ocorridos no ambiente.
C) Reflexões acerca das experiências vivenciadas.
D) Todas as alternativas.
Questão 6
Vamos à prática…
Nesta atividade você aprendeu sobre relato de observação e/ou pesquisa. Escolha um conteúdo ou tema do seu livro de Ciências, ou uma situação que seja de seu interesse, pesquise e produza o seu relatório. Você pode incluir um gráfico em seu relatório, usando duas variáveis: o seu tempo de observação e o tempo que você usou para escrever o seu relatório. Em seu relato você pode informar onde gastou mais tempo e explicar.
Saiba Mais – acesse o vídeo a seguir para saber um pouco mais sobre agricultura familiar e agronegócio.
Autoria: | Ana Cristina Pereira Diniz |
Formação: | Pedagogia |
Componentes curriculares | Língua Portuguesa e Matemática |
Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento | (EAJALP0323) Elaborar e produzir textos de relatos de observação e/ou pesquisa. (EAJAMA0336) Produzir textos a partir da análise de dados apresentados por meio de tabelas e gráficos. |
Referências | BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. Goiânia. Matriz Estruturante EJA 2022. Secretaria Municipal de Educação e Esporte de Goiânia, 2022. |