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MATEMÁTICA – DIVISÃO COM DIVISOR DE ATÉ DUAS ORDENS

Esta proposta de atividade de MATEMÁTICA  é destinada aos estudantes da 1ª e 2ª Séries da Educação de Jovens e Adultos – EJA.

ATIVIDADE

O PARCELAMENTO É UMA FORMA DE PAGAMENTO MUITO USADA PELOS BRASILEIROS. A IDEIA É: DIVIDIR A DESPESA EM PARCELAS IGUAIS. MAS É IMPORTANTE QUE O TRABALHADOR FIQUE ATENTO ÀS CONTAS NA HORA DA COMPRA, PORQUE O PARCELAMENTO PODE COMPROMETER O ORÇAMENTO. 

É CLARO QUE A OPERAÇÃO DA DIVISÃO NÃO SE APLICA SÓ NO PARCELAMENTO DE COMPRAS, MAS EM TODAS AS SITUAÇÕES EM QUE SE DESEJA REPARTIR, DISTRIBUIR EM PARTES IGUAIS.

NESSA ATIVIDADE, A PROPOSTA É SOLUCIONAR SITUAÇÕES PROBLEMA QUE ENVOLVAM A DIVISÃO COM DIVISOR DE ATÉ DUAS ORDENS.

BOM ESTUDO!

Fonte: Compras – canva.com

QUESTÃO 1

OBSERVE A FATURA DE CARTÃO DE CRÉDITO ABAIXO.

FONTE: FATURA – ACERVO PRÓPRIO

RESPONDA:

A) QUAIS COMPRAS FORAM PARCELADAS?

B) SOBRE A COMPRA “LOJA CELULAR”, QUAL É O NÚMERO TOTAL DE PARCELAS? QUANTAS JÁ FORAM PAGAS? 

QUESTÃO 2

MARISA COMPROU SAPATOS PARA ELA E SUAS DUAS NETAS. O VALOR TOTAL DA COMPRA FOI R$246,00. SE MARISA ESCOLHEU PAGAR A DESPESA EM 6 PARCELAS. QUAL É O VALOR DE CADA PARCELA?

QUESTÃO 3

UMA GELADEIRA CUSTA R$ 1.448,00 E PODE SER PAGA EM 12 PARCELAS SEM ACRÉSCIMO NO VALOR DO PRODUTO. QUAL SERÁ O VALOR DE CADA PARCELA SE O CONSUMIDOR ESCOLHER PAGAR EM 12 PRESTAÇÕES?

FONTE: ANÚNCIO – ACERVO PRÓPRIO

QUESTÃO 4

NA CASA DE JOÃO, OS PÉS DE MANGA PRODUZEM MUITOS FRUTOS E ELE VENDE PARTE DESSA PRODUÇÃO. NO ANO PASSADO, JOÃO VENDEU 625 MANGAS QUE FORAM SEPARADAS EM EMBALAGENS COM 5 FRUTAS EM CADA UMA. QUANTAS EMBALAGENS JOÃO USOU?

SAIBA MAIS:

A DIVISÃO, COMO OPERAÇÃO MATEMÁTICA, INDICA REPARTIR EM PARTES IGUAIS. VOCÊ PODE ATÉ USAR UMA CALCULAR PARA FAZER UMA DIVISÃO, MAS É INTERESSANTE SABER COMO É ESSE PROCESSO. NOS VÍDEOS “DIVISÃO: DIVISOR COM DUAS ORDENS”, DO CANAL DA PROFESSORA CRISTIANE SOUZA, E VEJA COMO FAZER UMA DIVISÃO USANDO O MÉTODO DA CHAVE.

Acesse essa proposta didática (slides 24 e atividade 24) em formato para impressão. Clique aqui: https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/propostas_didaticas/propostas-didaticas-matematica-1a-2a-series/

Componente curricular Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento
Matemática(EAJAMA0209) Resolver situações-problemas de divisão de um número natural por outro (até 10), com resto zero e com resto diferente de zero, por meio de estratégias e registros pessoais
Língua Portuguesa(EAJALP0144) Compreender finalidade de textos e livros literários que circulam em diferentes instâncias da vida social.
ReferênciasSOUZA, Cássia Garcia de. et al. É bom aprender – Educação de Jovens e Adultos. Volume 1, São Paulo, 2009, FTD.