You are currently viewing Língua Portuguesa – O gênero peça de teatro

Língua Portuguesa – O gênero peça de teatro

Esta atividade de Língua Portuguesa tem como base as sequências didáticas propostas pelo Programa Aprender Sempre, da SME-Goiânia, com base no DC/GO – Ampliado e está destinada a estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental.

Disponível em: <https://pixabay.com/images/id-1342242/> Acesso em: 24, ago. 22
  1. Presença de personagens que devem estar ligados, com lógica, uns aos outros e à ação; 
  2. Ação dramática (trama, enredo); 
  3. Situação ou ambiente, que é o conjunto de circunstâncias físicas, sociais e espirituais em que se situa a ação; 
  4. Tema, ou seja, a ideia que o autor (dramaturgo) deseja expor por meio da representação.

Assista à videoaula do professor Marlon Santos com essa temática.

Canal Portal Conexão Escola – Aprender Sempre – L. Portuguesa – 6º Ano – 3º Bim – Videoaula 2 – O GÊNERO PEÇA DE TEATRO – Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=6CMbiPm0qms&list=PLxRkqxlT0AC3UIVNCKViAjRDdnGCCQ8AA> Acesso em: 26, set. 22

Responda às questões a seguir.

QUESTÃO 1

Leia a fábula a seguir e reescreva-a fazendo uma adaptação para peça de teatro. Lembre-se da estrutura desse gênero.

As Fábulas de Esopo Adaptação: Joseph Shafan Baseado na edição em língua portuguesa: “Fabulas de Esopo – com applicações moraes a cada fabula” – 1848 – Paris, Typographia de Pillet Fils Ainé [domínio público em http://pt.wikisource.org] Disponível em: <http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/ea000378.pdf> Acesso em: 05, set. 22

QUESTÃO 2

Qual é a ideia central da fábula lida na questão anterior?

QUESTÃO 3

Agora, você irá elaborar um roteiro de peça de teatro. Siga o passo a passo para essa elaboração.

a) Qual será o tema central da sua peça teatral?

b) Como a trama será desenvolvida?

c) Divida essas partes da história em atos, ao menos três: um para o início e surgimento do conflito, outro para o desenvolvimento do conflito e outro para o desfecho da história.

d) Quantos personagens estarão na peça? Descreva e caracterize cada um deles.

e) Defina o espaço e o tempo em que se passam as ações.

f) Estruture o cenário da peça. 

g) Agora que você já definiu os elementos básicos para sua peça de teatro, inicie a escrita dos diálogos. Lembre-se de inserir as rubricas e da divisão da história em atos. Veja o exemplo a seguir:

QUESTÃO 4

QUESTÃO 5


Autoria:Marlon Santos
Formação:Letras – Português
Componente curricular:Língua Portuguesa
Habilidades estruturantes:(EF67LP27) Comparar textos literários com outros textos (literários, cinematográficos, musicais, teatrais, artísticos visuais e midiáticos), analisando as referências explicitas ou implícitas quanto aos temas, as personagens, aos recursos literários e semióticos.
(EF35LP03) Identificar a ideia central de textos, demonstrando compreensão global.
(EF69LP53-B) Contar/recontar histórias tanto da tradição oral (contos de esperteza, contos de suspense, piadas, dentre outros), quanto da tradição literária escrita, expressando a compreensão e interpretação do texto, por meio de uma leitura ou fala expressiva e fluente, que respeitem o ritmo, as pausas, as hesitações, a entonação indicados pela pontuação e por outros recursos gráfico-editoriais, (negritos, itálicos, caixa-alta, ilustrações etc) e gravar essa leitura ou esse conto/reconto, seja para análise posterior, seja para produção de audiobooks de textos literários diversos ou de podcasts de leituras dramáticas com ou sem efeitos especiais.
Referências:GOIÂNIA. Secretaria Municipal de Educação. Aprender Sempre. 6° ao 9º ano – Ensino Fundamental; Língua Portuguesa; 3° Bimestre; Goiânia, 2022.