ESTA PROPOSTA DE EDUCAÇÃO FÍSICA INTEGRADA COM LÍNGUA PORTUGUESA É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO PRIMEIRO PERÍODO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS – EJA.
AMARELINHA
A AMARELINHA É UM JOGO POPULAR QUE ENVOLVE DESENHAR LINHAS NUMERADAS NO CHÃO, CRIANDO UM PERCURSO COM REGRAS E DESAFIOS PREDEFINIDOS.
SUAS NORMAS SÃO FLEXÍVEIS E PODEM SER ADAPTADAS CONFORME A NECESSIDADE, SEM A EXIGÊNCIA DE ESPAÇOS OU MATERIAIS ESPECÍFICOS, SENDO TRANSMITIDAS DE GERAÇÃO EM GERAÇÃO.
ACESSÍVEL A TODAS AS IDADES, ESSA ATIVIDADE SURGIU POSSIVELMENTE DOS TREINAMENTOS MILITARES ROMANOS E LOGO FOI ADAPTADA PELAS CRIANÇAS LOCAIS PARA UMA VERSÃO MAIS RECREATIVA.
INTRODUZIDA NO BRASIL PELOS PORTUGUESES, A AMARELINHA LOGO SE TORNOU POPULAR, CONTRIBUINDO PARA A SAÚDE FÍSICA, FORTALECENDO A IDENTIDADE SOCIAL, PRESERVANDO A MEMÓRIA CULTURAL E PROPORCIONANDO DIVERSÃO PARA TODOS.
QUESTÃO 1
COMPLETE O TEXTO COM AS PALAVRAS QUE FALTAM:
ROMANOS | PORTUGUESES | POPULAR |
A AMARELINHA É UM JOGO ____________________________. ALGUNS ESTUDIOSOS SUGEREM QUE A AMARELINHA TEVE ORIGEM COM OS _________________________. NO BRASIL ELA FOI INTRODUZIDA PELOS ______________________________.
QUESTÃO 2
PODEMOS DIZER QUE A AMARELINHA É UM JOGO POPULAR POIS
(A) EXISTE A NECESSIDADE DE ESPAÇO E MATERIAIS ESPECÍFICOS, QUE GERALMENTE SÃO BEM CAROS E ELABORADOS.
(B) FAZEM PARTE DA CULTURA, SÃO CRIADOS PELO POVO AO LONGO DO TEMPO E PASSANDO DE GERAÇÃO PARA GERAÇÃO.
(C) AS REGRAS NÃO PODEM SER MODIFICADAS DE ACORDO COM A NECESSIDADE DOS JOGADORES.
(D) PODE SER PRATICADA SOMENTE POR MENINAS COM IDADE ENTRE 5 E 18 ANOS DE IDADE.
QUESTÃO 3
A AMARELINHA É UM JOGO LÚDICO. A LUDICIDADE É UMA NECESSIDADE HUMANA EM QUALQUER IDADE. SOBRE LUDICIDADE, PODEMOS AFIRMAR QUE ELA FAVORECE A
(A) APATIA.
(B) SOLIDÃO.
(C) TRISTEZA.
(D) DIVERSÃO.
QUESTÃO 4
OS TRAVA-LÍNGUAS SÃO CONSIDERADOS JOGOS DE PALAVRAS QUE FAZEM PARTE DA TRADIÇÃO ORAL POPULAR. ELES BRINCAM COM O SOM, A FORMA GRÁFICA E O SIGNIFICADO DAS PALAVRAS. LEIA VÁRIAS VEZES, DE FORMA LENTA E DEPOIS COM RAPIDEZ, O TRAVA-LÍNGUA CRIADO CONTENDO A PALAVRA AMARELINHA, ATÉ QUE VOCÊ CONSIGA MEMORIZÁ-LO:
AGORA, BASEADO NO TRAVA-LÍNGUA, RESPONDA:
A) VOCÊ TEVE DIFICULDADE EM RECITÁ-LO E MEMORIZÁ-LO? POR QUÊ?
B) QUEM JOGA AMARELINHA? EM QUE LOCAL?
C) VAMOS CRIAR UM TRAVA-LÍNGUA USANDO O JOGO AMARELINHA? PODE SER BASEADO EM FATOS REAIS OU FICCIONAL. LEMBRE-SE, O TRAVA-LÍNGUA USA RIMAS, COM REPETIÇÃO DE SONS OU PALAVRAS.
SAIBA MAIS
PARA CONHECER UMA VARIAÇÃO DA AMARELINHA TRADICIONALMENTE CONHECIDA NO BRASIL, ASSISTA O VÍDEO ABAIXO:
Autor | Jordana Ferreira |
Formação | Educação Física |
Componentes Curriculares | Educação Física e Língua Portuguesa |
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento | (EJAEF0101) Reconhecer, vivenciar e ressignificar os diferentes jogos no contexto local, regional e nacional contemplando os de matrizes indígenas e africanas. (EJALP0116) Ler com mediação e memória textos vinculados à história e a diversidade cultural de diferentes gêneros. |
Referências | ALMEIDA, P. N. Educação lúdica: técnicas e jogos pedagógicos. 11. ed. São Paulo: Loyola, 2003. MONTEIRO, Benedito da Silva. A IMPORTÂNCIA DA METODOLOGIA DO LÚDICO NA EJA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM. Disponível em: http://bdta.ufra.edu.br/jspui/bitstream/123456789/594/1/A%20import%C3%A2ncia%20da%20metodologia%20do%20l%C3%BAdico%20na%20EJA%20no%20processo%20de%20ensino%20e%20aprendizagem.pdf. Acesso em 14 de setembro de 2022. |