Esta proposta de atividade de ARTE/DANÇA é destinada aos estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental.
Disponível em https://www.flickr.com/photos/culturacdmx/18658170499 Acesso em 06, nov. 2023.
Balé de Repertório
O balé de repertório é uma das formas mais tradicionais e refinadas de dança clássica, que tem uma longa história e desempenha um papel fundamental no mundo da dança. Essa forma de expressão artística combina movimentos graciosos e técnicas elaboradas que trazem narrativas variadas. É definida pela interpretação de peças clássicas do balé que foram transmitidas ao longo das gerações.
Disponível em https://www.flickr.com/photos/culturacdmx/18818084086 Acesso em 06, nov. 2023.
Uma das características essenciais do balé de repertório é o uso de um vasto catálogo de obras-primas que foram criadas por coreógrafos renomados ao longo dos anos. Estas incluem peças como “O Lago dos Cisnes”, “O Quebra-Nozes”, “O Corsário”, “Giselle” e muitas outras. Cada uma dessas obras é única em seu estilo, coreografia e história, oferecendo uma ampla gama de oportunidades para os dançarinos demonstrarem suas habilidades técnicas e artísticas.
Disponível em https://www.flickr.com/photos/sschiappa/2167458880/ Acesso em 06, nov. 2023.
O balé de repertório exige um alto nível de treinamento e dedicação por parte dos bailarinos. Eles precisam dominar técnicas específicas, como dança nas pontas dos pés (pontas), giros, saltos e movimentos dos braços. Além disso, os dançarinos são capazes de expressar emoções e contar histórias através de seus movimentos, fazendo com que o público se envolva e se emocione com a performance.
Disponível em https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Ballet_El_Salvador.png Acesso em 06, nov. 2023.
Outro aspecto fundamental do balé de repertório é a importância da preservação das coreografias originais. As coreografias clássicas foram criadas por coreógrafos notáveis, como Marius Petipa, Lev Ivanov e outros, e são passadas de geração em geração.
Disponível em https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/8/8b/%D0%90%D0%BB%D0%B5%D0%BA%D1%81%D0%B0%D0%BD%D0%B4%D1%80_%D0%A1%D1%82%D0%BE%D1%8F%D0%BD%D0%BE%D0%B2_%D0%B8_%D0%95%D0%BA%D0%B0%D1%82%D0%B5%D1%80%D0%B8%D0%BD%D0%B0_%D0%9A%D1%83%D1%85%D0%B0%D1%80_%2C_%D0%B1%D0%B0%D0%BB%D0%B5%D1%82_%22%D0%96%D0%B8%D0%B7%D0%B5%D0%BB%D1%8C%22.jpg Acesso em 06, nov. 2023.
A tradição do balé de repertório exige que os dançarinos atuais se esforcem para manter a fidelidade às coreografias originais, ao mesmo tempo em que acrescentam sua própria interpretação dessas obras-primas.
QUESTÃO 1
O balé de repertório é uma das formas mais tradicionais e refinadas de dança clássica, que tem uma longa história e desempenha um papel fundamental no mundo da dança. Qual é esse papel?
(A) Inovar constantemente e quebrar tradições.
(B) Preservar as tradições culturais.
(C) Criar formas de dança.
(D) Minimizar a importância da história da dança.
QUESTÃO 2
As coreografias clássicas do balé de repertório foram criadas por coreógrafos notáveis, como Marius Petipa, Lev Ivanov e outros, e são passadas de geração em geração. Qual é a importância da preservação das coreografias originais no balé de repertório?
(A) Permitir que os dançarinos inovem constantemente.
(B) Garantir que as apresentações sejam mais curtas.
(C) Mantém a fidelidade às raízes e tradições do balé.
(D) Não tem relevância para o balé de repertório.
QUESTÃO 3
Qual é uma das principais características do balé de repertório?
QUESTÃO 4
Qual é a principal característica que diferencia o balé de repertório de outras formas de dança?
SAIBA MAIS – ARTE/DANÇA – BALÉ DE REPERTÓRIO
Autoria | Veruska Bettiol |
Formação | Arte |
Componente Curricular | Arte/Dança |
Habilidade | (GO-EF09AR15-C) Acessar e compreender as diferentes categorias de artistas da dança, entre elas: bailarino, coreógrafo, diretor, dançarino, brincante, ensaísta, performer, artista de rua, bem como os diferentes modos de produção e circulação da dança na sociedade. |
Referências | BOGÉA, Inês. Contos do Balé. São Paulo: SESI São Paulo Editora, 2007. CAMINADA, Eliana. Figuras da Dança. Ministério da Cultura, Governo do Estado de São Paulo e Secretaria da Cultura. São Paulo: São Paulo Companhia de Dança. 1999. _________, Eliana. História da dança: evolução cultural. Rio de Janeiro: SPRINT, 1999. FARO, Antonio José. Pequena história da dança. 6ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editora, 2004. |