Esta atividade tem como base as sequências didáticas propostas pelo programa Aprender Sempre, da SME-Goiânia, com base no DC-GO ampliado e está destinada a estudantes do 3º ano do ensino fundamental.
AS FORMAS GEOMÉTRICAS PLANAS POSSUEM DUAS DIMENSÕES: LARGURA E COMPRIMENTO. E SÃO CONHECIDAS PELO NOME DE POLÍGONOS E NÃO POLÍGONOS.
OS SÓLIDOS GEOMÉTRICOS SÃO OBJETOS FORMADOS À PARTIR DAS FIGURAS GEOMÉTRICAS PLANAS.
VAMOS RESOLVER ALGUMAS QUESTÕES ENVOLVENDO FIGURAS E SÓLIDOS GEOMÉTRICOS.
ASSISTA A VÍDEOAULA A SEGUIR:
QUESTÃO 1
ESCREVA O NOME, A QUANTIDADE DE LADOS E A QUANTIDADE DE VÉRTICES DE CADA FIGURA GEOMÉTRICA.
QUESTÃO 2
ACESSE O LINK A SEGUIR E RESPONDA AS QUESTÕES:
CASO NÃO POSSA ACESSAR A INTERNET, RESPONDA ABAIXO. CIRCULE O NOME DO SÓLIDO GEOMÉTRICO QUE CADA IMAGEM LEMBRA:
Acesse os materiais referentes a essa atividade clicando aqui: Propostas didáticas – Matemática – 3º ano – Conexão Escola SME (goiania.go.gov.br)
Componente Curricular: | MATEMÁTICA |
Habilidade: | (EF03MA15-B) Comparar e classificar figuras planas, como triângulo, quadrado, retângulo, trapézio e paralelogramo, em relação a seus lados: quantidade, posições relativas e comprimento, e vértices, registrando essas características em esquemas e tabelas. (EF03MA13-A) Associar verbalmente ou por escrito figuras geométricas espaciais, como cubo, bloco retangular, pirâmide, cone, cilindro e esfera, a objetos do mundo físico das artes visuais em objetos e suas representações geométricas, e identificar as características faces, vértices e aresta, quando existirem. (EF03MA14-A) Descrever características de algumas figuras geométricas espaciais, como prismas retos, pirâmides, cilindros, cones, presentes em objetos e/ou em suas representações geométricas, utilizando tecnologias digitais, materiais manipuláveis (EF03MA14-B) Relacionar figuras geométricas espaciais, como prismas retos, pirâmides, cilindros, cones, com suas planificações e explorar o significado de planificação de uma figura espacial, como fazer um molde, uma representação plana da figura espacial. |
Referências: | BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. CADERNO APRENDER SEMPRE- 3º Bimestre 2022- 3ºAno/ Ensino Fundamental/ Língua Portuguesa e Matemática/ Prefeitura de Goiânia- Secretaria Municipal de Educação. Documento Curricular para Goiás (DC-GO). Goiânia/GO: CONSED/ UNDIME Goiás, 2018. Disponível em: <https://cutt.ly/MOsX7AS> acessado em 29, jan. 22. |