You are currently viewing MATEMÁTICA – FIGURAS E SÓLIDOS GEOMÉTRICOS

MATEMÁTICA – FIGURAS E SÓLIDOS GEOMÉTRICOS

Esta atividade tem como base as sequências didáticas propostas pelo programa Aprender Sempre, da SME-Goiânia, com base no DC-GO ampliado e está destinada a estudantes do 3º ano do ensino fundamental.

AS FORMAS GEOMÉTRICAS PLANAS POSSUEM DUAS DIMENSÕES: LARGURA E COMPRIMENTO.  E SÃO CONHECIDAS PELO NOME DE POLÍGONOS E NÃO POLÍGONOS.

OS SÓLIDOS GEOMÉTRICOS SÃO OBJETOS FORMADOS À PARTIR DAS FIGURAS GEOMÉTRICAS PLANAS.

VAMOS RESOLVER ALGUMAS QUESTÕES ENVOLVENDO FIGURAS E SÓLIDOS GEOMÉTRICOS.

  Disponível em: https://cutt.ly/IXFRyp9 acesso em 14, ago. 22.

ASSISTA A VÍDEOAULA A SEGUIR:

Canal Portal Conexão Escola – Aprender Sempre – Matemática – 3º Ano – 3º Bim – Videoaula 3 – Figuras e sólidos geométricos.

QUESTÃO 1

ESCREVA O NOME, A QUANTIDADE DE LADOS E A QUANTIDADE DE VÉRTICES DE CADA FIGURA GEOMÉTRICA.

QUESTÃO 2

ACESSE O LINK A SEGUIR E RESPONDA AS QUESTÕES:

https://cutt.ly/gXFTajN 

CASO NÃO POSSA ACESSAR A INTERNET, RESPONDA ABAIXO. CIRCULE O NOME DO SÓLIDO GEOMÉTRICO QUE CADA IMAGEM LEMBRA: 


Acesse os materiais referentes a essa atividade clicando aqui: Propostas didáticas – Matemática – 3º ano – Conexão Escola SME (goiania.go.gov.br)


Componente Curricular:MATEMÁTICA
Habilidade:(EF03MA15-B) Comparar e classificar figuras planas, como triângulo, quadrado, retângulo, trapézio e paralelogramo, em relação a seus lados: quantidade, posições relativas e comprimento, e vértices, registrando essas características em esquemas e tabelas.
(EF03MA13-A) Associar verbalmente ou por escrito figuras geométricas espaciais, como cubo, bloco retangular, pirâmide, cone, cilindro e esfera, a objetos do mundo físico das artes visuais em objetos e suas representações geométricas, e identificar as características faces, vértices e aresta, quando existirem.
(EF03MA14-A) Descrever características de algumas figuras geométricas espaciais, como prismas retos, pirâmides, cilindros, cones, presentes em objetos e/ou em suas representações geométricas, utilizando tecnologias digitais, materiais manipuláveis
(EF03MA14-B) Relacionar figuras geométricas espaciais, como prismas retos, pirâmides, cilindros, cones, com suas planificações e explorar o significado de planificação de uma figura espacial, como fazer um molde, uma representação plana da figura espacial.
Referências:BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.
CADERNO APRENDER SEMPRE- 3º Bimestre 2022- 3ºAno/ Ensino Fundamental/ Língua Portuguesa e Matemática/ Prefeitura de Goiânia- Secretaria Municipal de Educação.
Documento Curricular para Goiás (DC-GO). Goiânia/GO: CONSED/ UNDIME Goiás, 2018. Disponível em: <https://cutt.ly/MOsX7AS> acessado em 29, jan. 22.