Esta proposta de atividade de GEOGRAFIA é destinada aos estudantes do 7° Ano do Ensino Fundamental Anos Finais.
Brasil: Industrialização
A transformação de recursos naturais em bens e produtos que atendem às nossas necessidades não é recente, ao longo da história podemos destacar três formas de produção: o artesanato, a manufatura e a indústria. A indústria é compreendida como conjunto de atividades produtivas que transformam matérias primas em produtos que vão ser consumidos por outras indústrias ou em uso doméstico. Acredite, as indústrias trouxeram alterações significativas nas relações de trabalho, na economia, na política e na organização da sociedade e por isso reconhecemos o período de surgimento das indústrias como Revolução Industrial.
A Revolução Industrial ocorreu na Inglaterra por volta de 1760, já a industrialização brasileira é datada em 1940 e por isso o Brasil é considerado um país de industrialização tardia.
O cenário brasieleiro antes da industrialização é marcado pela presença de indústrias ligadas à produção de bens não duráveis do gênero alimentício e têxtil. Em 1900 a participação das atividades agropecuárias representava 44,6% do PIB (Produto Interno Bruto) do Brasil, ao passo que as indústrias eram apenas 11% do PIB. Com economia agroexportadora destacavam a produção do Café (Sudeste), Látex (Norte), Cana- de- açúcar (NE) e Pecuária (S).
A industrialização brasileira foi concentrada na região sudeste devido aos investimentos do governo e contribuição da cafeicultura com infraestrutura, capital, mercado consumidor e mão de obra. Início da industrialização ocorre durante o Governo Vargas (1930 -1945) com a instalação das indústrias de base financiadas pelo governo e políticas como a plataforma de substituição da importação
As indústrias de base vão fornecer sustentação e impulsionar o surgimento das indústrias de bens de consumo com investimento privado. Nesse sentido, surgem indústrias de base estatais como: 1941 – (CSN) Companhia Siderúrgica Nacional, 1942 – Vale do Rio Doce, 1942 – (FNM) Fábrica Nacional de Motores e 1953 – Petrobras.
Durante o Governo do Juscelino Kubitschek (JK) e no período militar (1960 – 1985) houve forte investimento em infraestrutura nas áreas de energia, transporte e comunicação. Nesse período as indústrias automobilísticas vão ser favorecidas devido a preferência pelo modal de transporte rodoviário.
O Governo Juscelino Kubitschek implantou o que ficou conhecido como tripé econômico do JK, onde o estado era responsável pelas indústrias de base, o capital privado nacional pelos bens de consumo não duráveis e o capital privado internacional pelos bens de consumo duráveis e bens de produção.
Nos anos 90 a política neoliberal, associada ao projeto de abertura econômica do Brasil resultou no capital privado realizando os principais investimentos em todos os segmentos que pertencem ao setor secundário. As estatais foram privatizadas e a indústria local passou a concorrer com produtos importados.
Questão 01
Sobre a industrialização brasileira assinale alternativa correta.
(A) O Brasil é mundialmente conhecido pelas indústrias automobilísticas que foram implantadas pelo governo federal por volta de 1980.
(B) Ainda que seja um país de dimensões continentais a atividade industrial é bem dividida pelo território nacional, estando concentrada principalmente na região nordeste desde meados de 1960.
(C) Apoiado pelo governo alemão a industrialização brasileira foi pautada pelo desenvolvimento das indústrias de ponta, voltada para produção de alta tecnologia que tem na Europa o seu principal mercado consumidor.
(D) Industrialização brasileira ocorreu por volta de 1940, fazendo com o que o Brasil seja conhecido como um país de industrialização tardia quando comparado às nações desenvolvidas.
Questão 02
No Governo Vargas (1930 – 1945), a plataforma de substituição da importação e o investimento em indústrias de base impulsionaram a industrialização brasileira, concentrada na região sudeste. Sabendo disso, descreva quais fatores justificam a concentração da industrialização brasileira na região sudeste.
Questão 03
O Governo de Juscelino Kubitschek (1956 – 1961) foi marcado por feitos e projetos importantes como a construção de Brasília, a política de 50 anos em 5, o plano de metas e investimentos em infraestrutura. Descreva o projeto de industrialização conhecido como tripé econômico de JK.
Questão 04
A industrialização brasileira também se expandiu significativamente durante o período conhecido como “Milagre Econômico” na década de 1970, quando o país experimentou altas taxas de crescimento econômico impulsionadas principalmente pela indústria. Nesse contexto, um dos setores que se destacou foi
(A) a indústria têxtil
(B) a indústria automobilística
(C) o plantio de soja
(D) a agropecuária
SAIBA MAIS
Chega o dedo no play e curte esse vídeo!
Habilidade: | (EF07GE08-A) Estabelecer relações entre as modificações do território brasileiro a partir dos processos de industrialização e inovação tecnológica. |
Referências: | ADAS, M; ADAS, S. Expedições Geográficas: 7° ano. 3° Edição. São Paulo: Moderna, 2018. BONELLI, R. Industrialização e desenvolvimento. Disponível em:<https://www.ecostrat.net/files/IND_E_DESEN.pdf>. Acesso em: agosto de 2022. FIESP (Federação das indústrias do estado de São Paulo).Panorama da indústria de transformação brasileira. 7ª Edição, 2015. Disponível em: <www.fiesp.com.br/arquivo-download/?id=200839>. Acesso em: agosto de 2022. IBGE. Atlas Geográfico Escolar. 6ª ed. Rio de Janeiro: IBGE, 2012. p.136. IMB – Instituto Mauro Borges de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos. Atlas do Estado de Goiás – 2014. Disponível em:<http://dados.sieg.go.gov.br/Sieg/rgg/atlas/index.html>. Acesso em: 02 de agosto de 2022. KUPFER, D. O primeiro ano do resto das nossas vidas. Jornal Valor Econômico. São Paulo, Brasil. 01/04/2009. Disponível em: <http://www.ie.ufrj.br/aparte/pdfs/kupfer010409.pdf>.Acesso em: agosto de 2022. |