Esta proposta de atividade de MATEMÁTICA é destinada aos estudantes do 6º Período da Educação de Jovens e Adultos – EJA
Introdução
No cotidiano de muitas pessoas, é comum encontrarmos os termos “círculo” e “circunferência”. Embora frequentemente usados de forma trocadas mas aceitável, eles possuem significados distintos. Para uma compreensão clara e precisa, é preciso entender as diferenças.
Imagem:canva.com/círculo_https://acesse.one/iLBai
Circunferência
A circunferência é uma linha curva que delimita o círculo, também chamada de perímetro do círculo. Nas atividades de geometria, costuma-se calcular o seu comprimento utilizando a seguinte fórmula:
Círculo
O círculo inclui toda a área interna delimitada pela circunferência. Todos os pontos dentro do círculo estão a uma distância menor ou igual ao raio a partir do centro. Também, nas atividades de geometria, costuma-se calcular a sua área utilizando a seguinte fórmula:
Problemas de Aplicação
Problema 1
Imagine que você está desenhando um logotipo para uma empresa. Você precisa criar um círculo perfeito com uma borda azul. A borda azul é a circunferência do círculo. Se o raio do círculo é de 7 cm, qual deverá ser o comprimento da borda desse círculo azul?
Resolução:
Utilizando a fórmula teremos:
Resposta: A medida desse comprimento será de, aproximadamente, 44cm
Problema 2
Suponha que você está organizando uma festa e precisa colocar uma toalha redonda em uma mesa circular. A área da toalha deve cobrir toda a superfície da mesa. Se o raio da mesa é de 1,5 metros, qual deverá ser a área da mesa, coberta pela toalha?
Resolução:
Utilizando a fórmula teremos:
Resposta:
A medida da área que a toalha deve cobrir a mesa é de, aproximadamente, 7,07m2.
Conclusão
Em resumo, a circunferência refere-se apenas à linha que forma o contorno do círculo, enquanto o círculo inclui, além dessa linha, toda a área interna.
Ficamos por aqui, até o próximo.
Atividade
QUESTÃO 01
Sobre a circunferência de um círculo, podemos afirmar que
(A) a circunferência é a área interna do círculo.
(B) a circunferência é o dobro do raio.
(C) a circunferência é a linha que delimita o círculo.
(D) a circunferência é a metade do diâmetro.
QUESTÃO 02
Sobre o círculo, podemos afirmar que
(A) o círculo é a linha que delimita uma área fechada.
(B) o círculo é a área interna delimitada por uma circunferência.
(C) o círculo é o comprimento da linha ao redor de uma área fechada.
(D) o círculo é a distância do centro até qualquer ponto na borda.
QUESTÃO 03
O raio de um círculo, para uma circunferência de 31,4 cm, considerando pi = 3,14, é de
(A) 5 cm.
(B) 10 cm.
(C) 15 cm.
(D) 20 cm.
QUESTÃO 04
A área um círculo de raio 7 cm, considerando pi =3,14, é de
(A) 49 cm².
(B) 154 cm².
(C) 21,98 cm².
(D) 153,86 cm².
SAIBA MAIS
Aprenda um pouco mais sobre comprimento da circunferência e área do círculo, acesse o vídeo do canal do prof. Hélio.
Autoria | Prof. Hélio Roberto da Rocha, Mestre em Matemática |
Componente Curricular | Matemática |
Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento | (EJAMA0617) Resolver situações-problema envolvendo o cálculo das medidas do comprimento da circunferência e área do círculo. |
Referências | SOUZA, Joamir Roberto de: Matemática realidade & tecnologia: 6° ao 9º ano: ensino fundamental: anos finais / Joamir Roberto de Souza. – 1. ed. – São Paulo: FTD, 2018. GIOVANNI JÚNIOR, José Ruy – A conquista da matemática: 6° ao 9° ano: ensino fundamental: anos finais / José Ruy Giovanni Júnior, Benedicto Castrucci. — 4. ed. — São Paulo: FTD, 2018. GOIÂNIA. Secretaria Municipal de Educação. Aprender Sempre. 6º ao 9º ano – Ensino Fundamental; Matemática; Goiânia, 2024. |