You are currently viewing Língua Portuguesa –  Produzindo uma reportagem sobre o lixo.

Língua Portuguesa – Produzindo uma reportagem sobre o lixo.

Esta atividade tem como base as sequências didáticas propostas pelo Programa Aprender Sempre, da SME-Goiânia, com base no DC/GO – Ampliado e está destinada a estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental. 

Iniciaremos mais uma sequência didática que tem como objetivo compreender sobre o gênero  reportagem. 

Disponível em: <https://br.freepik.com/vetores-gratis/apresentadores-de-tv-transmitindo-noticias-em-estudio-moderno_20495139.htm#query=reporter%20desenho&position=2&from_view=search>Acesso em 5, agosto de 2022.

ASSISTA A VIDEOAULA A SEGUIR:

Aprender Sempre – L. Portuguesa – 5º Ano – 3º Bim – Videoaula 2 – PRODUZINDO UMA REPORTAGEM SOBRE O

Produzindo uma reportagem sobre o lixo

Olá estudante!

Veja o trecho da reportagem abaixo:

Disponível em: GOIANIA. Secretaria Municipal de Educação. Aprender sempre. 5°. Ano – Ensino Fundamental; Língua Portuguesa e Matemática; 3°. Bimestre; Goiânia, 2022. Acesso em 5, junho de 2022.
  • Qual é o assunto da reportagem?
  • Você costuma acompanhar reportagens?

A reportagem é um gênero textual jornalístico que tem como objetivo principal informar os leitores sobre acontecimentos recentes, fatos relevantes, ou temas específicos de interesse público.

Ela é caracterizada pela sua objetividade, imparcialidade e pela busca pela veracidade dos fatos.

A reportagem pode ser disponibilizada em formato impresso (jornais e revistas), digital (internet) ou mesmo audiovisual (televisão).

Disponível em: <https://www.canva.com>Acesso em 5, agosto de 2022.

  Para elaborar uma reportagem é necessário pensar sobre:

Tema: Assunto abordado. 

Exemplo: A produção e o destino do lixo na escola.

Público: Quem irá ler?

Exemplo: Os leitores do jornal e das redes sociais da escola.

Onde será publicado: Jornal ou redes sociais.

Entrevistados: Quem será entrevistado? Por quê?

Exemplo: Diretor da escola, pessoas responsáveis pela merenda, funcionários que

recolhem o lixo da escola.

Autores: Quem irá produzir?

Exemplo: Estudantes do 5º ano.

Título: Deve ser curto, objetivo e chamar a atenção do leitor para o assunto abordado na reportagem. 

Linha fina: A linha fina irá ampliar o que foi apresentado no título, chamando atenção do leitor para que ele leia a reportagem completa.

Corpo da reportagem: Mensagem do texto.

Elementos utilizados: Gráficos, tabelas, imagens, infográficos, entrevistas…

Conclusão: Em alguns casos, a reportagem pode concluir com um resumo dos fatos apresentados ou com uma reflexão sobre as possíveis consequências do acontecimento.

Atividades

QUESTÃO 1

A reportagem é um gênero textual jornalístico que tem como objetivo principal informar os leitores sobre acontecimentos recentes, fatos relevantes, ou temas específicos de interesse público. Leia a reportagem seguinte:

A) Após a leitura do texto encontre as seguintes informações:

QUESTÃO 2

O objetivo principal da reportagem é 

(A) emitir opiniões pessoais sobre um determinado assunto.

(B) informar os leitores sobre acontecimentos recentes ou temas de interesse público.

(C) promover produtos ou serviços.

(D) entreter os leitores com histórias fictícias.

QUESTÃO 3

Das características apresentadas, não é típica de uma reportagem a

(A) imparcialidade.

(B) parcialidade.

(C) veracidade.

(D) atualidade.

QUESTÃO 4

Você sabia que neste mundo de reportagens existem algumas expressões muito utilizadas? Pesquisa, discuta e tente responder o sentido de cada expressão:

Disponível em: <https://br.freepik.com/vetores-gratis/criancas-online_5189686.htm#query=crian%C3%A7a%20com%20computadordesenho&position=2&from_view=search&track=ais>Acesso em 5, junho de 2022.
Disponível em: <https://br.freepik.com/vetores-gratis/um-menino-com-laptop-na-mesa_11690338.htm#query=crian%C3%A7a%20com%20computadordesenho&position=47&from_view=search&track=ais>Acesso em 5, junho de 2022.
Disponível em: <https://br.freepik.com/vetores-gratis/um-esboco-simples-de-um-homem-usando-um-telefone-celular_23816403.htm#query=crian%C3%A7a%20com%20computadordesenho&position=49&from_view=search&track=ais>Acesso em 5, junho de 2022.

Autoria:Gabriele Leandro Dias
Formação: Pedagogia/ Psicologia
Componente Curricular:Língua Portuguesa
Habilidades:(EF05LP15) Ler/assistir e compreender, com autonomia, notícias, reportagens, vídeos em vlogs argumentativos, dentre outros gêneros do campo político-cidadão, de acordo com as convenções dos gêneros e considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto.
(EF05LP15-A/B) Conhecer o local de publicação dos textos, contextualizando-os quanto à extensão, orientação de valores, confiabilidade, e características gráficas e digitais, atentando para as marcas linguísticas, os recursos multimodais e digitais, como postagens e comentários.
(EF05LP16) Comparar informações sobre um mesmo fato veiculadas em diferentes mídias e concluir sobre qual é mais confiável e por quê.
(EF05LP22) Ler e compreender verbetes de dicionário, identificando a estrutura, as informações gramaticais (significado de abreviaturas) e as informações semânticas.
(EF05LP23) Comparar informações apresentadas em gráficos ou tabelas.
Referências: 2020. Documento Curricular para Goiás (DC-GO). Goiânia/GO: CONSED/ UNDIME Goiás, 2018. Disponível em: https://cee.go.gov.br
GOIANIA. Secretaria Municipal de Educação. Aprender sempre. 5°. Ano – Ensino Fundamental; Língua Portuguesa e Matemática; 3°. Bimestre; Goiânia, 2022.
Projeto Buriti. Português. (Coleção do 2º ao 5º ano). São Paulo: Moderna, 2017.