Esta proposta de atividade de Matemática, integrada com Geografia, é destinada aos estudantes do 2° período (3ª Série) da Educação de Jovens e Adultos – EJA.
Interpretação de dados em gráficos
Os gráficos são importantes para mostrar informações de forma visual. Eles ajudam a entender dados de maneira rápida e fácil. Vamos aprender sobre três tipos comuns de gráficos: gráficos de setores, gráficos de linha e gráficos de colunas.
Gráficos de Setores ou de Pizza
Os gráficos de setores mostram como uma quantidade total é dividida em partes. Cada “fatia” do gráfico representa uma parte do todo. Quanto maior a fatia, maior é a quantidade.
Quantidade de pessoas atendidas na Central de Clientes por dia da semana
Fonte: Dados fictícios.
Gráfico de Linha
O gráfico de linha pode ser usado para mostrar como algo muda ao longo do tempo. Cada quantidade representa um ponto que será ligado aos demais por uma linha.
Temperaturas máximas registradas na semana em Goiânia
Fonte: Dados fictícios.
Gráficos de Colunas
Os gráficos de colunas simples usam barras retangulares de mesma largura e cor para mostrar quantidades de uma determinada grandeza. Cada coluna representa uma quantidade. Quanto maior a quantidade, mais alta será a coluna.
Quantidade de estudantes presentes às aulas por dia da semana.
Fonte: Dados fictícios.
Para representar grandezas diferentes, as colunas precisam ter cores diferentes também. Uma cor para cada grandeza. Neste caso, o gráfico será de colunas conjugadas.
Comparativo entre quantidades de estudantes presentes e ausentes por dia da semana
Fonte: Dados fictícios.
Dicas Gerais para Ler Gráficos:
- Leia o título do gráfico para entender do que se trata.
- Leia as legendas e rótulos nos eixos para saber o que está sendo mostrado.
- Compare os tamanhos, alturas ou posições para entender as diferenças.
- Preste atenção nas cores e padrões para diferenciar os dados.
Com essas dicas, você pode ler e interpretar gráficos com mais facilidade e confiança.
Bom estudo!
QUESTÃO 1
O estado de Goiás é um importante produtor de alimentos no Brasil. O gráfico abaixo mostra quantidades produzidas de arroz, batata, feijão e mandioca em Goiás nos anos de 2019 e 2020. Essas quantidades estão em toneladas (mil quilos). Observe o gráfico com atenção!
Agora responda:
A) Qual alimento teve um aumento na produção em 2020?
B) Qual alimento foi produzido em menor quantidade em 2019?
C) Qual foi a produção total de mandioca nos dois anos juntos?
QUESTÃO 2
No gráfico abaixo, os dados apresentam a quantidade de matrículas para Educação Infantil e Ensino Fundamental, no período de 2018 a 2020. Leia o gráfico com atenção.
Agora responda:
A) Quantos estudantes foram matriculados na Educação Infantil em 2018?
B) Em que ano o número de matriculados na Educação Infantil foi maior?
C) Em que ano o número total de matriculados no Ensino Fundamental foi menor?
QUESTÃO 3
O CAGED (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) é um registro do governo que acompanha o saldo de emprego formal no Brasil. Esse saldo é a diferença entre o número de pessoas que conseguiram emprego com carteira assinada e o número de pessoas que perderam o emprego em um determinado período.
No gráfico abaixo, observe o saldo de empregos no mês de maio de 2022 para alguns setores.
Agora responda: qual é o setor que apresenta maior saldo de emprego formal?
(A) Agropecuária.
(B) Construção Civil.
(C) Indústria de transformação.
(D) Serviços.
QUESTÃO 4
O gerente da papelaria pediu para Marize representar em um gráfico as quantidades dos produtos em estoque. Os produtos e suas quantidades são:
- Caderno capa dura: 40 unidades
- Caixa de lápis de cor: 50 unidades
- Giz de cera: 180 unidades
- Fita crepe: 25 unidades
Marize vai usar este gráfico de pizza para mostrar essas quantidades..
Fonte: Acervo próprio – produzido no canva.com
Na maior fatia do gráfico, Marize vai representar a quantidade de:
(A) Caderno capa dura.
(B) Caixa de lápis de cor.
(C) Giz de cera.
(D) Fita crepe.
SAIBA MAIS
A representação de dados ou valores numéricos na forma de gráfico é uma maneira de ilustrar informações, tornando-as mais claras e mais simples a interpretação. Os gráficos têm utilidade em diversas áreas e situações. Por isso é importante saber ler e interpretar os gráficos. No vídeo “Tipos de gráficos”, a professora Cristiane Souza apresenta as possibilidades de construção de diferentes modelos de gráficos adaptando ao tipo de informação que se deseja apresentar. Assista e entenda como isso acontece!
COMPONENTE CURRICULAR | OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM |
MATEMÁTICA | (EJAMA0235) Ler, analisar e interpretar, com mediação do professor, tabelas e gráficos simples. |
GEOGRAFIA | (EJAGE0122) Identificar as atividades ligadas aos setores econômicos (primário, secundário e terciário), enfatizando o seu município e o estado de Goiás. |
REFERÊNCIAS | CLIMATE-DATA-ORG. Clima em Goiás. URL https://pt.climate-data.org/america-do-sul/brasil/goias/goias-879942/#temperature-graph, consultado em 25/08/2022. SOUZA, Cássia Garcia de. É BOM APRENDER: LÍNGUA PORTUGUESA, MATEMÁTICA, CIÊNCIAS, HISTÓRIA, GEOGRAFIA E ARTES. Volume 1, Educação de Jovens e Adultos, 1ª edição, FTD, São Paulo. 2009. BRASIL, Instituto Nacional de Meteorologia. Normais Climatológicos no Brasil, 1991 – 2020. URL https://portal.inmet.gov.br/normais, consultado em 29/08/2022. |