You are currently viewing Educação Física – Jogo indígena: cama de gato

Educação Física – Jogo indígena: cama de gato

ESTA PROPOSTA DE EDUCAÇÃO FÍSICA INTEGRADA COM MATEMÁTICA É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO TERCEIRO PERÍODO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS – EJA.

JOGO INDÍGENA: CAMA DE GATO

A formação cultural do Brasil resulta da miscigenação racial e da fusão cultural entre diversos povos, incluindo os povos indígenas. Portanto, é evidente que a cultura indígena permeia nosso cotidiano, manifestando-se não apenas em nosso vocabulário, hábitos, músicas e conhecimento sobre o poder medicinal das plantas, mas também em práticas corporais, como o jogo conhecido como “cama de gato”.

Esse jogo tem como propósito criar figuras com fios que representam formas do cotidiano, utilizando apenas as mãos. Além de ser uma atividade recreativa, ele também promove o desenvolvimento da criatividade, memória e precisão dos participantes.


QUESTÃO 1

O jogo cama de gato é de matriz indígena. Seu objetivo principal é

(A) construir peças de tabuleiro.

(B) produzir figuras com fios.

(C) fazer desenhos com carvão.

(D) criar palavras com cordões.

QUESTÃO 2

Uma das características do jogo cama de gato é a/o

(A) utilização de regras complexas.

(B) necessidade de velocidade.

(C) uso exclusivo de imaginação.

(D) precisão e destreza manual.

QUESTÃO 3

Vivencie o jogo cama de gato. Posteriormente, desenhe ou registre pelo celular as imagens que conseguiu formar e escreva o que elas representam.

QUESTÃO 4

Além do jogo cama de gato, a cultura indígena está presente no nosso cotidiano. Aponte alguns costumes indígenas que fazem parte do seu dia a dia.

QUESTÃO 5

As formas geométricas estão presentes em todos lugares, inclusive no jogo cama de gato. Observe uma imagem comumente formada nesse jogo:

Quais são as formas geométricas encontradas nessa imagem?


SAIBA MAIS

Para entender se foram os índios ou indígenas que criaram o jogo cama de gato, assista o vídeo abaixo:

Canal Jordana Martins. Indígena ou índios: quem criou o jogo cama de gato? Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=8KXCyEhN2ZQ

AutorJordana Ferreira
FormaçãoEducação Física
Componentes CurricularesEducação Física
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento(EJAEF0301) Vivenciar e ressignificar os diferentes jogos no contexto local, regional e nacional contemplando os de matrizes indígenas e africanas.
(EJAMA0317) Reconhecer, nomear e comparar polígonos, considerando lados, vértices e ângulos.
ReferênciasBRASIL. Povos e Comunidades Tradicionais. Ministério da Cidadania. Disponível em: http://mds.gov.br/assuntos/seguranca-alimentar/direito-a-alimentacao/povos-e-comunidades-tradicionais. Acesso em 01 de setembro de 2022.
CARVALHO, Leandro. Heranças culturais indígenas. PrePara Enem. Disponível em https://www.preparaenem.com/historia-do-brasil/herancas-culturais-indigenas.htm. Acesso em 02 de setembro de 2022.
GOIÁS. Série “Por trás do nome” desvenda a origem do nome da Avenida Anhanguera, principal via da Capital. Assembleia Legislativa do Estado de Goiás. Disponível em https://portal.al.go.leg.br/noticias/117441/serie-por-tras-do-nome-desvenda-a-origem-do-nome-da-avenida-anhanguera-principal-via-da-capital#:~:text=Anhanguera%20foi%20o%20apelido%20dado,estavam%20as%20minas%20de%20ouro. Acesso em 22 de dezembro de 2022.
LIMA, Edilene Coffaci. O kãchi no MAE/UFPR: sobre uma experiência de curadoria compartilhada. Campos – Revista de Antropologia Social. 16(2):44-58, 2015.
MIRIM Povos Indígenas do Brasil. Brincadeiras. ISA. Disponível em https://mirim.org/pt-br/como-vivem/brincadeiras. Acesso em 02 de setembro de 2022.
OLIVEIRA, Raul Rodrigues. Figuras Planas. Escola Kids. Disponível em https://escolakids.uol.com.br/matematica/figuras-planas.htm. Acesso em 01 de setembro de 2022.
TERRITÓRIO DO BRINCAR. Figuras de Barbante. YouTube. Disponível em https://www.youtube.com/playlist?list=PL1IlaKMcWzexrTMjEVd-FAzhACHYz_GmJ. Acesso em 01 de setembro de 2022.