Quando falamos de esportes, qual é a primeira coisa que vem à sua cabeça? Medalhas, competição, treino, vencer!
Não é bem assim! Vamos assistir ao vídeo abaixo, que narra uma Maratona. Ele vai te mostrar que o esporte pode ser muito mais que isso…
Podemos perceber que competições esportivas podem ser emocionantes de outras formas. Vai ver que o vencedor nem sempre é o que cruza a linha de chegada e o campeão nem sempre irá ostentar uma medalha. Vamos correr e nos emocionar?
Emocionante: atleta ganha maratona após ser carregada por “rival”
Quais valores você conseguiu identificar na atitude da atleta? Esses valores são importantes apenas no esporte? Vamos pesquisar mais sobre esse assunto. Tais atitudes, no esporte, também são conhecidas como “Fair Play” ou “Jogo Limpo”.
Você também poderá conhecer mais sobre o Atletismo, sua origem, evolução, regras, provas e outras curiosidades. Vamos lá, clique e saiba mais:
1 – Atletismo trabalha o lado lúdico e faz as crianças suarem a camisa:
3- Site Escola Educação – (Tudo sobre Atletismo: História, Modalidades, Provas e Regras)
2- Atletismo Na Escola:
4-TV Brasil – Repórter Brasil explica efeitos do doping:
5- Atletismo: Entenda as regras de cada modalidade do esporte mais antigo – Jovem Pan News
Ensino Fundamental – Ciclo da Adolescência – H e I – Corpo, Expressão e Movimento.
Componente: Ed. Física | Habilidades (GO-EF08EF22) Vivenciar esportes de marca, precisão, rede, parede, de invasão, campo e taco, analisando as características histórico-culturais, valores, normas, regras, objetivos e fundamentos presentes nesses esportes. GO-EF08EF23) Analisar e refletir sobre a espetacularização dos esportes e o processo de esportivização das demais praticas corporais. (EF89EF04) Identificar os elementos técnico-táticos individuais, combinações táticas e sistemas de jogo das modalidades esportivas praticadas, bem como diferenciar as modalidades esportivas com base nos critérios da lógica interna das categorias de esporte vivenciadas. (EF89EF05) Identificar as transformações históricas do fenômeno esportivo e discutir alguns de seus problemas (doping, corrupção, violência etc.) e a forma como as mídias os apresentam. |