You are currently viewing Ciências da Natureza – Seres vivos: características dos animais

Ciências da Natureza – Seres vivos: características dos animais

Esta proposta de atividade de Ciências da Natureza é destinada aos estudantes do 2º ano dos anos iniciais do Ensino Fundamental.


OBSERVE AS IMAGENS PARA

Disponível em: <https://pixabay.com/pt/photos/quati-coatimundi-animais-selvagens-7323269/>. Acesso em 30, ago. 2022.

QUESTÃO 1

SE A FLORESTA NÃO FOR BEM CUIDADA PELOS SERES HUMANOS, NUM FUTURO BEM PRÓXIMO, NÃO PODEREMOS VER A DIVERSIDADE DE ANIMAIS. 

EM SUA OPINIÃO, O QUE QUER DIZER A PALAVRA SILÊNCIO NO POEMA?

Disponível em: <https://pixabay.com/pt/photos/macaco-natureza-floresta-mico-2712662/>. Acesso em 30, ago. 2022.

QUESTÃO 2

OS ANIMAIS SÃO DIVIDIDOS EM DOIS GRANDES GRUPOS: VERTEBRADOS E INVERTEBRADOS. COM AJUDA DE UM ADULTO, ILUSTRE E PINTE UM ANIMAL DE CADA GRUPO DOS VERTEBRADOS:

QUESTÃO 3

LOCALIZE, NO CAÇA-PALAVRAS, SEIS ANIMAIS INVERTEBRADOS E DEPOIS REGISTRE-OS AO LADO.

QUESTÃO 4

ILUSTRE SEU BICHO DE ESTIMAÇÃO PREDILETO E SEU HABITAT, SE ATENTANDO AOS DETALHES! DEPOIS, ESCREVA O NOME QUE VOCÊ DARIA AO SEU ANIMALZINHO.

QUESTÃO 5

QUAL DOS ANIMAIS ABAIXO PERTENCE AO GRUPO DOS ANFÍBIOS? MARQUE UM X NA ALTERNATIVA CORRETA.

(A) SALAMANDRA

(B) TUCANO

(C) ELEFANTE

(D) TUBARÃO

QUESTÃO 6

QUAL DOS SEGUINTES NÃO PERTENCE AO GRUPO DOS VERTEBRADOS? MARQUE UM X NA ALTERNATIVA CORRETA.

(A) MAMÍFEROS

(B) ARACNÍDEOS

(C) PEIXES

(D) RÉPTEIS

SAIBA MAIS

HÁ UM INVERTEBRADO QUE CAUSA UMA COCEIRA DANADA… PARA SABER COMO SE PROTEGER, DÊ O PLAY!

Canal Danielle Assis “Ciências da Natureza – Piolho: que invertebrado danado!”. Disponível em: <https://youtu.be/bBZo3JrYfGk>. Acesso 30, ago. 2022.

Autoria:Profª Danielle Assis Borges Fantini
Formação:Graduação:
– Graduada em Pedagogia e Graduanda em Jornalismo 

Pós-graduação:
– MBA em Gestão das Tecnologias da Informação e da Comunicação – Educação
– Docência Universitária
– Psicopedagogia Institucional e Clínica
– Neuropedagogia Aplicada à Educação
Componente Curricular:Ciências da Natureza
Habilidade:(EF02CI04-A) Descrever características de plantas e animais, como tamanho, forma, cor, fase da vida, local onde se desenvolvem, que fazem parte do cotidiano, relacionando-as ao ambiente em que vivem.

(EF02CI09) Identificar características próprias dos seres vivos. 
Referências: CARACTERÍSTICAS de um ser vivo, Brasil Escola, 2022. Disponível em: <https://escolakids.uol.com.br/ciencias/caracteristicas-um-ser-vivo.htm>.Acesso em: 14, Jul. 2022.

CARACTERÍSTICAS Gerais dos Seres Vivos, Brasil Escola, 2022. Disponível em: <https://brasilescola.uol.com.br/biologia/caracteristicas-dos-seres-vivos.htm#:~:text=As%20principais%20caracter%C3%ADsticas%20dos%20seres,de%20
reprodu%C3%A7%C3%A3o%20e%20a%20evolu%C3%A7%C3%A3o. >. Acesso em: 14, Jul. 2022.

PORTA ABERTA CIÊNCIAS HUMANAS E DA NATUREZA, 2º ano: ensino fundamental: anos iniciais / Mônica Jakievicius… [et al.]. – 1. Ed. – São Paulo: FTD, 2014.  
Documento norteador:DOCUMENTO CURRICULAR PARA GOIÁS – AMPLIADO (DC-GO AMPLIADO)