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Geografia – A ÁGUA E O VENTO MUDAM A PAISAGEM

Esta proposta de atividade de GEOGRAFIA é destinada aos estudantes do 3º ano do Ensino Fundamental.

A ÁGUA E O VENTO MUDAM AS PAISAGENS

AS PAISAGENS SÃO MODIFICADAS CONTINUAMENTE. OS SERES HUMANOS MODIFICAM AS PAISAGENS. MAS NÃO SÃO APENAS AS PESSOAS QUE TRANSFORMAM OS ESPAÇOS. A ÁGUA DA CHUVA, DOS RIOS, DO MAR TRANSFORMAM AS PAISAGENS. O VENTO TAMBÉM MODIFICA O RELEVO. É UM PROCESSO LENTO E PODEROSO.

EROSÃO CAUSADA PELO VENTO – FORMAÇÃO ROCHOSA QUE SOFREU EROSÃO EÓLICA.
Fonte da imagem https://img.freepik.com/free-vector/erosion-by-wind-water_1308-63671.jpg

A ÁGUA MODIFICA A PAISAGEM

  • QUANDO CHOVE, A ÁGUA DA CHUVA PODE ESCORRER PELO CHÃO, FORMANDO RIOS E LAGOS.
  • A ÁGUA DA CHUVA PODE CAUSAR EROSÃO DO SOLO, CARREGANDO TERRA E PEDRAS DE UM LUGAR PARA OUTRO.
  • A ÁGUA DA CHUVA PODE ALAGAR ÁREAS BAIXAS, CRIANDO PÂNTANOS E CHARCOS.
  • OS RIOS PODEM LEVAR TERRA E PEDRAS DE UM LUGAR PARA OUTRO, MUDANDO O FORMATO DO TERRENO.
  • A ÁGUA DO MAR, COM SUAS ONDAS, PODE DESGASTAR AS ROCHAS E FORMAR PRAIAS.
  • QUANDO A ÁGUA CONGELA, COMO EM GELEIRAS, ELA PODE EMPURRAR GRANDES PEDAÇOS DE TERRA E ROCHAS, CRIANDO VALES E MONTANHAS.

O VENTO MODIFICA A PAISAGEM

  • O VENTO PODE SOPRAR AREIA E TERRA DE UM LUGAR PARA OUTRO, MUDANDO O FORMATO DO TERRENO.
  • O VENTO PODE CAUSAR EROSÃO NAS ROCHAS, DESGASTANDO-AS LENTAMENTE COM O TEMPO.
  • EM DESERTOS, O VENTO FORMA DUNAS DE AREIA AO MOVER GRANDES QUANTIDADES DE AREIA.
  • O VENTO PODE AJUDAR A FORMAR VALES E DESFILADEIROS AO SOPRAR PARTÍCULAS QUE ERODEM AS ROCHAS.

AGORA VOCÊ VAI REALIZAR ATIVIDADES SOBRE O TEMA.

RESPONDA ÀS QUESTÕES NO SEU CADERNO

QUESTÃO 1

  • A IMAGEM ACIMA, MOSTRA UMA PAISAGEM QUE FOI MODIFICADA PELO VENTO. ESSAS MUDANÇAS OCORREM EM UM PROCESSO LENTO, QUE LEVA MUITOS ANOS.

ESSE TIPO DE PROCESSO CHAMA-SE EROSÃO EÓLICA.

PROCURE NA INTERNET, AS SEGUINTES INFORMAÇÕES SOBRE O TEMA:

  • O QUE É EROSÃO EÓLICA?
  • COMO ACONTECE ESSE PROCESSO?
  • ONDE ESTE TIPO DE FENÔMENO É MAIS COMUM?

QUESTÃO 2

ESCREVA AS RESPOSTAS EM SEU CADERNO

Fonte: freepik.com

A IMAGEM ACIMA, MOSTRA UM PROCESSO QUE FOI PROVOCADO PELAS ONDAS DO MAR.

  • NO SEU CADERNO, EXPLIQUE ETAPA POR ETAPA, COMO ACONTECEU ESTA TRANSFORMAÇÃO DA PAISAGEM.

QUESTÃO 3

QUANDO VOCÊ PASSA POR UM RIO, POR QUE O TERRENO AO REDOR DELE GERALMENTE É MAIS BAIXO?

VALE DE UM RIO
Fonte: canva.com

(A) PORQUE O RIO EMPURRA A TERRA PARA BAIXO.

(B) PORQUE A ÁGUA DO RIO ESCAVA E MOLDA O SOLO AO LONGO DO TEMPO.

(C) PORQUE OS SERES HUMANOS RETIRAM A TERRA.

(D) PORQUE O VENTO SOPRA A TERRA PARA LONGE.

QUESTÃO 4

O QUE O VENTO PODE FAZER COM A AREIA EM UM DESERTO?

(A) FORMAR DUNAS DE AREIA

(B) FORMAR GELEIRAS

(C) FORMAR CAVERNAS

(D) FORMAR LAGOS

SAIBA MAIS

AGORA, ASSISTA O VÍDEO: PAISAGENS MODIFICADAS


Autoria:Amarolina Ribeiro Silva
Formação:Graduada em Geografia e em Pedagogia. Mestra em Ensino na Educação Básica.
Componente Curricular:Geografia
Habilidades(EF03GE04) – Explicar como os processos naturais e históricos atuam na produção e na mudança das paisagens naturais e antrópicas nos seus lugares de vivência, comparando-os a outros lugares.
Referência CALLAI, Helena Copetti. Aprendendo a ler o mundo: a Geografia nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Cad. Cedes, Campinas, v. 25, n. 66, 2005. 

_______. Educação Geográfica: reflexão e prática. Ijuí: Unijuí, 2011.

CAVALCANTI, Lana de Souza (Org.). Geografia, escola e construção de conhecimentos. Campinas: Papirus, 2010. 

GOIÁS. Documento Curricular para Goiás. CONSED/UNDIME – Ampliado – Cortes Temporais.pdf. Disponível em: https:/sme.goiania.go.gov.br/site/index.php/institucional/documentos-oficiais-2/

STRAFORINI, Rafael. Ensinar Geografia: o desafio da totalidade–mundo nas séries iniciais. São Paulo: Annablume, 2008.