Esta proposta de atividade de GEOGRAFIA é destinada aos estudantes do 3º ano do Ensino Fundamental.
A ÁGUA E O VENTO MUDAM AS PAISAGENS
AS PAISAGENS SÃO MODIFICADAS CONTINUAMENTE. OS SERES HUMANOS MODIFICAM AS PAISAGENS. MAS NÃO SÃO APENAS AS PESSOAS QUE TRANSFORMAM OS ESPAÇOS. A ÁGUA DA CHUVA, DOS RIOS, DO MAR TRANSFORMAM AS PAISAGENS. O VENTO TAMBÉM MODIFICA O RELEVO. É UM PROCESSO LENTO E PODEROSO.
A ÁGUA MODIFICA A PAISAGEM
- QUANDO CHOVE, A ÁGUA DA CHUVA PODE ESCORRER PELO CHÃO, FORMANDO RIOS E LAGOS.
- A ÁGUA DA CHUVA PODE CAUSAR EROSÃO DO SOLO, CARREGANDO TERRA E PEDRAS DE UM LUGAR PARA OUTRO.
- A ÁGUA DA CHUVA PODE ALAGAR ÁREAS BAIXAS, CRIANDO PÂNTANOS E CHARCOS.
- OS RIOS PODEM LEVAR TERRA E PEDRAS DE UM LUGAR PARA OUTRO, MUDANDO O FORMATO DO TERRENO.
- A ÁGUA DO MAR, COM SUAS ONDAS, PODE DESGASTAR AS ROCHAS E FORMAR PRAIAS.
- QUANDO A ÁGUA CONGELA, COMO EM GELEIRAS, ELA PODE EMPURRAR GRANDES PEDAÇOS DE TERRA E ROCHAS, CRIANDO VALES E MONTANHAS.
O VENTO MODIFICA A PAISAGEM
- O VENTO PODE SOPRAR AREIA E TERRA DE UM LUGAR PARA OUTRO, MUDANDO O FORMATO DO TERRENO.
- O VENTO PODE CAUSAR EROSÃO NAS ROCHAS, DESGASTANDO-AS LENTAMENTE COM O TEMPO.
- EM DESERTOS, O VENTO FORMA DUNAS DE AREIA AO MOVER GRANDES QUANTIDADES DE AREIA.
- O VENTO PODE AJUDAR A FORMAR VALES E DESFILADEIROS AO SOPRAR PARTÍCULAS QUE ERODEM AS ROCHAS.
AGORA VOCÊ VAI REALIZAR ATIVIDADES SOBRE O TEMA.
•RESPONDA ÀS QUESTÕES NO SEU CADERNO
QUESTÃO 1
- A IMAGEM ACIMA, MOSTRA UMA PAISAGEM QUE FOI MODIFICADA PELO VENTO. ESSAS MUDANÇAS OCORREM EM UM PROCESSO LENTO, QUE LEVA MUITOS ANOS.
ESSE TIPO DE PROCESSO CHAMA-SE EROSÃO EÓLICA.
PROCURE NA INTERNET, AS SEGUINTES INFORMAÇÕES SOBRE O TEMA:
- O QUE É EROSÃO EÓLICA?
- COMO ACONTECE ESSE PROCESSO?
- ONDE ESTE TIPO DE FENÔMENO É MAIS COMUM?
QUESTÃO 2
ESCREVA AS RESPOSTAS EM SEU CADERNO
A IMAGEM ACIMA, MOSTRA UM PROCESSO QUE FOI PROVOCADO PELAS ONDAS DO MAR.
- NO SEU CADERNO, EXPLIQUE ETAPA POR ETAPA, COMO ACONTECEU ESTA TRANSFORMAÇÃO DA PAISAGEM.
QUESTÃO 3
QUANDO VOCÊ PASSA POR UM RIO, POR QUE O TERRENO AO REDOR DELE GERALMENTE É MAIS BAIXO?
(A) PORQUE O RIO EMPURRA A TERRA PARA BAIXO.
(B) PORQUE A ÁGUA DO RIO ESCAVA E MOLDA O SOLO AO LONGO DO TEMPO.
(C) PORQUE OS SERES HUMANOS RETIRAM A TERRA.
(D) PORQUE O VENTO SOPRA A TERRA PARA LONGE.
QUESTÃO 4
O QUE O VENTO PODE FAZER COM A AREIA EM UM DESERTO?
(A) FORMAR DUNAS DE AREIA
(B) FORMAR GELEIRAS
(C) FORMAR CAVERNAS
(D) FORMAR LAGOS
SAIBA MAIS
AGORA, ASSISTA O VÍDEO: PAISAGENS MODIFICADAS
Autoria: | Amarolina Ribeiro Silva |
Formação: | Graduada em Geografia e em Pedagogia. Mestra em Ensino na Educação Básica. |
Componente Curricular: | Geografia |
Habilidades | (EF03GE04) – Explicar como os processos naturais e históricos atuam na produção e na mudança das paisagens naturais e antrópicas nos seus lugares de vivência, comparando-os a outros lugares. |
Referência | CALLAI, Helena Copetti. Aprendendo a ler o mundo: a Geografia nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Cad. Cedes, Campinas, v. 25, n. 66, 2005. _______. Educação Geográfica: reflexão e prática. Ijuí: Unijuí, 2011. CAVALCANTI, Lana de Souza (Org.). Geografia, escola e construção de conhecimentos. Campinas: Papirus, 2010. GOIÁS. Documento Curricular para Goiás. CONSED/UNDIME – Ampliado – Cortes Temporais.pdf. Disponível em: https:/sme.goiania.go.gov.br/site/index.php/institucional/documentos-oficiais-2/ STRAFORINI, Rafael. Ensinar Geografia: o desafio da totalidade–mundo nas séries iniciais. São Paulo: Annablume, 2008. |