You are currently viewing Geografia – MEUS VIZINHOS

Geografia – MEUS VIZINHOS

Esta proposta de atividade de GEOGRAFIA é destinada aos estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental.

IMAGEM: GOOGLE MAPS

MEUS VIZINHOS
MORAMOS EM NOSSAS CASAS, APARTAMENTOS OU OUTROS TIPOS DE MORADIAS. MAS NÃO VIVEMOS SOZINHOS. MORAMOS COM NOSSOS FAMILIARES EM NOSSAS CASAS. E OS VIZINHOS, MORAM EM CASAS PERTO DA NOSSA. TER UMA BOA CONVIVÊNCIA COM AS PESSOAS DO BAIRRO É IMPORTANTE PARA QUE TODOS VIVAM BEM.

AS PESSOAS QUE MORAM OU TRABALHAM PRÓXIMO DE ONDE MORAMOS, SÃO NOSSOS VIZINHOS. É ÓTIMO TER UMA BOA CONVIVÊNCIA COM O NOSSO VIZINHOS!

LAURA MORA NA RUA DONA ESTELA.ELA TEM VIZINHOS QUE MORAM DO LADO DIREITO E TAMBÉM DO LADO ESQUERDO. HÁ TAMBÉM OS VIZINHOS QUE MORAM DO OUTRO LADO DA RUA.

VOCÊ SABE COMO SER UM BOM VIZINHO? VEJA O QUE NÃO FAZER:

    • OFEREÇA AJUDA QUANDO NECESSÁRIO

    • CUMPRIMENTE-OS COM EDUCAÇÃO

    • RESPEITE AS DIFERENÇAS, OS COSTUMES E HÁBITOS DAS PESSOAS

    • EVITE BARULHO EXCESSIVO E EM HORÁRIOS PROIBIDOS

      SEJA UM VIZINHO LEGAL!

      EVITE:

    • JOGAR LIXO NO CHÃO DA RUA OU DO CONDOMÍNIO

    • BATER NAS PAREDES E NO CHÃO COM OBJETOS BARULHENTOS

    • PULAR, GRITAR OU FAZER MUITOS RUÍDOS

    • DEIXAR OS CACHORROS LATIREM MUITO E ALTO

AS PESSOAS QUE MORAM PERTO DA NOSSA CASA, SÃO MUITO IMPORTANTES PARA A BOA QUALIDADE DE VIDA. SE TODOS FOREM BONS VIZINHOS, A CONVIVÊNCIA NA RUA, NO BAIRRO OU NO CONDOMÍNIO SERÁ BOA PARA TODOS.

AGORA VOCÊ VAI REALIZAR ATIVIDADES SOBRE O TEMA.

QUESTÃO 1

FAÇA TODAS AS ATIVIDADES EM SEU CADERNO

a. OBSERVE A IMAGEM ANTERIOR E FAÇA UM DESENHO PARECIDO. DESENHE SUA CASA, SUA RUA E A CASA DOS SEUS VIZINHOS.

b. SE VOCÊ SOUBER O NOME DOS VIZINHOS, ESCREVA EM CIMA DO DESENHO DAS CASAS DELES.

c. NÃO ESQUEÇA DE COLOCAR O NOME DA SUA RUA E TAMBÉM OS VIZINHOS DO OUTRO LADO DA RUA.

QUESTÃO 2

HORA DA ENTREVISTA!

CONVERSE COM SEUS FAMILIARES E RESPONDA AS QUESTÕES A SEGUIR.

  1. QUEM SÃO OS VIZINHOS DA NOSSA CASA?
  2. OS VIZINHOS SÃO SIMPÁTICOS?
  3. HÁ UM GRUPO OU ASSOCIAÇÃO DE MORADORES?
  4. COMO REIVINDICAM JUNTOS MELHORIAS PARA O BAIRRO?
  5. AS CRIANÇAS DA VIZINHANÇA COSTUMAM BRINCAR JUNTAS?
  6. JÁ AJUDARAM ALGUM VIZINHO? CONTE COMO FOI.
  7. JÁ FOI AJUDADO PARA ALGUM VIZINHO? CONTE COMO FOI.

QUESTÃO 3

• CONVIVER BEM COM OS VIZINHOS É MUITO IMPORTANTE.
• ESCREVA EM SEU CADERNO, QUAIS ATITUDES PODEMOS TOMAR NO DIA A DIA PARA SER UM BOM VIZINHO.

QUESTÃO 4

DURANTE UM ACONTECIMENTO NO CONDOMÍNIO, AS FAMÍLIAS DISCUTIAM A IMPORTÂNCIA DA LIMPEZA E DA ORGANIZAÇÃO NO ESPAÇO COMUM. A MENSAGEM PRINCIPAL É

(A) JOGAR LIXO NO CHÃO É ACEITÁVEL E SEM PROBLEMAS.

(B) MANTER O ESPAÇO LIMPO É RESPONSABILIDADE DE TODOS OS VIZINHOS.

(C) NINGUÉM DEVE SE PREOCUPAR COM A LIMPEZA DO LOCAL.

(D) A LIMPEZA É UMA TAREFA SOMENTE DOS FUNCIONÁRIOS DO CONDOMÍNIO.

QUESTÃO 5

A IMPORTÂNCIA DA BOA CONVIVÊNCIA ENTRE VIZINHOS

“A CONVIVÊNCIA ENTRE VIZINHOS É UMA PARTE IMPORTANTE PARA O BEM-ESTAR DE TODOS. MANTER UMA BOA RELAÇÃO NA VIZINHANÇA AJUDA A CRIAR UM AMBIENTE HARMONIOSO E AGRADÁVEL PARA VIVER. A AJUDA MÚTUA É ESSENCIAL PARA MANTER RELAÇÕES SAUDÁVEIS, POIS FORTALECE OS LAÇOS DE CONFIANÇA E COOPERAÇÃO. QUANDO OS VIZINHOS SE APOIAM E RESPEITAM UNS AOS OUTROS, A CONVIVÊNCIA SE TORNA MAIS LEVE E AGRADÁVEL. PEQUENOS GESTOS DE GENTILEZA, COMO OFERECER AJUDA EM MOMENTOS DE NECESSIDADE, PODEM FAZER UMA GRANDE DIFERENÇA NA VIDA DE CADA UM.”

NA REPORTAGEM SOBRE A CONVIVÊNCIA EM VIZINHANÇA, FALOU-SE SOBRE A IMPORTÂNCIA DE SE AJUDAR UNS AOS OUTROS. O TEXTO DESTACA QUE,

(A) NÃO É NECESSÁRIO SE PREOCUPAR COM OS VIZINHOS NUNCA.

(B) A AJUDA MÚTUA É ESSENCIAL PARA MANTER RELAÇÕES SAUDÁVEIS.

(C) AS PESSOAS DEVEM FICAR SOZINHAS E EVITAR INTERAÇÕES.

(D) AJUDAR OS VIZINHOS PODE CAUSAR BRIGAS E DESENTENDIMENTOS.

SAIBA MAIS

AGORA, ASSISTA O VÍDEO: LAR DOCE LAR
AS CASAS SÃO NOSSO ABRIGO E LUGAR DE DESCANSO.

Autoria:Amarolina Ribeiro Silva
Formação:Graduada em Geografia e em Pedagogia.
Mestra em Ensino na Educação Básica.
Componente Curricular:Geografia
Habilidades(EF02GE04) RECONHECER SEMELHANÇAS E DIFERENÇAS NOS HÁBITOS, NAS RELAÇÕES COM A NATUREZA E NO MODO DE VIVER DE PESSOAS EM DIFERENTES LUGARES.
Referência GOIÁS. Documento Curricular para Goiás. CONSED/UNDIME – Ampliado – Cortes Temporais.pdf. Disponível em: https:/sme.goiania.go.gov.br/site/index.php/institucional/documentos-oficiais-2/