Esta proposta de atividade de Língua Portuguesa é destinada aos estudantes do 6º Período da Educação de Jovens e Adultos – EJA.
TEXTO VERBAL E IMAGÉTICO
O texto
O texto é um evento discursivo que pode ser registrado por meio de palavras, de imagens ou simultaneamente com as duas possibilidades.
O texto verbal
Vinculado a escrita, o texto verbal apresenta como recurso as palavras, as frases, a pontuação, os períodos, os capítulos. Trata-se uma somatória discursiva materializado pela fala ou pela escrita. O texto verbal considera seus recursos (pontuação e paragrafação) de constituição como geradores de sentidos provoca ações que desencadeiam a produção de sentidos. Pois o texto verbal é um elo que liga seu autor ao seu leitor a partir de afinidades temáticas. Atualmente o texto verbal não é mais uma estrutura pronta com sentido completo, leva-se em conta as suas condições de produção, seu planejamento, sua intenção comunicativa e o seu público alvo. Todos os textos verbais apresentam um função sócio comunicativa, desempenham um papel representativo de ideologias e subjetividades. A função sócio comunicativa de um texto anuncia a sua finalidade, seja de natureza informativa, seja de natureza argumentativa, seja de natureza literária, seja de natureza instrutiva ou mesmo de natureza persuasiva.
Texto imagético
Vinculado a imagem, o texto imagético é aquele que utilizam outros elementos para construir sentido, como os sons, as cores, as formas, e especialmente as imagens. Conhecido como texto visual o texto imagético tem sua construção linguística concretizada a partir da imagem em suas inúmeras formas e proporções. Nessa modalidade textual, é comum a utilização de múltiplas e diversificadas cores, tons, tipografias, formas, formatos e símbolos. Levando em conta que a imagem exerce um papel anterior a palavra, o texto imagético é um poderoso gerador de sentidos uma vez que a observação pode apontar inferências, e considerando elementos gráficos portadores de ideias e conceitos recorrentes de uma linguagem figurativa ou abstrata, que leva em conta o grau de conhecimento de cada pessoa, mesmo que ela não seja capaz de ler, pois com o texto imagético a leitura das experiências sobrepõem a leitura das palavras.
RESPONDA AS QUESTÕES
QUESTÃO 1
O texto verbal é aquele que é transmitido pela voz, pela escrita, assim como o próprio nome diz, verbal. Você pode reconhecer o texto verbal por meio de letras, palavras e sons. Mencione alguns veículos de comunicação que fazem uso do texto verbal.
QUESTÃO 2
Uma placa de trânsito, um quadro de arte ou mesmo um desenho são claros exemplos de texto imagético. No entanto, quando o texto imagético é combinado com o texto verbal obtemos um novo tipo de texto que é designado como?
QUESTÃO 3
Enquanto fonte expressiva da linguagem, os emojis foram criados em 1999 pelo designer japonês Shigetaka Kurita com o objetivo de aprimorar a comunicação da população japonesa. Atualmente o uso frequente dos emojis enquanto texto imagético tem causado muita controvérsia. Você faz uso de emojis em seus textos? Em sua opinião, os emojis ajudam ou dificultam a compreensão do texto verbal
QUESTÃO 4
Vinculado a imagem o texto imagético é um poderoso gerador de sentidos uma vez que a observação pode apontar:
(A) declarações
(B) inferências
(C) conclusões
(D) dúvidas
QUESTÃO 5
O texto verbal é visto como evento, pois é considerado como um elo que liga seu autor ao seu leitor a partir de:
(A) singularidades
(B) simplicidades
(C) afinidades
(D) individualidades
SAIBA MAIS
Com o intuito de abordar os assuntos texto verbal e texto imagético assista ao vídeo que menciona algumas curiosidades sobre o texto e sua manifestação.
Acesse os materiais referentes a essa atividade clicando aqui: https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/propostas_didaticas/propostas-didaticas-lingua-portuguesa-eja-8a-serie/
Autoria: | Regina Cácia |
Formação: | Letras – Língua Portuguesa |
Componente Curricular: | Língua Portuguesa |
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento: | (EJALP0624) Analisar os efeitos de sentido produzidos pelos elementos linguísticos, semióticos (recursos gráfico-visuais) e estilísticos presentes nos diferentes gêneros textuais/discursivos |
Referencial teórico: | SANTOS, S. Texto visual: uma nova concepção de leitura. Pesquisas em Discurso Pedagógico, v. 10, nº 1, p. 1-14, 2011. SARGENTINI, V. M. O.; SANTOS, J. R.; SOUZA, P. C. R. Materialidades discursivas no ensino de língua portuguesa: a pesquisa com novas linguagens. Revista Linha d’Água, v. 25, p. 203-226, 2012. SILVA, S. P. Pedagogia da leitura: o que mudou nos últimos trinta anos? Revista Querubim, nº 21, p. 130-137, 2013a. |